Menu Fechar

Novo motor 1.0 Turbo relança a gama Opel ADAM

Opel-ADAMCom a apresentação do citadino ‘fashion’ ADAM, em 2013, a Opel alargou as fronteiras da individualização do automóvel e entrou na faixa de mercado dos modelos citadinos, que não tem cessado de crescer nos últimos anos. De dimensões compactas, o ADAM mede quase 3,70 metros de comprimento e 1,72 metros de largura. Tratando-se de um moderno dois volumes com três portas, este ‘mini’ da Opel ajusta-se idealmente aos ambientes urbanos. Mas a sua dinâmica de condução evidencia-se também fora da cidade, já que a conceção de componentes-chave como o chassis e a direção pôs a tónica no prazer da condução e na agilidade.

Pouco mais de um ano volvido sobre o primeiro arranque, a gama ADAM ganha renovada competitividade com a estreia do muito aguardado motor 1.0 Turbo da nova geração de motores da Opel. Esta motorização, com 115 cv de potência, cumpre com a norma de emissões Euro 6 e eleva a fasquia em matéria de refinamento entre os motores de três cilindros, garantindo níveis de ruído e vibrações extremamente baixos. Igualmente baixos são os consumos médios, que se fixam em apenas 4,9 l/100 km.

Para além do novo motor 1.0 Turbo, o relançamento do modelo Opel ADAM assenta também numa nova variante que inspira à aventura mas que não perde em estilo e em capacidade de personalização. O Opel ADAM ROCKS inaugura um novo nicho de mercado. Trata-se de um ‘minicrossover’ citadino de três portas, com suspensão elevada. Os ‘designers’ da Opel desenvolveram novos materiais, revestimentos e elementos decorativos que são exclusivos do ADAM ROCKS, bem como o tejadilho de abrir Swing Top em tecido.

O IntelliLink mantém-se como um fortíssimo argumento no que diz respeito à inovação na utilização do Opel ADAM. Este avançado sistema de infoentretenimento consegue integrar em ‘espelho’ as funções de ‘smartphones’ e permite comandar muitas delas enquanto se conduz, nomeadamente através de comandos de voz.

Opel-ADAM-287679

O ADAM destaca-se pelo visual moderno e ousado. Tem um potencial praticamente ilimitado de personalização, o que faz com que cada automóvel possa ser único. O habitáculo tem lotação para quatro pessoas, usufruindo de um ambiente de grande qualidade e espaço invulgar para os ocupantes da frente num automóvel deste tipo. O interior do ADAM pode ser personalizado com uma vasta gama de cores, revestimentos, forros de tejadilho e efeitos de luz ambiente. A personalização do pequeno citadino ‘fashion’ da Opel pode ser elevada a um expoente inédito, oferecendo mais de 60 mil combinações diferentes de decoração do exterior e cerca de 82 mil do interior.

O Opel ADAM também oferece tecnologias que são oriundas de segmentos superiores. Ideais para o ambiente urbano são o sistema de estacionamento automático de nova geração, o alerta de ângulo cego lateral e o sistema de direção assistida que inclui o modo CITY com comando por tecla.

Intellilink: integração de dispositivos móveis e ‘Siri Eyes Free’

Para além da multiplicidade de opções de personalização, o Opel ADAM destaca-se por estrear vários equipamentos sofisticados neste segmento de mercado. É o caso do sistema de informação e entretenimento IntelliLink, que permite integrar telefones inteligentes (smartphones com sistema operativo Apple iOS ou Android) e dispositivos como iPad e iPod Touch, transpondo para o sistema do automóvel várias aplicações do aparelho portátil, nomeadamente o sistema de navegação, comunicações de voz, rádio em podcast com estações todo o mundo, etc.

O IntelliLink funciona também com o inovador software de reconhecimento de voz ‘Siri Eyes Free’, da Apple. Utilizando um simples comando no volante, os utilizadores de smartphones iPhone com sistema operativo iOS6 podem recorrer ao ‘Siri’ para efetuar em segurança uma série de operações sem tirar os olhos da estrada nem as mãos do volante. Para além de efetuar chamadas telefónicas mãos-livres ativadas por voz para os contactos memorizados, o ‘Siri Eyes Free’ permite ouvir, compor e enviar uma “iMessage” ou mensagem de texto ou de correio eletrónico, aceder a marcações da agenda pessoal e acrescentar novas marcações, e aceder a temas musicais da biblioteca iTunes do iPhone.

