Menu Fechar

NOVA GERAÇÃO AUDI A3 E O INÉDITO A3 ALLSTREET

Uma atualização profunda num modelo de sucesso: o automóvel com o qual a Audi instituiu o segmento dos premium compactos, em 1996, o A3, apresenta-se agora mais desportivo, mais confortável e mais digital do que nunca, graças ao design mais progressivo, equipamento de série significativamente alargado, novos materiais e ofertas. As aplicações que podem ser utilizadas diretamente no ecrã do veículo, as assinaturas de luzes diurnas selecionáveis e a capacidade de adicionar funções ‘on demand’, em qualquer altura, permitem um elevado grau de personalização. O A3 allstreet, o crossover da família A3, faz a sua estreia no mercado. Com o seu característico visual off-road, de altura ao solo elevada em três centímetros em comparação com o A3 Sportback e uma posição de condução mais alta, o veículo oferece uma experiência de condução semelhante à de um SUV, combinada com uma elevada funcionalidade.

Mais desportivo do que nunca: o exterior do Audi A3

Mais dinâmico, mais progressivo, mais emocional: este é o caráter dos modelos A3 Sportback e Limousine após a atualização do modelo. A grelha Singleframe hexagonal e sem moldura apresenta uma nova estrutura e é visivelmente mais plana e mais larga. Domina a parte dianteira e, além das generosas e angulares entradas de ar laterais, simboliza claramente o caráter desportivo dos modelos compactos. O marcante spoiler dianteiro liga as duas entradas de ar e faz com que o Audi A3 pareça mais baixo. O mesmo se aplica à traseira, que é particularmente desportiva com o seu novo para-choques e difusor característicos. Parcialmente inspirados nos modelos RS, os elementos de design são particularmente eficazes quando combinados com o exterior S line. Os novos e expressivos acabamentos metalizados Verde District e Vermelho Progressive realçam o aspeto dinâmico. As novas opções incluem, pela primeira vez, o acabamento mate, disponível em Cinzento Daytona.

Visual off-road e maior distância ao solo: o novo Audi A3 allstreet

“O Audi A3 allstreet destaca-se da restante família A3 desde o primeiro olhar”, diz Stephan Fahr-Becker, Chefe de Equipa de Design Exterior da AUDI AG. “Como um crossover no segmento dos premium compactos, tem um aspeto completamente único. O objetivo era utilizar elementos de design específicos para realçar ainda mais a maior distância ao solo do veículo”, explica Fahr Becker.

Entre outras medidas, tal foi conseguido através da acentuação vertical da Singleframe em preto mate. A grande grelha de formato octogonal, com a estrutura em favo de mel, surge mais alta do que no A3 Sportback, alinhando o crossover com a imagem dos modelos da família ‘Q’. As três ranhuras, à frente e atrás, exclusivas do alltreet, reforçam o caráter todo-o-terreno. Na frente, as ranhuras estão integradas no spoiler, fazendo lembrar uma placa de proteção e, na traseira, no difusor integrado no para-choques de design robusto.

As embaladeiras escuras e os frisos na zona inferior da porta reforçam o aspeto poderoso do automóvel e realçam a sua maior distância ao solo. A suspensão do A3 allstreet é sobrelevada em 15 mm face à suspensão de série do A3 Sportback. A afinação específica das molas/amortecedores oferece um excelente equilíbrio entre um elevado conforto de condução e uma experiência de condução desportiva e precisa. Juntamente com o maior diâmetro das rodas, o conjunto resulta numa distância ao solo 30 mm superior. Os arcos das rodas alargados realçam as jantes de 17 polegadas de série, que são uma polegada mais largas do que as que vêm de série no A3 Sportback. Para ambos os modelos estão disponíveis, em opção, jantes de 18 e 19 polegadas.

