Nissan revela protótipo de relógio Nismo

Published On 10 de Setembro de 2013 | Curiosidades

relogio-nismo-2

A Nissan irá tornar-se na primeira fabricante de automóveis a criar um relógio inteligente concebido especificamente a pensar em condutores de automóveis Nissan Nismo. O protótipo de Relógio Nissan Nismo será o primeiro relógio inteligente a ligar o condutor ao automóvel, disponibilizando-lhe dados biométricos em tempo real.

O relógio, revelado hoje, antes do seu lançamento público no Salão Automóvel de Frankfurt é o primeiro passo da Nissan no vestuário tecnológico e representa a abordagem da marca que coloca os fãs em primeiro lugar.

O Relógio Nissan Nismo irá permitir aos condutores:

  • Monitorizar a eficiência do seu veículo através das leituras com as médias de velocidade e consumo de combustível;
  • Aceder à telemática do veículo e aos dados de desempenho na estrada;
  • Recolher dados biométricos do condutor por um monitor de ritmo cardíaco;
  • Ligar-se ao automóvel utilizando uma aplicação do smartphone através de Bluetooth Low Energy;
  • Receber mensagens personalizadas da Nissan no automóvel.

relogio-nismo-1

Gareth Dunsmore, Director Geral de Comunicações de Marketing da Nissan na Europa, comentou: “O vestuário tecnológico está rapidamente a tornar-se na próxima grande novidade e nós pretendemos aproveitar esta tecnologia inovadora para integrar a nossa marca Nismo. Na pista, a Nissan utiliza as mais recentes tecnologias de informação biométricas para melhorar o desempenho dos nossos Atletas Nismo e é essa tecnologia que queremos tornar acessível aos fãs da marca, de modo a melhorar a sua experiência de condução e de propriedade Nismo”.

No início do ano, a Nissan lançou o Nismo Lab, um laboratório móvel personalizado que apresenta as mais avançadas ferramentas de informação biométricas, tais como a tecnologia de ondas cerebrais e o JukeRide, uma revolucionária ferramenta de análise de desempenho que recolhe dados biométricos e de telemática em tempo real dos automóveis de competição e dos Atletas Nissan Nismo durante as corridas.

relogio-nismo-3

A visão da Nismo consiste em pegar nestas tecnologias da era digital e disponibilizá-las a atletas de outras disciplinas e a proprietários Nissan através do futuro vestuário tecnológico. Três tecnologias chave já foram identificadas para serem desenvolvidas:

  • ECG (Electrocardiograma) – medir os intervalos do ritmo R-R do coração e identificar fadiga precoce;
  • Onda cerebral EEG (Electroencefalograma) – monitorizar os níveis de concentração e as emoções dos condutores e ajudá-los a concentrarem-se;
  • Temperatura da pele – registar a temperatura interior do corpo e os níveis de hidratação.

O Relógio Nismo também irá monitorizar e classificar o desempenho social do utilizador no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram através do software de propriedade da Nissan denominado Social Speed.

O elegante Relógio Nismo será disponibilizado em três cores – preto, branco e o emblemático preto e vermelho. O design do relógio foi inspirado pelo anel Nismo e é reflectido num design rectilíneo, futurista e ergonómico. A interface simples do utilizador pode ser controlada por dois botões e o relógio é fixado no pulso do condutor através de um simples mecanismo de encaixe. A embalagem irá ter uma identidade Nismo única.

Dunsmore concluiu: “Demos vida à experiência Nismo em todos os aspectos do relógio, incluindo a sua embalagem, que será criada utilizando pneus e borracha provenientes de uma pista de competição. Dado que a Nismo representa a vertente de desempenho da Nissan, procurámos um modo de integrar a herança de corridas da Nissan nesta inovação futurista”.

O Relógio Nismo irá utilizar uma bateria de lítio e será carregado por micro-USB, com a carga da bateria a durar mais de sete dias sob condições de utilização normais.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.