Menu Fechar

Nova gama Opel Astra lançada em Portugal

A berlina de quatro portas Astra Sports Sedan é uma das principais novidades da nova gama Astra que a Opel lança em Portugal na próxima semana. O Astra recebe novos motores e sistemas de assistência à condução assentes na mais recente tecnologia, passando a ter um carácter ainda mais dinâmico e multifacetado. A aparência exterior e interior mais refinada sublinha essa dinâmica, bem como os avanços tecnológicos que a Opel introduziu no seu modelo mais vendido na Europa. Integrando o novo sedan de quatro portas, a variante de cinco portas, a carrinha Sports Tourer e o coupé GTC de três portas, que inclui a versão OPC de elevadas performances, a gama Astra está agora completa.

Com a chegada da nova gama Astra, a Opel decidiu reforçar a competitividade do modelo no mercado português. Por exemplo, as versões Executive baixam de preço, sem que isso produza impacte no equipamento de série completo que já ofereciam na gama anterior. As versões Cosmo, por seu turno, passam a ter mais equipamento de série, nomeadamente o sistema Bluetooth de telefone mãos-livres, e os preços não sofrem alterações. A nova série Astra está disponível a partir de 20.750 euros.

O novo Astra Sports Sedan de quatro portas posiciona-se entre a variante de cinco portas e a Sports Tourer, com preços que representam um acréscimo de apenas 500 euros face ao Astra de cinco portas e menos 300 euros que a station-wagon. A gama oferece à escolha três motores – 1.4 Turbo (140 cv), 1.3 CDTI (95 cv) e 1.7 CDTI ecoFLEX (130 cv) – e dois níveis de equipamento: Enjoy e Cosmo. Da nova gama Sports Sedan faz ainda parte uma opção 1.4 Turbo com caixa automática Active Select.

Gama completa – do ecoFLEX de 99 g/km CO2 ao OPC de alta performance

Do ponto de vista das motorizações, a nova gama Astra vai ao encontro de um alargadíssimo leque de preferências, desde o Astra mais eficiente de todos os tempos – o 1.7 CDTI ecoFLEX de 130 cv com emissões de apenas 99 g/km CO2 (3,7 l/100 km) – ao mais potente Astra turbodiesel 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv e ao Astra mais rápido da história, o novo OPC com 280 cv. A oferta da nova gama Astra torna-se uma das mais diversificadas do segmento dos automóveis compactos, incluindo ainda o económico turbodiesel 1.3 CDTI de 95 cavalos e um enérgico 1.4 Turbo a gasolina com 140 cv.

No início do próximo ano o Astra vai estrear uma das variantes da nova geração de motores ECOTEC a gasolina SIDI (Spark Ignition Direct Injection) com 1,6 litros de cilindrada, turbocompressor e injecção direta de combustível. Esta nova geração vai destacar-se por consumos extremamente baixos e também por níveis de potência elevados que podem chegar a 200 cv.

Oferta alargada de tecnologias inovadoras

No domínio dos sistemas de assistência à condução, a nova gama Astra destaca-se com sistemas inovadores que contribuem para elevar os padrões técnicos a um nível ainda mais avançado. Muitas tecnologias que fizeram a sua estreia no Insignia e no Zafira Tourer estão agora também disponíveis na nova gama Astra, facultando níveis de segurança e conforto ainda mais elevados. Estas novas tecnologias incluem a câmara dianteira ‘Opel Eye’ de segunda geração, com reconhecimento de sinais de trânsito (TSA II), aviso de saída de faixa (LDW), indicação da distância ao carro da frente (FDI) e alerta de colisão dianteira (FCA). Todos os dispositivos emitem avisos para ajudar a evitar situações críticas, por exemplo, quando o condutor está distraído ou perde a concentração.

Outros sistemas de assistência são a câmara de retrovisão, o sistema de ajuda ao estacionamento – que identifica espaços e dá indicações de manobras – bem como um avisador de ângulo cego e o programador de velocidade adaptativo baseado em radar, com sistema de travagem automática em caso de colisão iminente, que funciona entre os 50 km/h e os 180 km/h. O programador de velocidade com radar mantém a velocidade seleccionada pelo condutor, desacelerando automaticamente por momentos para manter a distância de segurança pré-definida (definida pelo condutor) em relação ao veículo da frente.

Os novos sistemas complementam a ampla oferta de tecnologias inovadoras, algumas das quais são raras, ou mesmo únicas, no segmento dos compactos. Entre estas conta-se a mais recente geração de faróis dianteiros adaptativos (AFL+), com lâmpadas bi-xénon, e todo um leque de funções de iluminação sofisticadas, nomeadamente a comutação automática entre médios e máximos, a luz dinâmica de curva, a luz de cruzamento e a distribuição variável dos feixes de iluminação que se ajusta automaticamente em função das condições existentes, inclusivamente as atmosféricas.

