A ofensiva de modelos da Opel vai passar ao nível seguinte com o novo Opel Insignia, que tem estreia mundial marcada para o 65.º Salão Automóvel de Frankfurt (12-22 de Setembro de 2013). O topo de gama da Opel vai apresentar um habitáculo com novo ambiente e novas tecnologias, a par de um estilo exterior ainda mais atraente, numa interpretação mais sofisticada da premiada filosofia de design da ‘arte escultural aliada à precisão alemã’. Entre os novos motores de injecção directa, que atingem patamares superiores em potência e eficiência, destacam-se o turbodiesel 2.0 CDTI de baixas emissões de CO2 (99 g/km) e o novíssimo 1.6 Turbo a gasolina da nova geração, que vêm alargar a gama de motorizações da Opel. Graças à mais recente tecnologia, a nova variante 2.0 CDTI de 140 cv consome apenas uma média de 3,7 l/100 km. Este registo insere o Insignia na classe de eficiência A+. Este Insignia a gasóleo torna-se, assim, no automóvel mais eficiente da sua classe.
O Insignia recebeu também evoluções ao nível de chassis com o objectivo de optimizar o conforto. No habitáculo sobressai um novo painel de instrumentos com sistema de informação e entretenimento da geração mais recente, o qual permite a interligação de várias funções de telefones ‘smartphones’ e pode ser utilizado de forma simples e intuitiva com um ‘touchpad’ colocado na consola central.
«O bem-sucedido Insignia já conquistou mais de 500.000 condutores para a Opel. Com elegância e qualidade levadas ao expoente máximo, novos sistemas de infoentretenimento, motores exemplares e um design mais expressivo do que nunca, o novo Insignia vai certamente concentrar de novo as atenções deste segmento», antevê o Presidente Executivo da Opel, Karl-Thomas Neumann. «O nosso topo de gama está agora mais sofisticado e atraente. Mas não descura o essencial: oferecer a condutores e passageiros uma mobilidade confortável e segura, com tecnologias avançadas, a um preço atractivo.»
Novo tabliê com sistema de informação & entretenimento de nova geração
A evolução operada no habitáculo do Insignia centrou-se em três critérios: utilização simples e intuitiva, personalização do sistema de informação e entretenimento e, obviamente, conforto e segurança de condutor e passageiros.
A nova consola central foi drasticamente simplificada. Possui, apesar disso, um desenho sofisticado e acolhe uma série de funções e tecnologias avançadas. O novo sistema de informação e entretenimento precisa agora apenas de algumas teclas de comando. O mesmo é válido para o sistema de climatização.
O sistema de infoentretenimento de nova geração pode ser comandado através de um ecrã táctil policromático de 8 polegadas. A partir do ecrã inicial o condutor acede a todas as funções e submenus, que incluem estações de rádio, títulos de músicas, ligação para ‘smartphones’ ou sistema de navegação 3D, tudo isto através de algumas teclas, ou do ecrã táctil, do comando por voz ou do novo ‘touchpad’. O sistema de informação e entretenimento é personalizável, permitindo o armazenamento múltiplo de alinhamentos musicais, contactos telefónicos ou endereços de navegação.
O ‘touchpad’ está ergonomicamente integrado na consola central e oferece uma forma totalmente nova de acesso rápido e intuitivo ao sistema de infoentretenimento. A superfície iluminada e sensível ao toque responde imediatamente aos movimentos dos dedos e facilita a utilização do novo sistema de informação e entretenimento, sem distrair o condutor da evolução do tráfego. O ‘touchpad’ permite mesmo a inserção de letras e palavras, por exemplo, para procurar o título de um tema musical na base de dados ou de uma cidade no sistema de navegação.
Além disso, o condutor do Insignia pode comandar o sistema de infoentretenimento de nova geração com os comandos do volante – que surgem com novo desenho e uma disposição clara – ou com o comando de voz. A avançada função de reconhecimento de voz pode ser activada através de uma tecla no volante, permitindo o processamento de mais de um comando em simultâneo. Esta vasta série de opções de utilização é resultado da sofisticação do sistema de informação e entretenimento da nova geração.
Os melhoramentos na ligação homem-máquina incluem o novo desenho do painel de instrumentos, que integra um ecrã policromático de alta resolução, com 8 polegadas de diagonal. Além das leituras habituais, como a velocidade, as rotações do motor e o nível de combustível, o condutor pode regular e visualizar directamente informações de navegação, do telefone inteligente e das opções de áudio.
