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Novo Ford Fiesta ST – 3 cilindros Turbo é a grande novidade

A Ford deu a conhecer o seu novo Fiesta ST, um modelo importante para a marca americana já que a versão mais recente foi amplamente aclamada pela imprensa automóvel como um dos melhores desportivos em produção.

Será apresentado oficialmente ao público no Salão Automóvel de Genebra e foi desenvolvido uma vez mais pela divisão Ford Performance. Será comercializado a partir do próximo ano e poderá ser encomendado tanto na variante de 3 como 5 portas.

A maior novidade surge debaixo do capô, uma vez que a unidade de 4 cilindros 1.6 Turbo Ecoboost foi substituída por uma unidade Ecoboot mas desta feita com 1,5 litros e “apenas” 3 cilindros.

Ainda assim a potência é superior ao 1.6 Ecoboost original, uma vez que agora este modelo debitará 200 cavalos (290 Nm) em vez dos 180 de anteriormente.

As performances anunciadas permitem vislumbrar um novo valor de 0 a 100 km/h: 6,7 segundos em vez dos 6,9 do seu antecessor.

Outra particularidade deste motor 1.5 T, é o facto de possuir uma função de descativação dos cilindros, o que permite reduzir as emissões de CO2 (124 g/km) e os consumos.

Mas as novidades não ficam só pela motorização, já que o comportamento dinâmico também foi alvo de revisão. No novo ST existirá um seletor de modos de condução (Normal, Sport e Track) que permitem altera a configuração do motor, direção, controlo de estabilidade e a respetiva sonoridade do escape.

O design da carroçaria recebe elementos estéticos semelhantes ao “irmão” Focus RS, como um aileron traseiro de maiores dimensões, um para-choques frontal mais agressivo, jantes exclusivas de 18 polegadas e uma nova cor exterior a que a Ford deu o nome de Liquid Blue.

O interior, estão as backets Recaro, volante com um fundo branco e decorações especificas.

A inclusão de um sistema de infotainment Sync 3 com ecrã tátil de 8 polegadas e um sistema de som B&O Plat farão as delicias dos fãs de tecnologia.

Sérgio Gonçalves

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