Motorclássico 2013

Published On 7 de Abril de 2013 | Sem categoria

9º motorclassico 2013

Decorreu neste fim-de-semana na Feira Internacional de Lisboa (FIL) o maior evento em Portugal com a temática dos automóveis clássicos e a história automóvel. Numa altura dramática para as vendas no sector automóvel (automóveis novos) em toda a Europa, e em especial no nosso país, é interessante verificar que o mercado de clássicos continua numa tendência de subida muito elevada, pois muitos das economias emergentes estão agora a apostar na compra de automóveis clássicos como património. Muitos dos exemplares expostos na FIL valem milhares de euros e compradores parecem não faltar, ainda que este seja cada vez mais um mercado de exportação, muito por culpa da crise económica que o nosso país atravessa.

O autoblog.pt marcou a sua presença no certame e pode confirmar uma grande adesão de público no dia de abertura. Decorreram três exposições em simultâneo, mais concretamente o Salão Motorclássico, Lisboa Moto Show e Motor Racing. Com inúmeros pontos de interesse e várias actividades, este tipo de eventos só pode ser considerado um sucesso, mesmo que tenha sido realizado no mesmo fim-de-semana da WRC Fafe Rallye Sprint que também “rouba” alguns possíveis visitantes. Importante referir que o Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo com a colaboração da FIL.

fotos motorclassico 2013

Um dos muitos atractivos desta exposição foi a presença da piloto Elisabete Jacinto e do seu camião de competição neste evento, quando a piloto portuguesa já se prepara para participar em mais uma prova no continente africano. Outro ponto de interesse foi o lançamento do livro: Sado/550 – O microcarro português. É um livro que fala da história do primeiro automóvel de concepção totalmente portuguesa de produção em série. Esteve presente, um dos Sado para quem desejava conhecer o modelo ou simplesmente voltar a recordar os tempos em que os mais velhos viam estes pequenos automóveis a circular com frequências nas nossas estradas.

microcarro SADO

Esta é já a 9º vez que se realiza o Salão Motorclássico, e um dos grandes atractivos é a Exposição Temática do Rali de Portugal, que contém vários automóveis clássicos que fizeram história no Rali de Portugal, onde se podem veículos tão distintos como um Lancia Stratos, um Audi Quattro, um Peugeot 205 T16, um Lancia 037, um Renault 5 Turbo, um Alpine A110 um Subaru entre outros.

Para além disso também existia uma exposição de bicicletas antigas, com modelos produzidos até 1900, assim como uma exposição com vários modelos de motociclos de 50 cm3 “cinquentinhas” muitas de marcas nacionais que foram muito importantes na mobilidade de muitos portugueses até há poucos anos atrás. Davam um colorido extremamente interessante ao evento.

motociclos classicos

Houve lugar também para um leilão de Veículos Clássicos & Automobilia, algo que se tornou numa oportunidade única no nosso país para puder assistir ou comprar num leilão especializado alguma peça desejada ou um automóvel clássico.

Andando pelos corredores do evento foi possível ver variadíssimos automóveis raros, uns mais antigos que outros, estimados e com extremo bom gosto, ao longo de expositores que não só os queriam mostram ao público como muitos estavam para venda. Muitos dos mais famosos stands de automóveis nacionais, especializados neste tipo de automóveis tiveram presentes para mostrar as suas novidades.

automobilia

Como já foi referido numa altura é que é cada vez mais difícil vender um automóvel novo, os clássicos estão em contra ciclo, pois a procura é cada vez maior e o nosso mercado contém muitos automóveis raros e coleccionáveis, alguns a preços convidativos.

Ainda que ajude a movimentar e a dinamizar as empresas do sector é importante que referir que isto tem também um impacto negativo a longo prazo. Em conversa com os representantes e colaboradores do Stand Jorcar presente nesta exposição foi possível abordar esta temática.

stand jorcar

Segundo os responsáveis da Jorcar, ainda que seja positivo o crescimento das vendas neste sector específico, é algo que a longo prazo irá revelar-se um problema. Pois quando a economia nacional eventualmente recuperar, e com a venda constante de veículos clássicos e raros do nosso país para o estrangeiro, um dia será difícil comprar um automóvel clássico raro em boas condições no nosso país. Até porque será muito complicado comprar automóveis antigos no futuro noutros países, pois a legalização implica um IUC extremamente elevado na maioria dos casos o que certamente afastará potenciais compradores.

Apesar disso foi possível verificar um grande interesse e atracção por parte do público em relação a este tipo de automóveis e também à sua história e tradição.

IMG_1377

Muitos foram os clubes que se fizeram representar na FIL, assim como coleccionadores, e várias empresas do sector automóvel, tanto de pintura e bate chapas como da empresas de preparação de motores e chassis. Assim era possível pedir vários orçamentos e conhecer por dentro o trabalho realizado por muitas destas empresas no sector do restauro de automóveis e motociclos antigos.

Tanto era possível adquirir livros antigos e novos da temática dos automóveis e motociclos de várias bancas, como peças para variados automóveis ou até miniaturas de várias escalas e feitios, algo já tradicional neste tipo de eventos.

IMG_1335

Também estava presente na FIL a apresentação para promover a estreia da série de televisão “Loucos por carros” do canal HISTÓRIA.

No stand do canal HISTÓRIA esteve presente um Chevrolet de 1938, que tinha como objectivo ser transformado com diferentes vinis, criando assim um “novo” modelo ao longo dos três dias do salão. Esta transformação foi realizada por dois promotores caracterizados de motard fazendo alusão à série. Neste mesmo local foi possível receber flyers de informação e exibidos vídeos com imagens e promoção da série.

Para além disto tudo, o espaço continha alguns sítios onde era possível saciar a sede e a fome aos visitantes.

Em jeito de resumo poderá dizer-se que este foi uma vez um evento de sucesso, com muitos pontos de interesse num espaço amplo com as condições perfeitas para este tipo de eventos. Os aficionados puderam ver, comprar e informaram-se ao longo dos três dias. Se não teve a oportunidade de ir, poderá consultar as fotos da exposição a seguir a este artigo.

Galeria completa do Motorclássico.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

2 Responses to Motorclássico 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.