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Novo Mercedes-Benz GLE Coupé

Mercedes-Benz GLE Coupé (2014)

A Mercedes-Benz combina duas classes de veículos, cada uma delas com o seu estilo distinto para criar um modelo novo, o Mercedes-Benz GLE Coupé. A natureza desportiva de um Coupé combina com as características notáveis de um SUV robusto. Para além da convincente dinâmica de um veículo de estrada, o GLE Coupé tem também uma aparência impressionante. Com o seu contorno lateral fluido, o habitáculo baixo alongado, a grelha do radiador atraente com friso central cromado e o design da parte traseira, o GLE Coupé apresenta pormenores típicos dos modelos particularmente desportivos da Mercedes-Benz. Na sua estreia, o GLE Coupé estará disponível como Diesel ou a gasolina, com uma gama de potência que varia entre 190 kW (258 cv) e 270 kW (367 cv). O modelo topo de gama, GLE 450 AMG, o primeiro representante de uma nova linha de produtos da Mercedes-AMG – os modelos desportivos AMG – é particularmente atrativo. Para além da quantidade generosa de equipamento de série, do sistema de controlo de comportamento dinâmico DYNAMIC SELECT, do sistema de direção direta desportiva e dos sistemas de assistência ao condutor, típicos da marca, o GLE 450 AMG está equipado em todas as versões com a transmissão automática 9G-TRONIC de nove velocidades e a tração integral permanente 4MATIC.

O GLE Coupé é um coupé desportivo na verdadeira aceção da palavra. Apesar da semelhança com um SUV, com a sua posição elevada dos bancos e uma visão a toda à volta, uma novidade para um Coupé, os ocupantes são levados a acreditar que estão num desportivo, e não num todo-o-terreno. O som é reminiscente dos veículos desportivos e, combinado com a resposta direta e espontânea a todos os comandos, é garantido que consegue acelerar o seu ritmo cardíaco. Por outro lado, também pode criar uma sensação superior de calma, em conjunto com dinâmica de condução e serenidade imperturbável. Estes dois mundos diferentes só podem ser sentidos normalmente em dois veículos separados – um Coupé desportivo ágil e um SUV confortável e descontraído. Mas o novo GLE Coupé é diferente: O DYNAMIC SELECT permite uma dinâmica de condução e combina estes mundos opostos num só veículo – uma estreia no mundo automóvel.

Mercedes-Benz GLE Coupé (2014)

GLE 450 AMG – o primeiro modelo da AMG Performance
O equilíbrio que se verifica entre o caráter extremamente desportivo e o conforto foi especialmente bem conseguido no GLE 450 AMG. Sendo o primeiro modelo desportivo da AMG, o GLE Coupé, V6 topo de gama permite uma entrada atrativa no mundo da marca de veículos desportivos e veículos de desempenho.

Os novos modelos desportivos da AMG exibem a substância impressionante do produto e honram o compromisso de desempenho desportivo com uma classe de potência mais elevada, tração integral de série e soluções sofisticadas de chassis. O sistema de controlo dinâmico variável DYNAMIC SELECT atribui características fundamentalmente diferentes aos cinco modos de transmissão, INDIVIDUAL, COMFORT, SLIPPERY, SPORT e SPORT+, que o condutor pode selecionar usando um comando rotativo na consola central. Todos os controlos do sistema estão ligados em rede, gerando parâmetros diferentes de experiência de condução. Os nomes falam por si: SPORT e SPORT+ transformam o GLE 450 AMG num veículo ativo e desportivo. COMFORT é o lado oposto do espetro. A ênfase assenta aqui nos parâmetros de bem-estar, tão típicos das limousines clássicas da Mercedes-Benz, para conseguir uma circulação descontraída e suave com a maior eficiência possível. SLIPPERY otimiza o comportamento em superfícies com baixos coeficientes de aderência, tais como neve ou gelo. Adicionalmente, o modo INDIVIDUAL permite ao condutor programar e guardar as preferências pessoais nas estratégias de controlo individuais, independentemente da versão do motor.