Novas gerações: turbodiesel de 99 g e motor SIDI Turbo a gasolina
O novo Insignia também firma uma posição de destaque nos capítulos de motores e chassis. O modelo da Opel foi desde sempre elogiado pelo conforto e pelo comportamento dinâmico, mas a nova edição ascende a um patamar superior. Os engenheiros da Opel introduziram uma série de melhorias no chassis e na direcção que resultaram na diminuição do ruído e das vibrações e num conforto ainda maior.
A gama de motorizações está declaradamente orientada para a performance. O novo 2.0 CDTI é um expoente da economia de combustível. Graças à mais recente tecnologia, a nova variante de 140 cv emite apenas 99 g/km de CO2 (versão Sports Tourer: 104 g/km de CO2) de acordo com a norma EG 715/2007. Este registo insere o Insignia na classe de eficiência A+, já que as versões de quatro portas com caixa manual de seis velocidades e sistema “Start/Stop” consomem apenas 3,7 litros de gasóleo a cada 100 km (variante Sports Tourer: 3,9 l/100 km), valores de referência nesta classe de automóveis. De igual modo, o novo 2.0 CDTI destaca-se com o débito de um elevado binário: 370 Nm.
A versão Diesel topo de gama é equipada com o 2.0 CDTI BiTurbo de 195 cv de potência. Este motor de elevada performance, equipado com dois turbocompressores que funcionam em sequência, debita um elevadíssimo binário de 400 Nm e distingue-se pela resposta vigorosa num amplo intervalo de regimes.
Do lado das motorizações a gasolina, o destaque vai para os dois motores sobrealimentados, dotados de injecção directa: o 2.0 Turbo, com 250 cv e binário máximo de 400 Nm, e o novo 1.6 SIDI Turbo da mais recente geração, com 170 cv e 280 Nm de binário. A sigla SIDI corresponde a Ignição por Faísca e Injecção Directa. Os dois motores são reconhecidos pelo elevado rendimento energético, pelo funcionamento extremamente suave e pela economia de combustível. Estão acoplados a caixas manuais de seis velocidades e possuem sistema “Start/Stop”, podendo ser encomendados em opção com uma nova caixa automática de seis velocidades de baixo atrito. A versão 2.0 SIDI Turbo está ainda disponível com tração dianteira ou às quatro rodas.
Nova evolução na linguagem de design da Opel
A nova edição Insignia assinala uma evolução da elogiada filosofia de design da Opel subordinada ao tema “arte escultural aliada à precisão alemã”. Nas novas linhas sobressaem a execução premium e a dinâmica, com uma secção dianteira mais baixa e larga para realçar visualmente o porte do Insignia. A grelha cromada surge mais larga e baixa do que anteriormente. A barra que envolve o logótipo da Opel é mais fina e inclui elementos horizontais que conduzem o olhar para os faróis de novo desenho. Consoante o nível de equipamento, os faróis podem integrar luzes bi-xénon com o sistema adaptativo AFL+. Os faróis surgem executados num preto brilhante, com elementos cromados incorporados que sublinham a sofisticação. A parte superior apresenta uma luz de condução diurna com LED economizadores de energia, na típica forma alada que marca o design da Opel. Os faróis de nevoeiro são combinados com amplas inserções a negro e elementos cromados que aumentam de espessura ao aproximar-se dos arcos das rodas. Desta forma, os desenhadores pretenderam realçar a largura da frente do automóvel e toda a sofisticação do Insignia.
Na secção traseira, o novo Insignia exibe linhas e formas equilibradas, surgindo também mais largo e mais baixo. A nova barra cromada surge mais abaixo na tampa da bagageira e inclui o logótipo da Opel, estendendo-se até aos grupos ópticos para incluir as discretas luzes de marcha-atrás. As luzes de presença e de travagem são de LED em todas as versões sedan. Outro traço característico comum a todas as versões de carroçaria é a típica forma de “asa” das luzes de presença.
O novo Opel Insignia oferece um vasto conjunto de tecnologias e equipamentos de segurança e conforto, incluindo avançados sistemas auxiliares baseados em múltiplos sensores, em câmara de alta definição e em radar, como o controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro, o alerta de veículo no ângulo cego, o alerta de colisão dianteira, o sistema da segunda geração de ajuda ao estacionamento, os bancos ergonómicos com o selo de homologação da AGR e o novo sistema de fecho centralizado e ignição sem chave “Open & Start”, entre muitos outros.
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ’round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017