Menu Fechar

MURCIÉLAGO: O LENDÁRIO V12 DA LAMBORGHINI ENTRA NO SÉCULO XXI

Os dez anos de história do sucessor do Diablo num ano repleto de homenagens ao V12

Sant’Agata Bolognese, 26 de setembro de 2022 – Em 2022, a Lamborghini presta homenagem ao V12: o lendário motor de 12 cilindros que animou os seus modelos mais emblemáticos durante praticamente 60 anos. Entre eles encontra-se o Murciélago, o modelo da Lamborghini que, ao fazer a sua primeira aparição no Salão Automóvel de Frankfurt, em setembro de 2001, teve a missão de fazer entrar o histórico motor V12 para o século XXI. E fê-lo da forma mais extraordinária, dado que, quando este modelo fez a sua estreia, o motor de 6,2 litros tinha uma potência máxima de 580 cv. Tratava-se de uma cifra extremamente elevada, tendo em conta conta o uso dos grandes catalisadores necessários para que o automóvel fosse homologado em todos os mercados mundiais, incluindo os mais estritos em matéria de emissões.

O Murciélago foi o primeiro Lamborghini a ser inteiramente desenhado fazendo uso do sistema CAD-CAM, o que garante uma precisão de design do mais alto nível, e permite alcançar uma qualidade de montagem e acabamentos significativamente maior. Em termos visuais, o Murciélago tomou forma, na sua totalidade, dentro do novo departamento de design, o Lamborghini Centro Stile, sob a direção de Luc Donckerwolke, que já havia redesenhado o Diablo, mas que, com o Murciélago, teve o raro privilégio de começar a partir de uma folha em branco para o design tanto da carroçaria como dos interiores. A altura total era de apenas 120 centímetros, e mantiveram-se as caraterísticas e distintivas “portas de tesoura”, de abertura vertical.

A evolução do motor de 12 cilindros

Quando da sua criação, o Murciélago era proposto numa única versão de tejadilho rígido, com um motor de 6,2 litros capaz de disponibilizar 580 cv às 7200 rpm. Graças à lubrificação por cárter seco, o motor do Murciélago estava colocado numa posição cinco centímetros mais baixa do que a do Diablo, com claros benefícios em termos de condução. Estava apto a alcançar uma velocidade máxima de 330 km/h, e de cumprir os 0-100 km/h em 3,8 segundos.

Ao Murciélago coupé juntou-se, depois, em 2004, a versão roadster. Os modelos Murciélago da segunda geração, formalmente denominados Murciélago LP 640-4 (tanto o coupé como o roadster), fizeram a sua estreia em 2007, e mantiveram-se em produção com o V12 até 2010, agora entregando uma potência incrementada para 640 cv às 8000 rpm. Em 2010, entrou em cena o Murciélago LP 650-4 Roadster, com capota de lona manual e motor de 6,5 litros com de 650 cv às 8000 rpm, e, em 2009-2010, chegou o 670-4 SV (Super Veloce). Com uma potência de 670 cv e uma velocidade máxima de 341 km/h, era 100 kg mais leve, graças ao uso de fibra de carbono em inúmeros de componentes.

Todas as versões do Murciélago são de quatro rodas motrizes, herdando diretamente o sistema do Diablo, com um diferencial de acoplamento viscoso do tipo Ferguson, capaz de repartir o binário num máximo de 70% para o eixo traseiro, e 30% para o dianteiro.  O subchassis em fibra de carbono, com o painel do piso de estrutura mista com alumínio, foi, nesse tempo, a mais rígida estrutura de suporte jamais produzida pela Lamborghini. O chassis foi completamente revisto, com novas suspensões e geometrias.

Transmissão manual

O Murciélago foi o último V12 da Lamborghini a ser proposto com uma transmissão manual, neste caso de seis velocidades com marcha-atrás. Mais tarde, a oferta da transmissão manual foi complementada com uma transmissão eletrónica automatizada, com comando manual sequencial através de patilhas montadas atrás do volante.

Competição

Em 2004, o Murciélago estreou-se em pista com o R-GT, desenvolvido para o Campeonato do Mundo de GT, levado a cabo sob a tutela da FIA e do ACO para o campeonato japonês. Foram montados nove automóveis, todos de tração traseira, significativamente mais leves devido à utilização quase total de materiais em fibra de carbono, e equipados com pneus e travões de maiores dimensões.

A lenda do nome

Como é da tradição, a Lamborghini elege os nomes dos seus modelos a partir do mundo da tauromaquia. No caso Murciélago (“morcego” em espanhol), a lenda conta que um touro com este nome, que sobreviveu à lide, foi oferecido a Don Antonio Miura, e que foi a partir deste animal que o célebre ganadeiro deu início à criação dos seus touros Miura. Em boa verdade, não existem provas que suportem esta lenda, e existem algumas discrepâncias na cronologia.

Séries limitadas

O Murciélago também foi produzido em algumas séries limitadas, a primeira lançada em 2003, com 50 unidades destinadas a comemorar o 40º Aniversário da Automobili Lamborghini. A edição do 40º aniversário é facilmente reconhecível pela cor especial “Verde Artemis”, por alguns pormenores exteriores em fibra de carbono e pelas jantes específicas, por um escape melhorado e por uma placa numerada, montada no interior do habitáculo dotado de um revestimento em pele especialmente concebido para o efeito.

O Murciélago LP 640 Versace, disponível apenas em duas cores, branco e preto, fez a sua estreia em 2006. Os designers da Lamborghini Ad Personam e da Versace criaram um design especial, com um interior bicolor e um conjunto de bagagem a condizer, igualmente produzido pela Versace. Acessórios especiais, incluindo um lenço e sapatos próprios para conduzir, ambos com a marca Versace, foram desenhados para complementar este modelo.

Exclusivamente dedicado ao mercado chinês, foram produzidas somente dez unidades do 670-4 SV “China Limited Edition”. É reconhecível pela faixa que percorre o capô e o tejadilho.

Recorde de velocidade em Nardò

Em fevereiro de 2002, a Lamborghini levou um Murciélago para a pista de testes de Nardò, em Apúlia, para tentar estabelecer um novo recorde do mundo de velocidade para um automóvel de produção em série. Ao volante estava o piloto de testes Giorgio Sanna, hoje chefe da Lamborghini Squadra Corse. O objetivo foi alcançado, não obstante a inesperada troca de pneus durante a paragem para reabastecimento, com um total de 305,048 km percorridos numa hora, a uma velocidade média na volta mais rápida de 325,98 km/h. os recordes de 100 km e de 100 milhas também foram batidos.

O Murciélago no cinema

Dezenas de filmes e de vídeos musicais contaram com a presença de um Murciélago em inúmeros papeis. Sem dúvida, o mais famoso é Batman Begins, em 2005, onde foi utilizado como o automóvel pessoal de Bruce Wayne/Batman, com o ator Christian Bale no papel de protagonista. A carreira do Murciélago nos videojogos é extraordinária, tendo sido utilizado no Gran Turismo 7, Forza Horizon (versões 1-2-3-4), Asphalt 7, Drive Club e Horizon Chase. 

O “puro” motor de combustão V12 da Lamborghini, na sua forma final, sairá de produção antes do final de 2022, quando for fabricado o último Aventador Ultimae. A partir do próximo ano, o sucessor do Aventador estará equipado com uma nova versão híbrida plug-in do motor V12.

Unidades do Murciélago produzidas (2001-2011): 4099 (toda a série).

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.