Esta semana 42 jogadores irão reunir-se no famoso Circuito de Silverstone no Reino Unido para o Race Camp, a final da competição onde se baterão pelo título de 11.º vencedor da Nissan PlayStation GT Academy.
A GT Academy nasceu de uma simples questão: Pode o mundo da condução virtual descobrir um talento para as corridas no mundo real? Esta colaboração entre a Nissan e a PlayStation produziu o seu primeiro vencedor em 2008 e no espaço de três anos esse vencedor conseguiu um lugar no pódio das 24 Horas de LeMans. E vitórias em campeonatos de algumas das corridas mais complicadas e prestigiadas do mundo, que trouxeram com elas o reconhecimento da indústria dos desportos motorizados, responderam categoricamente àquela questão.
Em 2008, o Autoblog.com (atenção, .com!)afirmou: “Esta ou é a ideia mais parva de sempre ou a mais brilhante promoção conjunta para duas marcas na história da humanidade”. Passados cinco anos, a GT Academy já teve perto de quatro milhões de participantes na PlayStation 3; quase dois mil milhões de quilómetros percorridos virtualmente nos Nissan do Gran Turismo; foi observada pela televisão por mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo; conseguiu milhares de milhões de dólares em cobertura mediática tanto online como na imprensa; e ganhou numerosos galardões.
O espectáculo televisivo para a GT Academy Europe atraiu o interesse não só dos 120 milhões de telespectadores nos 160 países onde é transmitido como das indústrias da publicidade, difusão e multimédia. A “GT ACADEMY” ganhou nada menos que três prestigiados Lion Awards, um dos quais foi um Leão de Ouro em Cannes, conseguido em 2010 para “Melhor utilização de conteúdos de uma marca” no 58.º Festival Internacional da Criatividade. Mais recentemente foi agraciado com o Broadcast Digital Award para a “Melhor Parceria de Conteúdos”.
É também um múltiplo vencedor dos galardões de multimédia da revista Campaign no Reino Unido. A Campaign é a mais influente publicação na indústria publicitária do Reino Unido e o seu resumo da GT Academy em 2010 fez uma estimativa do valor de multimédia global da competição europeia de 2010 em mais de £30 milhões.
Para além de uma excelente cobertura televisiva, a GT Academy é notícia cada vez que um novo vencedor é coroado. As histórias dos vencedores criam naturalmente pontos de interesse para os órgãos de comunicação. O vencedor de 2011 foi um estudante que estava a fazer uma pausa de um ano nos seus estudos, incerto sobre que opções tomar. Vencer a GT Academy colocou-o sob os holofotes e agora ele concorre contra futuras estrelas da Fórmula Um no Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA. Uma história clássica da pobreza à riqueza capta a imaginação dos editores que escrevem sobre os sonhos que a GT Academy está a realizar.
A presença online da GT Academy está a crescer rapidamente. Para ilustrar a velocidade deste crescimento, entre Maio e Agosto deste ano, a página do Facebook da GT Academy Europe cresceu em 50% em número de fãs. O mesmo crescimento exponencial regista-se em plataformas de redes sociais como o Twitter, o YouTube e o Instagram.
A primeira fase da GT Academy decorre através do jogo Gran Turismo na PlayStation 3. Desde o lançamento da Playstation 3 em Novembro de 2006, foram vendidas a nível global 70 milhões de unidades e continuam a ser vendidas em níveis recorde. O próprio jogo Gran Turismo, que agora celebra o seu 15.º aniversário, também já vendeu 70 milhões de unidades.
Em 2008 apenas participaram na GT Academy 25.000 pessoas (Europa) mas a notícia espalhou-se e a segunda competição, em 2010, atraiu uns impressionantes 1,1 milhões de participantes. A GT Academy tem agora seis edições – EUA, Europa, Rússia, Alemanha, Médio Oriente e África do Sul – estando planeadas mais expansões a nível global à medida que o interesse aumenta de ano para ano.
As competições de 2013 da GT Academy estão prestes a iniciar as finais das séries dos EUA, Europa, Rússia e Alemanha, marcadas para Setembro. Globalmente, o período de qualificação online para a GT Academy 2013 atraiu 1,3 milhões de participantes num período de quatro semanas, em comparação com o milhão de participantes num período de oito semanas no ano passado.
“No lançamento da Nissan PlayStation GT Academy houve muitos cépticos relativamente à possibilidade de realmente encontrar bons pilotos de corridas”, afirmou o Director da Nissan Global Motorsport, Darren Cox.
“Provámos que conseguimos encontrar pilotos de competição notáveis, que estão agora a caminho de se tornarem em estrelas a nível mundial. Os cépticos também questionaram o risco de lançar um programa inovador como este numa conjuntura em que os jogos, os conteúdos e as redes sociais não eram tão populares quanto o são actualmente. Os números e os prémios falam por si mesmos. Na Nissan estamos particularmente orgulhosos do facto de termos sido novamente pioneiros e de o conceito continuar a crescer globalmente. A Nissan está actualmente a investigar mais mercados para os quais expandir esta ideia inovadora”, concluiu Darren.
A maior área de crescimento pode surgir dos mercados emergentes que ou não possuem uma herança associada aos desportos motorizados ou onde os desportos motorizados se encontram fora do alcance da maioria dos jovens.
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