Este evento premiou de forma categórica duas grandes marcas do sector automóvel, tanto a Ford como Volkswagen conseguiram amealhar vitórias nas principais categorias, porém não foram as únicas a ganhar prémios.
A responsabilidade deste evento é da revista Engine Technology International, e o painel de votantes é composto por 76 jornalistas do sector automóvel de 36 países diferentes.
Começando pela Ford, a marca americana obteve o Prémio Motor Internacional do Ano e também venceu a categoria de melhor motor abaixo de 1000cc, com o motor de 1 litro Ecoboost. Este motor equipa os modelos Fiesta, B-Max, Focus, C-Max e dentro de pouco tempo equipará também o Mondeo, obteve assim 479 pontos.
Para a Volkswagen, o segundo lugar na categoria geral foi um bom resultado. Para além do pódio nessa categoria, também conseguiu vencer entre os motores de 1,0 até 1,4 litros. O motor é o conhecido 1.4 TSI Twincharger.
Na categoria Motor Novo a vitória também sorriu à VW, graças ao seu motor 1.4 TSI ACT que equipa o modelo Golf. A tecnologia permite uma gestão activa de cilindros, e faz com que se circule apenas com dois cilindros em velocidades reduzidas, diminuindo desta forma o consumo de combustível.
Para além destes prémios, o Prémio Motor Ecológico foi ganho pelo motor de 2 cilindros e 875cc (CNG) da marca italiana Fiat. Este motor que equipa o Panda, o 500L e o Lancia Ypsilon.
Quem também teve motivos para sorrir foi outra marca italiana, a Ferrari. Ganhou as categorias Motor de Performance e motor acima de 4,0 Litros. Tanto o motor V12 de 6,3 litros do F12berlinetta e o 4,5 litros V8 do 458 Italia ficaram em primeiro e segundo lugar de ambas as categorias. Curiosamente o motor do F12berlinetta também conquistou o quinto lugar na categoria Motor Internacional do Ano e além disso ficou em segundo na categoria Motor Novo.
Na categoria com motores de 1,4 a 1,8 litros, a vitória foi obtida pelo motor produzido em pareceria PSA/BMW. Um motor de 1,6 litros que usa turbocompressor e que equipa variadíssimos automóveis, como o Mini Cooper, o Peugeot 208 GTI entre outros.
A BMW também venceu na categoria entre 1,8 e 2,0 litros com o seu motor turbo de 4 cilindros e 2,0 litros de capacidade. Unidade motriz que equipa tanto o Série 3 como o Z4.
A Audi venceu a categoria 2,0 a 2,5 litros, com o seu motor turbo de cinco cilindros com 2,5 litros de capacidade. Este motor equipa o Audi TT-RS.
A Porsche com o motor boxer com 2,7 litros e seis cilindros venceu a categoria de 2,5 litros a 3,0 litros. Mecânica que equipa tanto o Boxster como o Cayman.
Para finalizar resta referir a vitória obtida pela Mclaren na categoria de 3,0 a 4,0 litros com o seu motor de 3,8 litros V8 twin-turbo pertencente ao McLaren 12C.
- VOLKSWAGEN VEÍCULOS COMERCIAIS ENTREGA 111 VIATURAS PARA FROTAS GNR E PSP - 13 de Janeiro de 2025
- TOYOTA URBAN CRUISER FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BRUXELAS - 11 de Janeiro de 2025
- O 911 CARRERA S MAIS DINÂMICO DE SEMPRE - 8 de Janeiro de 2025