
A viagem ‘Mini6000’ de Ben Coombs viu-o conduzir o Mini clássico auto-preparado a partir de um contentor de transporte em Montevideu, no Uruguai, passando primeiro pelas planícies centrais da Argentina até chegar a Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo no deserto de Atacama, no Chile. Apesar de já ter percorrido as Américas num TVR Chimera e atravessado África num Porsche 944, o “Mini6000” foi, sem dúvida, a sua aventura mais desafiante até à data.
Para além de ter experimentado temperaturas que caíram para -20˚C, ventos abrasadores de areia, enquanto carregava 200 kg de equipamento extra dentro e fora do seu Mini de 600 kg – incluindo o que acabou por ser um lote supérfluo de três pneus sobresselentes FK07, Ben e o seu Mini sobrealimentado enfrentaram as consequências imprevisíveis e potencialmente fatais de subir até 6000m.
Mesmo a metade desta altitude, tanto o Mini como o condutor estavam a lutar com menos 25% de ar para respirar. Com pleno conhecimento dos perigos que iria enfrentar e desejoso de garantir que iria para este ambiente adverso o mais bem preparado possível, Ben não quis comprometer os pneus. “Queria utilizar uma marca de pneus respeitada e optei pela Falken”, diz Ben. “Talvez surpreendentemente, não queríamos um padrão de piso agressivo, pois sentimos que iriam cavar, por isso optámos por pranchas de rastos de areia ou guinchos quando a areia e as cinzas ficavam mais profundas.”
À medida que os tamanhos dos pneus se tornam cada vez maiores, a Falken continua a apoiar os proprietários de automóveis clássicos, oferecendo tamanhos de padrão mais pequenos, incluindo uma gama mais ampla de pneus de 12“ e 13”, mais comuns nos “clássicos modernos”. Cada um deles foi concebido para proporcionar um excelente desgaste e aderência, quer se trate de uma viagem a um encontro de um clube local no parque ou do cume de um vulcão.
Com algumas das rochas mais recentes encontradas nas encostas íngremes de Ojos del Salado a terem apenas 30.000 anos de idade e os últimos fluxos de lava a terem ocorrido há cerca de 11-12.000 anos, Ben ficou impressionado com a forma como os flancos resistentes dos Falken lidaram com as rochas mais jovens e mais afiadas. “Por vezes, usámos pressões mais baixas nos pneus para ganhar tração, mas nunca tivemos um único furo. Qualquer que fosse a superfície e mesmo nos trilhos mais ásperos e com sulcos, os pneus foram a única coisa com que nunca nos preocupámos”, acrescenta Ben.
Apesar da manutenção diária para fazer face à altitude que estrangulava o ar do motor do Mini, incluindo o aumento regular do tamanho do jato do carburador em função do aumento da altitude, era difícil conseguir combustível suficiente para arrancar e manter o motor em funcionamento.
Com o Range Rover e o Mini de apoio agora a uma altitude superior a qualquer outra estrada do mundo, a apenas 100 m do objetivo de 6.000 m, o flutuador do carburador ficou finalmente preso, impedindo o motor de arrancar. A uma distância tentadora, Ben desceu pelo campo de rochas, colocando o carro em terreno plano, onde finalmente ganhou vida e pôde iniciar a não menos desafiante descida e a viagem de regresso de 1.500 milhas, via Patagónia, tudo isto ainda com a borracha original Falken.
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