Graças à posição ligeiramente elevada do banco, o A3 allstreet proporciona um maior conforto à entrada e saída do veículo e um melhor controlo da estrada. Tal como no A3 Sportback, a bagageira tem uma capacidade de 380 litros e até 1200 litros com o banco traseiro rebatido. O modelo inclui barras de tejadilho de série. Os equipamentos opcionais incluem a porta traseira elétrica, um engate de reboque amovível e um pacote de arrumação. Este último permite ao cliente guardar pequenos objetos em redes fixas nas costas dos bancos dianteiros ou no compartimento do lado do condutor. Uma rede na bagageira evita que os objetos de maiores dimensões se desloquem durante as viagens.

Até quatro assinaturas luminosas de circulação diurna

Pela primeira vez na gama A3, é agora possível selecionar e alternar entre quatro diferentes assinaturas digitais de luzes diurnas através do MMI. “Esta novidade permite aos nossos clientes um maior grau de personalização. Podem alterar o aspeto do seu modelo em qualquer altura. As assinaturas interpretam a confiança e a agilidade de diferentes formas”, afirma Cesar Muntada, Diretor de Design Light Experience da AUDI AG. “Isto também se aplica para as situações de regresso a casa/saída de casa (leaving home), que foram concebidos individualmente para cada assinatura.” Os faróis LED e Matrix LED criam a iluminação digital de circulação diurna utilizando 24 elementos de pixéis em três filas na extremidade superior da ótica. Com a sua forma em cunha e vários gráficos de luz, os faróis enfatizam o caráter desportivo dos novos A3.

Interior mais apurado

Para combinar com o exterior mais marcante, o interior também foi significativamente aperfeiçoado. Existem bastantes inovações, desde o design da alavanca da caixa de velocidades e das saídas de ar até às aplicações decorativas em tecido e à nova iluminação interior. Todos estes elementos são precisos e pormenorizados, realçando o visual progressivo e técnico do veículo.

O equipamento de série foi significativamente alargado. Além do volante multifunções de três raios em pele, o equipamento de série inclui ar condicionado, o pacote de luzes ambiente e o apoio de braço central dianteiro.

O novo design em lâmina, com acabamento cromado na superfície exterior, faz com que as saídas de ar do opcional pacote de controlo da climatização pareçam mais finas, enfatizando a largura do cockpit. A consola central foi redesenhada e recebeu um novo acabamento. Os puxadores interiores das portas também apresentam um novo efeito. Além dos práticos suportes para copos, a consola central também vem equipada de série com um apoio de braço que se ajusta em comprimento e ângulo. A alavanca da caixa de velocidades compacta, que proporciona um controlo conveniente das funções da transmissão S tronic, também apresenta um novo visual. Graças ao seu design mais plano, integra-se perfeitamente na consola central.

A iluminação interior de série realça as portas e a zona dos pés. Em opção, estão disponíveis elementos de iluminação adicionais de contorno do painel de controlo e nas soleiras das portas. Com a atualização do A3, a iluminação percorre o contorno da consola central, os suportes para copos instalados de série e zona interior das portas dianteiras. O painel em tecido foi cortado a laser 300 vezes para permitir esta caraterística. Com cinco segmentos iluminados, as suas diferentes dimensões criam um fluxo dinâmico de luz, que também é apresentado ao trancar e ao destrancar o veículo. O painel em tecido iluminado combina funcionalidade com uma experiência de design emocional. Através do MMI, é possível selecionar entre 30 cores, permitindo um elevado grau de personalização. Os altifalantes de grandes dimensões do novo sistema de som Sonos estão localizados na parte inferior das portas, proporcionando uma experiência envolvente com som 3D.

O A3 apresenta agora dois revestimentos decorativos em tecido: um tecido técnico texturado que também é feito de poliéster 100% reciclado e a microfibra Dinamica. Para além de ser um revestimento decorativo, a Dinamica serve como revestimento dos bancos: tem aspeto e toque de camurça, mas é parcialmente fabricada com poliéster reciclado.

Altamente conectado: integração de aplicações e funções ‘on demand’

Graças a numerosos serviços connect, funções on demand e uma loja de aplicações, os novos A3 e A3 allstreet são modelos digitais e conectados. O equipamento de série inclui rádio digital DAB+ e o ecrã tátil de 10,1 polegadas, juntamente com o Audi virtual cockpit e um carregador indutivo para smartphone. Além das duas portas de carregamento USB-C na consola central à frente, existem ainda duas portas adicionais na traseira.