Suspensão electrónica FlexRide e HiPerStrut em todos os Astra GTC e OPC

Para além da excelente base dinâmica do Astra, que tem sido unanimemente reconhecida desde o lançamento do modelo, a Opel oferece o sistema mecatrónico adaptativo FlexRide que se ajusta automaticamente às condições de condução e dispõe de três modos de funcionamento: o modo ‘Standard’, o modo ‘Tour’ mais orientado para o conforto, e o modo ‘Sport’, uma alternativa mais dinâmica.

Os Astra GTC e Astra OPC possuem a configuração HiPerStrut na suspensão dianteira. Ao desacoplar os movimentos da direcção do conjunto mola-amortecedor McPherson, a arquitetura HiPerStrut melhora a aderência e reduz significativamente os efeitos do binário na direcção, permitindo aos condutores tirar o maior partido do desempenho do Astra.

O sistema porta-bicicletas FlexFix é um exclusivo da Opel e está plenamente integrado no pára-choques traseiro, onde se oculta como uma gaveta quando não está a ser utilizado. O engenhoso sistema de última geração permite transportar quatro bicicletas em simultâneo no Astra Sports Tourer. Por seu turno, o pára-brisas panorâmico, criado e patenteado pela Opel, prolonga-se até meio do tejadilho, proporcionando ao condutor e restantes ocupantes dos modelos Astra GTC um campo de visão alargado. Ao contrário de outras soluções de tejadilho de vidro, não existe qualquer barra transversal a reduzir a visibilidade.

Design mais apurado

As variantes Astra de cinco portas e Astra Sports Tourer receberam um visual rejuvenescido, que está ainda mais dinâmico e exclusivo do que antes. O mesmo se pode dizer da nova berlina de quatro portas. A equipa do Design da Opel concentrou atenções na secção dianteira, dotando-a de uma grelha inferior mais pronunciada, com desenho tecnicamente mais preciso, inspirada no recém-lançado Astra GTC. A grelha superior do Astra de cinco portas, da station wagon Sports Tourer e da berlina de quatro portas passa a apresentar uma barra cromada mais proeminente, em forma de asa, com profundidade visual tridimensional. Esta nova barra cromada está mais centrada e parece flutuar na grelha. Graças a novas aplicações pretas nos faróis, mesmo os níveis de equipamento mais simples da gama exibem agora um visual mais refinado.

Na secção traseira, a reentrância onde se situa a chapa de matrícula do Astra de cinco portas foi esculpida de forma diferente, criando visualmente uma maior largura. No Astra de cinco portas e na Sports Tourer existe um novo friso cromado no pára-choques, logo abaixo da chapa de matrícula, que contribui para reforçar a mesma impressão.

Para as novas versões BiTurbo do Astra de cinco portas, da Sports Tourer e do GTC foi criada uma aparência exterior ainda mais dinâmica e distinta, que varia de modelo para modelo.

No habitáculo, o Astra de cinco portas, a Sports Tourer e a berlina de quatro portas apresentam-se com nova decoração graças à utilização de novos tecidos, cores e molduras com pintura de alto brilho. No caso dos modelos BiTurbo, os tecidos ou couro na cor preta são combinados com pespontos vermelhos nas costuras dos bancos, aplicações nas portas e fole da alavanca da caixa de velocidades. O novo volante forrado a couro, com base plana, e os tapetes especiais com contornos vermelhos, são mais alguns elementos distintivos do habitáculo do BiTurbo.

Astra dá continuidade à história de sucesso dos modelos compactos Opel

Com a nova gama, a Opel renova as ambições daquele que é o seu modelo mais vendido e que já conquistou numerosos prémios, entre os quais o prestigiado Volante de Ouro (2009). O Astra obteve ainda recentemente a melhor classificação no relatório de carros usados DEKRA 2012. O Astra é um elemento chave do leque de produtos da Opel, chamando a si cerca de um terço do total das vendas da marca. Com a nova gama, a Opel entra na sua décima geração de modelos do segmento dos automóveis compactos e na sua quarta geração Astra, que já conquistou mais de 700.000 clientes em toda a Europa. A marca lançou o Astra de cinco portas no outono de 2009, seguido do Sports Tourer um ano depois e pelo GTC Coupé de três portas no final de 2011. O Astra ocupa actualmente a terceira posição (segunda, na Alemanha) no ranking de vendas do maior segmento na Europa, o qual representa cerca de um quarto do mercado total. Em Portugal, o modelo vendeu 11 mil unidades desde o lançamento em Janeiro de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.