No GLE 450 AMG, o DYNAMIC SELECT modula não só os “hard skills”, tais como o chassis e a suspensão, a direção ou a transmissão. É também possível experimentar o modo selecionado de modo mais intenso num nível emocional porque vários “soft skills”, tais como o som do motor, instrumentos ou controlo dinâmico das luzes de condução, também variam. Para este fim, a natureza dos vários ecrãs no visor COMAND e no habitáculo mudam de acordo com o modo de transmissão selecionado. Ao mesmo tempo, a função de iluminação ativa dos faróis LED responde mais espontaneamente e o motor produz todos os tipos de sons, desde o desportivo até ao calmo e suave:

  • Se o condutor selecionar o modo COMFORT, os ecrãs assumem menos importância e, tal como o motor, os mostradores como o conta-rotações apresentam uma resposta descontraída aos comandos do condutor. Em combinação com o controlo orientado para o conforto da transmissão e suspensão, o resultado é um ambiente de bem-estar ao nível de uma limousine. O som do motor é reduzido até um timbre agradável e o feedback da superfície da estrada e das áreas circundantes é consideravelmente mais silencioso no interior.
  • As coisas são muito diferentes quando o modo SPORT+ é selecionado. O caráter muda imediatamente, as mudanças de velocidades efetuadas pela 9G-TRONIC são acentuadas acusticamente, especialmente quando reduz as velocidades com a função de desembraiagem dupla, e os instrumentos do habitáculo respondem mais depressa e de modo mais “incisivo”. O grande visor central apresenta a aceleração longitudinal e lateral e o ângulo de viragem, com um gráfico desportivo. O som do motor é potente e sublinha acusticamente o modo desportivo. Esta configuração esclarece qualquer dúvida: o GLE Coupé é um modelo desportivo vigoroso ao mais alto nível, e trata os seus ocupantes de acordo com um mundo envolvente de experiências.

Uma combinação perfeita: tração integral permanente 4MATIC e transmissão automática 9G-TRONIC de nove velocidades
No novo GLE Coupé, os designers conseguiram demonstrar as possibilidades da nova transmissão automática 9G-TRONIC de nove velocidades num coupé de tração integral com uma configuração de transmissão longitudinal. Dependendo do modo selecionado do sistema de controlo do comportamento dinâmico variável DYNAMIC SELECT, a 9G-TRONIC impressiona com a sua enorme agilidade e capacidade de resposta ou serenidade imperturbável. O potencial da nova transmissão é explorado ao máximo. Oferece uma rapidez de mudança de velocidades extremamente elevada e transições perfeitas para conseguir uma aceleração enérgica, bem como mudanças de velocidades quase impercetíveis e suaves para viagens agradáveis.

A tração integral permanente 4MATIC anda de mãos dadas com segurança. Os modelos GLE 350 d e GLE 400 possuem ainda uma distribuição de binário de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. No GLE 450 AMG Coupé, modelo particularmente desportivo, esta configuração é modificada a favor de uma agilidade ainda maior e dinâmica mais pronunciada em torno do eixo do veículo, aumentando a apetência pelas curvas. A transmissão está dividida aqui com um rácio de 40:60. Os modos da transmissão SPORT e SPORT+ do sistema DYNAMIC SELECT oferecem agilidade e dinâmica superior – especificamente em resultado da interligação perfeita entre os sistemas de controlo de condução modificados ASR, ESP® com Assistente de Curva Dinâmico, o sistema eletrónico de tração 4ETS e o sistema de controlo de travagem ADAPTIVE BRAKE.

Para além da inovadora configuração da transmissão, a suspensão pneumática AIRMATIC – disponível pela primeira vez com o sistema de amortecimento continuamente variável ADS Plus – garante uma condução extremamente estável. O sistema de amortecimento muda a sua área de ênfase, dependendo do modo pré-selecionado do sistema DYNAMIC SELECT. O modo SPORT+ foca-se na maior dinâmica lateral possível com o melhor conforto em viagem possível. Inversamente, o modo COMFORT permite o conforto máximo em viagem com a melhor dinâmica possível.

O ACTIVE CURVE SYSTEM com estabilização ativa de capotamento faz também parte dos sistemas desportivos especiais que são ativados quando o condutor seleciona SPORT ou SPORT+. Simultaneamente, as barras anti capotamento ativas nos eixos dianteiro e traseiro elevam o conforto ao nível de uma limousine, e compensam por uma variação forte e unilateral – por exemplo, quando conduz sobre buracos. Os modelos GLE 350 d 4MATIC e GLE 400 4MATIC estão equipados de série com a suspensão AGILITY CONTROL que possui um sistema de amortecimento com seleção de amplitude. A suspensão pneumática AIRMATIC está também disponível aqui com ADS Plus.

