Novo Mercedes-Benz Classe E: 10ª geração

Published On 13 de Janeiro de 2016 | Novidades

A Mercedes-Benz dá um passo importante rumo ao futuro com o novo Classe E. A décima geração desta limousine executiva destaca-se por uma elegância extrema com o seu design emotivo e o seu interior de elevada qualidade. O novo Classe E também marca a estreia mundial de várias inovações tecnológicas.

Estas permitem uma condução confortável e segura a um novo nível, com uma nova dimensão no que diz respeito aos sistemas de assistência à condução entre outras características. Os sistemas entretenimento e controlo oferecem uma experiência completamente nova. Um motor Diesel recentemente desenvolvido, juntamente com uma carroçaria de baixo peso e o mais baixo coeficiente aerodinâmico até hoje obtido estabelecem os padrões de eficiência neste segmento de veículos, enquanto a nova suspensão pneumática, disponível como opção, assegura um conforto e uma dinâmica de condução excecionais.

Com todas as suas inovações, incluindo o Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem, que permite ao condutor dirigir o veículo para a faixa de rodagem selecionada de forma mágica, tornam o Classe E na limousine mais inteligente entre os veículos executivos.

Classe E 2 Novo Mercedes Benz Classe E: 10ª geração

E 400 4MATI

Estilo coupé e elevada qualidade
O novo Classe E é sofisticado, elegante e desportivo. Comparativamente com o seu antecessor, a distância entre eixos foi aumentada em 65 milímetros (2939/2874), e o comprimento em 43 milímetros (4923/4880). O seu design apresenta proporções características de uma limousine Mercedes-Benz. O capô alongado, aliado ao estilo coupé e ao tejadilho que se estende até à traseira larga. A carroçaria notoriamente comprida é caracterizada por curtas projeções da dianteira e da traseira, uma longa distância entre eixos, rodas de grandes dimensões, e uma nova linha característica bem definida, elegante e dinâmica. Todas estas conferem ao Classe E uma imagem perfeita da filosofia de design da Mercedes-Benz: Pureza e Sensualidade.

Uma dianteira extremamente atrativa salienta o estatuto desta limousine executiva, com um visual diferente para cada linha de design e equipamento. A versão base possui a grelha do radiador clássica Mercedes, com a estrela no capô, tal como a linha EXCLUSIVE – embora numa forma ainda mais elaborada. As versões AVANTGARDE e AMG podem ser distinguidas pela grelha do radiador desportiva com a estrela Mercedes de grandes dimensões ao cento. Cada design da grelha do radiador confere ao Classe E um carácter distinto, oferecendo um elevado grau de variedade que permite destacar cada modelo diferente.

Na traseira, o Classe E apresenta um carácter forte e inconfundível. Os farolins integrais, caracterizados por duas barras emolduradas pela carroçaria do veículo, identificam claramente este modelo como um novo membro da família de limousines da Mercedes-Benz. As luzes traseiras destacam-se graças à sua semelhança com uma chuva de estrelas criada pela tecnologia de reflexão, com uma estrutura de superfície especialmente configurada para os farolins traseiros e estreada no novo Classe E.

Design de materiais inteligentes
A utilização de materiais de elevada qualidade define o visual do interior. Estes incluem madeiras porosas, madeira com visual semelhante ao utilizado em iates, com linhas fluidas, numa interpretação moderna de madeira embutida. Os materiais genuínos continuam a ser utilizados nas portas e nas faixas de cintura, revestidas em pele, consoante as linhas de design e equipamento selecionadas. O visual de elevada qualidade e o sentimento criado através da atenção aos mais pequenos detalhes e à mão-de-obra de excelente qualidade é outra característica da Mercedes-Benz claramente em evidência.

Classe E interior Novo Mercedes Benz Classe E: 10ª geração

Interieur, Leder schwarz/sattelbraun
Interior, leather black/saddle brown

Nova geração de motores
No lançamento de mercado, o novo Classe E terá dois motores à escolha: a versão E 200 com um motor de quatro cilindros a gasolina e a versão E 220 d com um novo motor de quatro cilindros a Diesel.

Serão disponibilizadas adicionalmente outras versões do modelo após o lançamento de mercado, incluindo a versão E 350e, com tecnologia híbrida. O PLUG-IN HYBRID impressiona com o seu dinamismo e eficiência, permitindo percorrer cerca de 30 quilómetros unicamente com propulsão elétrica, resultando portanto numa condução sem emissões de gases de Co2. A combinação do seu motor de quatro cilindros a gasolina com um potente motor elétrico produz uma potência total de 205 kW (279 CV) e um binário máximo de 600 Nm. Com esta configuração, a versão E 350e consegue atingir as prestações de um veículo desportivo, no entanto o consumo de combustível é inferior ao de um veículo do segmento de compactos.

A versão Diesel mais potente será constituída por um motor de seis cilindros, com catalisador SCR, uma potência máxima de 190 kW (258 CV) e um binário máximo de 620 Nm.

Outra versão a acrescentar à gama será o E 400 4MATIC, cujo motor de seis cilindros a gasolina produz uma potência de 245 kW (333 CV) e um binário máximo de 480 Nm.

Suspensão pneumática multicâmara AIR BODY CONTROL
Alternativamente, o novo Classe E pode ser equipado com suspensão pneumática multicâmara nas quatro rodas – o único veículo do seu segmento a disponibilizar esta opção. Vantagens deste sistema: três câmaras de tamanhos diferentes nos apoios das molas do eixo traseiro, e duas câmaras nos apoios das molas do eixo dianteiro, possibilitam o controlo em três fases, da rigidez com que a suspensão reage. Desta forma, os passageiros desfrutam de uma suspensão suave e da sensação de uma boa estabilidade do veículo à medida que a velocidade aumenta.

Além disso, a suspensão pneumática multicâmara AIR BODY CONTROL, de elevada sensibilidade e rápida resposta, inclui uma função de auto nivelamento em todas as rodas para um excelente conforto de condução, mesmo com o veículo carregado. Consoante a velocidade do veículo, controla automaticamente a altura ao solo da carroçaria, reduzindo por exemplo o consumo de combustível em autoestrada ao baixar a altura do veículo. Durante a condução em estradas irregulares ou estradas sem asfalto, a altura ao solo também pode ser aumentada através do botão de ajuste da altura.

A suspensão pneumática é complementada por um sistema de ajuste contínuo do amortecimento controlado eletronicamente, que adapta individualmente o amortecimento em cada roda de forma totalmente automática, de acordo com a situação de condução e com as condições da estrada – por exemplo, durante a realização de manobras evasivas ou durante a condução em estradas com superfície irregular. O sistema proporciona boas características de aderência à estrada e vibração dos pneus, um excelente conforto de condução, e uma dinâmica de condução excecional.

Adicionalmente, o interruptor DYNAMIC SELECT, no posto de condução, permite ao condutor selecionar entre quatro modos de funcionamento do AIR BODY CONTROL: “Comfort”, “ECO”, “Sport” e “Sport+”. A opção adicional “Individual” permite ao condutor configurar o seu veículo de acordo com as suas preferências.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.