Tesla FP Ljubljana1 Nova taxa a caminho para os automóveis elétricos?!

Nova taxa a caminho para os automóveis elétricos?!

Published On 7 de Maio de 2020 | Novidades
Tesla FP Ljubljana1 1024x683 Nova taxa a caminho para os automóveis elétricos?!

O jornal de Negócios revelou hoje a intenção da Infraestruturas de Portugal (IP) através do seu Conselho Geral que “considera necessário promover uma discussão sobre a existência de uma compensação sobre os carros elétricos que utilizam a infraestrutura”, à semelhança do que acontece com os restantes veículos automóveis.

Esta vontade faz parte do relatório anual de actividades do ano passado.

Nesse mesmo documento é possível ver que “Poderá constituir uma contribuição para a conservação das vias rodoviárias entregues à IP e, no futuro, deveria incorporar uma parcela pelo uso que os carros elétricos fazem das mesmas”.

Atualmente os automóveis a gasolina, GPL, e a gasóleo já contribuem com uma taxa, que gerou 701 milhões de euros (2019) a esta entidade.

Esta nova temática “foi abordada numa reunião com o conselho de administração executivo pois o conselho geral e de supervisão entende ser muito importante que sejam consideradas alternativas em resultado desta alteração do paradigma introduzido pelas viaturas elétricas”.

Numa fase de crescimento da comercialização de automóveis 100% elétricos, esta medida poderá ser um entrave nessa curva ascendente do mercado.

Sérgio Gonçalves

4 Responses to Nova taxa a caminho para os automóveis elétricos?!

  1. antonia pereira says:

    Porque raio sou obrigado a comprar um carro a combustivel fossil???? nao posso ter alternativas? ou vivemos no mundo da ditadura oculta dos combustiveis ? se compras a combustivel fossil es o maior se compras eletricos e o pior

    • ESB says:

      Onde diz no artigo que é obrigado a comprar um veiculo a combustível fóssil?

    • Seven says:

      Até parece que não há mais vantagens fiscais em comprar um eléctrico do que um a combustível fóssil… Na verdade, quem compra um não eléctrico é que fica bem pior.
      Agora, se todos andam na estrada e até uma scooter tem de pagar taxa de utilização, porque não deverá o eléctrico pagar também? Ou o eléctrico não desgasta asfalto? Ninguém quer pagar a taxa e os resultados do nosso gasto muitas vezes não se veem, mas a infraestrutura não se regenera sozinha e a custo 0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.