O ADAM não proporciona apenas um grau de individualidade que os produtos de outras marcas não conseguem alcançar. Com um elevado nível de equipamento de série, o citadino ‘fashion’ da Opel sobressai também pela melhor relação qualidade/preço. Na linha mais pura da filosofia da marca, as tecnologias premium e as vastas opções de individualização são propostas a preços acessíveis.

Design inovador e qualidade

O Opel ADAM afasta-se de receitas conhecidas. Por oposição aos principais concorrentes do segmento, que optam pela via do design retro, o ADAM traça o seu próprio estilo e revela-se jovial e arrojado. Em primeiro lugar, ao visual moderno aliam-se as opções de personalização praticamente ilimitadas, que destacam o ADAM das restantes propostas do mercado. Além disso, o novo Opel possui características que normalmente só se encontram em modelos de categorias superiores, o que é visível na execução de grande qualidade do habitáculo e nas tecnologias destinadas a reforçar tanto a segurança como o conforto e o fator de prazer de condução. Apesar de tudo isto, a Opel mantém os preços do ADAM num patamar acessível, com equipamento de série realmente completo em todas as versões.

Opel-ADAM-290346(1)

De uma maneira geral, o ADAM atrai clientes jovens, ou de espírito jovem, de ambos os sexos. São pessoas que querem que o automóvel reflita a sua personalidade. Essas pessoas valorizam a individualidade e a moda. Não se limitam a seguir tendências; criam-nas, também, de forma ativa, sendo por isso, tendencialmente, líderes de opinião.

O novo modelo foi desenvolvido na Alemanha – no Centro Internacional de Desenvolvimento Técnico em Rüsselsheim – e é produzido nesse país, na fábrica de Eisenach. A Opel atualiza continuamente as instalações de Eisenach, mantendo as linhas de produção à altura dos mais recentes padrões de tecnologia de fabrico de automóveis. A marca alemã investiu 190 milhões de euros no arranque de produção do ADAM, dos quais 120 milhões de euros destinaram-se à própria fábrica, para novos edifícios e novo equipamento de produção. A fábrica de Eisenach produz os modelos ADAM e Corsa.

ADAM no mercado português

A gama ADAM engloba versões agrupadas em três ‘ambientes’: Jam (estilo ativo), Glam (requintado) e Slam (desportivo). A partir destas é possível criar múltiplas variantes ADAM, explorando uma das características mais marcantes do modelo – a diversidade. Utilizando o configurador que a Opel disponibiliza na Internet (em www.opeladam.pt), é possível construir um modelo à exata medida de múltiplos gostos, criando um automóvel que pode ser, na verdade, quase único.

A personalização do pequeno citadino ‘fashion’ da Opel pode ser elevada a um expoente inédito, oferecendo mais de 60 mil combinações diferentes de decoração do exterior e cerca de 82 mil do interior. As opções são vastas, incluindo muitas cores de carroçaria e tejadilho, jantes de diferentes formatos e cores, painéis com vários temas e decorações, habitáculo com variados materiais, revestimentos e tipos de iluminação, incluindo motivos e texturas capazes de se ajustarem a um leque alargado de gostos e preferências.

Todos os ADAM em Portugal estão equipados de série com ar condicionado, volante forrado a couro, programador de velocidade, computador de bordo, espelhos de regulação elétrica, vidros elétricos, fecho centralizado de portas, jantes em liga leve e assistência ao arranque em subidas, entre muitos outros. Também no capítulo da segurança a lista de equipamento de série é extensa, integrando, por exemplo, programa eletrónico de estabilidade ESP, sistema de travagem antibloqueio ABS com controlo de travagem em curva, airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina.

O sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o automóvel está parado, é igualmente de série de todos os ADAM e representa um considerável contributo para a economia de combustível, especialmente na cidade. A média de consumo misto do novo ADAM 1.0 Turbo de 115 cv fixa-se em apenas 4,9 l/100 km.

A Opel mantém-se fiel à tradição de disponibilizar, em toda a sua gama, equipamentos inéditos e com elevado conteúdo tecnológico a preços acessíveis. A título de exemplo, refira-se que o ADAM inclui na lista de opcionais o sistema de estacionamento automático por pouco mais de 500 euros. Do lado mais personalizável do pequeno Opel pode destacar-se equipamento original como o forro de tejadilho ‘estrelado’, iluminado com 64 LED embutidos, disponível por apenas 280 euros.

Adotando uma estratégia comercial arrojada, a Opel fixou preços especialmente competitivos para toda a gama. O novo ADAM JAM 1.0 Turbo é proposto por 15.895 euros.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.