Vasta gama de potência, desde 190 kW (258 cv) até 270 kW (367 cv)
Em conjunto com o design apelativo, a suspensão excecional e a tecnologia da transmissão, bem como os sistemas de assistência familiares das Classes C, E e S, o GLE Coupé está também equipado com numerosos detalhes e packs de equipamento de série ou opcionais que enriquecem ainda mais a experiência com este modelo.

O modelo Diesel GLE 350 d 4MATIC com 190 kW (258 cv) oferece um binário máximo de 620 Nm a partir das 1600 rpm. O modelo a gasolina GLE 400 4MATIC está equipado com o novo motor V6 biturbo de injeção direta, com 245 kW (333 cv) de potência e 480 Nm a partir das 1400 rpm. A presença impressionante dos dois modelos é sublinhada pelas jantes de liga leve de 10 raios com 50,8 cm e pneus 275/50 R 20. Para quem procura de algo mais desportivo, podem ser encomendadas jantes de liga leve de 53,3 cm ou 55,9 cm e pneus de tamanho misto, apesar de as últimas estarem disponíveis apenas em conjunto com a suspensão pneumática AIRMATIC ADS Plus.

As proteções inferiores à frente e atrás cedem ao Coupé uma exclusividade adicional, em conjunto com o sistema de escape duplo de revestimento cromado. O vidro escurecido com isolamento do calor reduz o brilho do sol no verão e a tecnologia LED está presente nos faróis dianteiros, nas luzes de condução diurna, nas luzes traseiras e na terceira luz de travagem.

O sistema de comportamento dinâmico DYNAMIC SELECT, a porta da bagageira EASY-PACK com abertura e fecho elétricos e a câmara de marcha atrás com linhas de orientação no visor são fornecidos de série. A segurança adicional do comportamento ativo é fornecida pelo ESP®, Assistente de curva dinâmico e Assistente de ventos laterais, bem como pelo COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS. O GLS Coupé está também equipado de série com o sistema de travagem BAS Plus, estando disponível opcionalmente o Cross-Traffic Assist.

O GLE 450 AMG constitui uma escolha particularmente desportiva. O motor V6 biturbo, com uma potência de 270 kW (367 cv) e 520 Nm a partir das 1400 rpm, oferece um desempenho semelhante ao de um veículo desportivo. O modo da transmissão Sport+ do sistema DYNAMIC SELECT está sempre disponível no modelo topo de gama. O equipamento de série é melhorado com funcionalidades como o estilo especial da carroçaria AMG, que inclui um para-choques dianteiro e traseiro específicos, uma aba do spoiler traseiro pintada na cor do veículo e jantes de liga leve AMG de 5 raios duplos com 53,3 cm e pneus 275/45 R 21 (à frente) e 315/40 R 21 (atrás). Estão disponíveis opcionalmente jantes de liga leve AMG de 5 raios com 55,9 cm – também com pneus de dimensão mista. Os níveis excelentes de tração são garantidos pelos pneus impressionantes de 285/40 R 22 (à frente) e 325/35 R 22 (atrás). O âmbito do equipamento de série inclui o pack AIRMATIC, incluindo suspensão pneumática e sistema de amortecimento adaptável infinitamente variável (ADS Plus) com controlo de nível e função de rebaixamento automático em alta velocidade, disponível opcionalmente para todos os modelos.

Design de sucesso, um conjunto de elementos do Coupé e do SUV
A sensualidade e a clareza são os dois centros que determinaram o idioma de design da marca Mercedes-Benz há quase 130 anos, e que estão na origem da natureza dos dois inventores do automóvel, Carl Benz e Gottlieb Daimler. Benz era mais orientado racionalmente no seu comportamento, enquanto Daimler era mais impulsionado pela sua paixão. O novo Mercedes-Benz GLE Coupé demonstra quase idealmente como esta ponte entre a inteligência e a emoção, entre a tradição e a modernidade, se misturam numa simbiose atrativa.

Mercedes-Benz GLE Coupé (2014)

O GLE Coupé não só incorpora habilmente os princípios firmemente enraizados do design da Mercedes-Benz, como também se foca em funcionalidades essenciais dos dois tipos de automóvel totalmente diferentes. Por um lado, o membro mais jovem da família GLE ostenta a funcionalidade de estilo decisiva e essencial de todos os Coupés modernos da Mercedes-Benz: combina o puro caráter desportivo com uma estética de alto nível e procura sensorial pelo luxo moderno. No entanto, também é possível reconhecer os elementos do SUV clássico. Com asas musculadas, grandes arcos das rodas, pneus até 55,9 cm, a linha elevada dos cintos e a distância ao solo generosa, este modelo transporta a noção de um grande Coupé de quatro portas para o nível seguinte.

