Menu Fechar

Morreu Sergio Pininfarina

O célebre desenhador automóvel italiano Sergio Pininfarina, líder do grupo empresarial com o mesmo nome, morreu esta terça-feira com a idade de 85 anos, refere a imprensa italiana.

Nascido em setembro de 1926 perto de Turim, no Norte de Itália, Sergio Pininfarina, dirigiu durante muitos anos o grupo industrial especializado na conceção e montagem de carros de desporto e descapotáveis para as grandes marcas mundiais, sendo um dos seus modelos mais famosos o Ferrari Testarossa. Durante os últimos 50 anos Pininfarina criou vários modelos populares. Entre os carros de produção, estão por exemplo o Ferrari 250Gt de 1961, o Lancia Beta Montecarlo de 1975, o Maserati Quattroporte de 2003, Fiat 124 Sport Spider, Alfa Romeo Spider ou Peugeot 406 coupe.

Presidente honorário da Pininfarina, o desenhador, formado em engenharia industrial, cedeu, em 2002, a direção operacional do grupo ao filho Andrea, que morreu num acidente de viação em 2008.

Sergio Pininfarina nunca mais recuperou da morte do filho, tendo falecido esta terça-feira, vítima de doença.

Em outubro passado, a Pininfarina tinha deixado de trabalhar para a indústria automóvel, devido às dificuldades que a crise financeira está a provocar no setor, mas a empresa continua a desenvolver atividades de design, de engenharia e de investigação e desenvolvimento, sobretudo para carros eléctricos.

Sergio Pininfarina foi presidente da confederação dos patrões da indústria italianos, a Confindustria, de 1988 a 1992, e foi nomeado senador vitalício em 2005. Brevemente publicaremos um artigo sobre esta personagem que marcou a indústria automóvel.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.