Menu Fechar

Nova proposta de incentivo ao abate de veículos inclui motociclos

Sucata

Foi entregue na Assembleia da República uma nova proposta com a finalidade de reintroduzir os incentivos ao abate de veículos em fim de vida, e a grande novidade passa por esta proposta abranger os motociclos, algo que nunca aconteceu no passado neste tipo de programas e que acontecerá no futuro se a proposta for aprovada. Este diploma será discutido em sede própria muito por “culpa” de uma petição que foi entregue em Abril.

Esta era sem dúvida uma boa notícia para os importadores, para os stands e para a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) caso se venha a confirmar a aprovação do diploma.

Segundo Hélder Pedro, o secretário-geral da ACAP, esta medida não prejudicará as contas do estado, antes pelo contrário. Em declarações à imprensa Hélder Pedro afirmou:

“Há uma maior receita fiscal, porque aqueles veículos que se vão vender e que não se venderiam se não houvesse incentivo dão ao Governo, em termos de imposto sobre veículos e de IVA, um retorno que estimámos de 50 milhões de euros em 2013”.

Recorde-se que em 2009 as vendas de motociclos tiveram uma enorme subida, em especial nas categorias até 125 cm3. Fruto da autorização com que os condutores habilitados com categoria B na carta de condução puderam, a partir desse ano conduzir motociclos até 125 cm3. Porém as vendas de motociclos até 125 centímetros cúbicos caíram 33% até Abril em comparação ao ano transacto.

São muitas as razões para esta quebra nas vendas, as mais conhecidas por todos acabam por ser a enorme instabilidade que o país atravessa. Os problemas sociais como o desemprego também são um dos factores da quebra de vendas. Porém também existe uma dificuldade cada vez maior no acesso ao crédito para compra de automóveis e neste caso particular na compra de motociclos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.