As proporções extremas com estética superior do novo GLE Coupé emergem deste conjunto de genes estilísticos. Isto é devido particularmente à relação extremamente entusiasmante entre o habitáculo baixo e a carroçaria impressionante; a silhueta revela dinamismo e agilidade. A grelha desportiva vertical com friso único, enquadrada pelos faróis LED de design tridimensional, é a característica principal da dianteira, com a sua curta aba saliente e elegante. O capot inclinado para a frente, com as suas cúpulas poderosas típicas da Mercedes-Benz, identifica a participação do GLE Coupé na linha de modelos particularmente desportivos. Uma referência discreta aos genes do SUV no veículo é oferecida pelos estribos iluminados integrados, uma característica clássica dos SUVs ou dos modelos todo-o-terreno e disponível como opção.

A natureza de coupé é realçada também pelo design da traseira, com os seus elementos óbvios da linha de design apresentada pela primeira vez no Classe S Coupé. As características do seu estilo incluem a faixa estreita das luzes traseiras com aparência tridimensional, o largo detalhe cromado instalado por cima e a matrícula, agora integrada no para-choques traseiro. Outra característica que distingue há gerações os grandes modelos Coupé da Mercedes-Benz é a forma típica do vidro traseiro, arredondado no topo. É feita uma referência discreta ao SUV através da proteção inferior cromada atrás e à frente, com os elementos de revestimento dos tubos de escape duplos integrados do sistema de escape.

O interior do GLE 450 AMG constitui uma visão impressionante, com os bancos desportivos AMG e volante desportivo AMG em pele preta e design de 3 raios, bem como os elementos do revestimento em alumínio suave e os pedais em aço inoxidável escovado com coberturas de borracha. O revestimento AMG de fibra de carbono e lacado melhora a aparência do interior como opção adicional.

Existem possibilidades praticamente ilimitadas em termos de personalização do GLE Coupé – e os packs de equipamento desempenham de novo um papel importante. Por exemplo, os clientes podem dar ao seu GLE Coupé uma aparência especialmente desportiva com a linha AMG Exterior, incluindo o para-choques AMG dianteiro e traseiro e as jantes de liga leve AMG de 53,3 cm. Quem procura algo ainda mais exclusivo pode combinar, por exemplo, esta característica com o pack Night, em que o friso da grelha do radiador e as envolventes dos retrovisores exteriores são de preto brilhante. Simultaneamente, a vasta seleção de pinturas sólidas e metalizadas e as possibilidades quase ilimitadas de design interior aumentam o potencial de personalização individual. Está disponível um total de 11 acabamentos de pintura, dos quais 7 em cores metalizadas e 2 de pintura especial em designo diamante branco ou designo vermelho metalizado.

O interior irradia luxo moderno e pode ter um design que varia desde o desportivo até ao clássico e elegante, dependendo do gosto pessoal. O interior do GLE Coupé é particularmente impressionante em designo exclusivo de pele em dois tons de porcelana/preto. O Pack linha AMG Interior transfere a aparência desportiva para o interior com detalhes como os bancos desportivos AMG, o volante desportivo AMG, pormenores de pele e pedais desportivos de alumínio. O designo do Pack Exclusive está repleto de luxo: bancos de conforto aquecidos com costuras em padrão de diamante, painel de instrumentos e painéis das portas em designo de pele e o revestimento do tejadilho preto DINAMICA oferecem uma viagem ainda mais exclusiva.

30 anos de 4MATIC
A história de sucesso do 4MATIC começou em 1985. A tração integral apresentada num Classe E foi o primeiro sistema de transmissão controlado automaticamente num veículo premium. O cliente podia escolher entre seis modelos diferentes. Atualmente, cerca de 30 anos depois, o portfólio de veículos de passageiros com tração integral cresceu até incluir mais de 70 modelos. Desde o Classe A até ao Classe G, cada modelo recebe uma solução 4MATIC adaptada para corresponder ao caráter diferente de cada veículo. Os modelos desportivos da AMG, tais como o GLE 450 AMG, recebem uma transmissão 4MATIC orientada para o desempenho. Esta distribuição de potência distintamente traseira permite a assinatura da elevada dinâmica de condução e do prazer de condução soberbo da AMG.

O GLE Coupé deverá chegar ao mercado Português no verão de 2015.

Rui Augusto
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