O célebre desenhador automóvel italiano Sergio Pininfarina, líder do grupo empresarial com o mesmo nome, morreu esta terça-feira com a idade de 85 anos, refere a imprensa italiana.
Nascido em setembro de 1926 perto de Turim, no Norte de Itália, Sergio Pininfarina, dirigiu durante muitos anos o grupo industrial especializado na conceção e montagem de carros de desporto e descapotáveis para as grandes marcas mundiais, sendo um dos seus modelos mais famosos o Ferrari Testarossa. Durante os últimos 50 anos Pininfarina criou vários modelos populares. Entre os carros de produção, estão por exemplo o Ferrari 250Gt de 1961, o Lancia Beta Montecarlo de 1975, o Maserati Quattroporte de 2003, Fiat 124 Sport Spider, Alfa Romeo Spider ou Peugeot 406 coupe.
Presidente honorário da Pininfarina, o desenhador, formado em engenharia industrial, cedeu, em 2002, a direção operacional do grupo ao filho Andrea, que morreu num acidente de viação em 2008.
Sergio Pininfarina nunca mais recuperou da morte do filho, tendo falecido esta terça-feira, vítima de doença.
Em outubro passado, a Pininfarina tinha deixado de trabalhar para a indústria automóvel, devido às dificuldades que a crise financeira está a provocar no setor, mas a empresa continua a desenvolver atividades de design, de engenharia e de investigação e desenvolvimento, sobretudo para carros eléctricos.
Sergio Pininfarina foi presidente da confederação dos patrões da indústria italianos, a Confindustria, de 1988 a 1992, e foi nomeado senador vitalício em 2005. Brevemente publicaremos um artigo sobre esta personagem que marcou a indústria automóvel.
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017