Os equipamentos opcionais incluem o MMI navigation plus, juntamente com o portfólio connect completo e o acesso à loja de aplicações, que permite ao condutor utilizar uma vasta oferta de aplicações através do ecrã do veículo. Ao incorporar a loja, os clientes podem aceder direta e intuitivamente a aplicações populares no ecrã tátil do MMI através de uma ligação de dados no veículo. As aplicações selecionadas são instaladas no sistema de infotainment do veículo sem necessidade de utilizar o smartphone. Os utilizadores também podem interagir com as suas aplicações através de comando de voz. O Amazon Alexa pode ser utilizado para transmitir música e também para operar dispositivos domésticos inteligentes.

A oferta de funcionalidades ‘on demand’ garante um elevado grau de flexibilidade. Até cinco funções individuais de infotainment e conforto podem ser adicionadas online através da aplicação myAudi, mesmo depois da aquisição do veículo. Além do MMI navigation plus com serviços Audi connect, o A3 e o A3 allstreet podem ser atualizados com o smartphone interface, que integra os sistemas operativos iOS e Android no sistema MMI através do Apple CarPlay ou Android Auto. Outras funções incluem o cruise control adaptativo, o assistente das luzes de máximo e a possibilidade de expandir o sistema de ar condicionado de série para ar condicionado com duas zonas de conforto. Todas as funções podem ser ativadas por um mês, seis meses, um ano, três anos ou permanentemente, dependendo das necessidades individuais do cliente. Se, por exemplo, estiver planeada uma longa viagem de férias com o A3 ou A3 allstreet, a navegação e o cruise control adaptativo são complementos úteis para uma viagem descontraída em longos troços de autoestrada e uma orientação precisa em zonas desconhecidas.

Ajudas inteligentes: sistemas de assistência para utilização na cidade e em viagens longas

Os A3 e A3 allstreet estão equipados de série com um elevado conjunto de elementos de segurança. O Audi pre sense front, o sistema de prevenção de colisões e o aviso de saída da faixa de rodagem ajudam a evitar acidentes com outros veículos na estrada. O cruise control adaptativo e o assistente ativo de faixa de rodagem aumentam o conforto de condução. O sistema controla a aceleração, a travagem e a direção a velocidades até 210 km/h e também auxilia nas mudanças de faixa a velocidades superiores a 90 km/h em autoestradas. Ativado através do MMI, o sistema utiliza dados do radar traseiro para indicar através de setas brancas no painel de instrumentos e no head-up display quando e em que direção é possível mudar de faixa. Se o condutor iniciar a mudança de faixa tocando no indicador de mudança de direção, o sistema assiste-o ativamente na direção.

No trânsito citadino, o sistema Park Assist com Park Assist Plus ajuda o condutor a estacionar e a sair dos lugares de estacionamento através de manobras de direção precisas. O aviso de mudança de faixa, o aviso de saída e o assistente de tráfego cruzado na traseira utilizam os sensores traseiros para monitorizar o tráfego atrás e ao lado do veículo, para ainda mais segurança e conforto.

Chegada prevista: final do segundo trimestre

Na Europa, os modelos da nova gama A3 estarão inicialmente disponíveis em duas versões de motor/transmissão. O 30 TFSI, com um motor a gasolina de 1,5 litros, tem uma potência de 85 kW (116 cv) e é proposto, no lançamento, numa versão com caixa automática S tronic de sete velocidades e tecnologia “mild hybrid”. Mais tarde, estará também disponível com caixa manual de seis velocidades. O 35 TDI é a versão a gasóleo com 110 kW (150 cv) e caixa S tronic de sete velocidades. Outras versões a gasolina e a gasóleo do A3 Sportback e do A3 Limousine seguir-se-ão. Uma versão híbrida plug-in será adicionada à gama no final do ano. Produzidos em Ingolstadt, os modelos A3 estão disponíveis para encomenda a partir do segundo trimestre.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.