Menu Fechar

Nova geração de motores Opel 1.6 turbodiesel de quatro cilindros

motor-opel-turbodiesel-s

A Opel continua a renovar a sua gama de motores, preparando-se para lançar um motor turbodiesel de quatro cilindros totalmente novo. Esta é a segunda família de novos propulsores de cilindrada média e elevado desempenho anunciada pela Opel após a revelação do 1.6 SIDI ECOTEC com injecção directa de gasolina e turbo. As variantes do novo 1.6 CDTI ECOTEC a gasóleo substituirão os atuais 1.7 e algumas versões menos potentes da linha 2.0.

Dotado da mais recente geração de controlo de combustão em círculo fechado e bloco em alumínio, o novo 1.6 CDTI ECOTEC é o primeiro Diesel da Opel a ir ao encontro dos requisitos da futura norma de emissões Euro 6. O novo motor estará disponível em diferentes versões, com vários níveis de potência, e será aplicado em várias gamas de modelos.

O processo de desenvolvimento do novo motor seguiu exigentes linhas de orientação que levaram a obter baixos níveis de ruído e vibrações, baixos níveis de consumo, e elevados valores de potência e binário. A fasquia de potência máxima e de binário sobe face ao motor 1.7, atingindo 136 cv e 320 Nm, respectivamente, ao mesmo tempo que o consumo de gasóleo baixa 10 por cento quando comparado com o do motor 2.0 de potência equiparada.

«A renovação da nossa gama de motores continua a excelente ritmo», afirma o presidente interino do Conselho Executivo da Opel, Thomas Sedran. «O nosso 1.6 turbodiesel vai fixar novos padrões em aspectos como o refinamento, o desempenho e a compatibilidade ambiental. No final deste ano teremos no mercado três gerações completamente novas de motores a gasolina e a gasóleo, que fazem parte do nosso plano de lançamento de 23 novos modelos e 13 novos grupos de motores e caixas de velocidades até 2016», completa Thomas Sedran.

O novo 1.6 turbodiesel da Opel, com um inovador sistema de gestão, foi totalmente desenvolvido por uma equipa de engenheiros da companhia em Turim, Rüsselsheim e nos Estados Unidos. Esta abordagem permitiu alcançar a optimização de sistemas logo desde o início do processo de desenho. A Opel inicia a produção do novo 1.6 CDTI ECOTEC na próxima primavera, na fábrica de Szentgotthard, na Hungria, a par do novo 1.6 a gasolina.

motor opel 1.6 turbodiesel

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.