Menu Fechar

Nissan Leaf europeu com mais autonomia e preço reduzido

Nissan LEAF

O modelo 100% eléctrico da Nissan ainda não atingiu os números de vendas desejados pela marca japonesa. Muito por culpa da sua limitada autonomia e do seu elevado preço, ainda conseguiu convencer muitos automobilistas a adquirir este tipo de automóvel em relação a outros com motores de combustão interna.

Porém a nova versão do Leaf que irá ser produzida em Inglaterra na localidade de Sunderland, onde já são produzidas as baterias de iões de Lítio que equipam este automóvel. Este modelo trará evoluções nos pontos menos positivos acima descritos. Segundo a Nissan este modelo vai ter mais autonomia e será mais barato que o actual em comercialização.

Os responsáveis da Nissan Europa afirmam que este Leaf, que vai ser apresentado no salão de Genebra, terá uma autonomia até 200 quilómetros sem necessidade de carregamento, e terá um preço de venda ao público inferior (a Nissan ainda não revelou preços) ao que actualmente se encontra no catálogo da marca. O Leaf que actualmente conhecemos é produzido no Japão.

Mas as alterações do Leaf “europeu” não ficarão por aqui, pois irá contar com uma afinação diferente na suspensão, dando primazia a um melhor comportamento dinâmico, algo que os clientes europeus tanto apreciam. A capacidade da mala também aumenta dos actuais 330 para 370 litros.

Outras das preocupações dos responsáveis pelo desenvolvimento desde modelo, é a questão da recarga das baterias. Assim o principal melhoramento é a adaptação do Leaf a qualquer sistema de recarga, seja em tomadas rápidas ou nas mais tradicionais que usamos em casa.

Todos os melhoramentos são fruto do feedback obtido através dos proprietários dos actuais Nissan Leaf. Existe o potencial problema das baterias viciarem com facilidade, por culpa de utilizar recargas parciais com frequência, algo que a marca espera já ter resolvido com o futuro modelo.

Se recuarmos alguns (poucos) anos, recordamos que o nosso país era um dos principais candidatos a receber a produção deste modelo eléctrico da marca japonesa. Infelizmente este projecto acabaria por ser abandonado.

Sérgio Gonçalves

1 Comment

  1. Carlos

    Em primeiro lugar o preço… peço desculpa Nissan mas já vens tarde … depois autonomia, ok 200 quilómetros, aceito mas é ainda francamente pouco mas fundamentalmente quanto tempo demora a carregar as baterias a 100%? isso sim importa ….
    por fim a estética, melhor do que outra pilhas com rodas que por ai andam.. mas porque é que os carros eléctricos têm de ter um aspecto ridículo/de brincar.. tirando o Ampera e o chevrolet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.