Novo Opel Zafira Tourer 1.6 CDTI define valores de referência

Published On 30 de Agosto de 2013 | Novidades

Opel-Zafira-Tourer

O novo Opel Zafira Tourer 1.6 CDTI estreia o primeiro turbodiesel pertencente à novíssima geração de motores a gasóleo da Opel. Com mais potência, maior economia de combustível e menores emissões de CO2, tudo conjugado com refinamento muito pouco vulgar neste tipo de propulsores, o novo 1.6 CDTI da Opel alcança um desempenho que lidera em todos os parâmetros que definem um bom motor nesta classe. Equipado com sistema ‘BlueInjection’ de redução catalítica seletiva, este turbodiesel já cumpre a exigente norma de emissões Euro 6, sendo tão ‘limpo’ como um motor a gasolina.

Primeiro de uma nova família de motores turbodiesel da Opel, o novo 1.6 CDTI é o mais sofisticado motor Diesel alguma vez produzido pela marca. Capaz de debitar uma potência de 136 cv e um binário de 320 Nm, este motor compacto de quatro cilindros exibe a elevada potência específica de 85 cv por litro, que é inigualável na sua classe. Também notáveis são os baixos níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2, que se tornam valores referenciais no segmento.

O 1.6 CDTI distingue-se igualmente pelo funcionamento extremamente suave e silencioso, o que resulta de processos bem definidos de concepção e afinação destinados a atenuar ruídos e vibrações.

Desenvolvido na GM e na Opel por uma equipa global de engenheiros sedeados em Turim, Rüsselsheim e nos Estados Unidos, o sofisticado 1.6 CDTI vem ao encontro da crescente procura de motores de menor cilindrada mas mais potentes. O novo motor compete na classe dos motores turbodiesel médios (1.5 a 1.8), que cresce mais rapidamente no mercado.

«Com este novo motor passamos a ter condições para liderar o segmento», afirma João Falcão Neves, Diretor-Geral da GM Portugal. «À motorização sofisticada e às características inigualáveis de versatilidade e modularidade deste automóvel, decidimos acrescentar um nível de equipamento completíssimo. Se o Zafira Tourer já era reconhecido como modelar pelos especialistas e observadores do sector, não tenho dúvidas de que agora se tornará na referência absoluta entre os monovolumes de sete lugares», conclui João Falcão Neves.

O novo Opel Zafira 1.6 CDTI Cosmo é lançado no mercado português em Setembro, com um preço recomendado de venda ao público de 31.500 euros. O nível de topo Cosmo – o único na gama Zafira – possui equipamento de série completo, oferecendo, por exemplo, para-brisas panorâmico, ar condicionado electrónico de duas zonas, bancos forrados a couro e tecido, rádio-leitor de CD com entrada USB, sistema mãos-livre para telemóvel, espelhos retrovisores com aquecimento, espelho retrovisor interior electrocromático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva e sensor de controlo automático das luzes.

O segmento dos monovolumes compactos de sete lugares foi criado pela Opel em 1999, com o primeiro Zafira. Hoje, o Zafira Tourer resulta de uma ampla reinterpretação a que foi submetido o famoso conceito original Flex7 de modularidade do habitáculo, o que permite estabelecer novos padrões de flexibilidade e ambiente interior. A Opel desenvolveu um monovolume que alia de forma ideal a funcionalidade e o bem-estar. Para o novo Zafira Tourer, a marca foi buscar ao Insignia muitos valores qualitativos de excelência, acompanhados de tecnologias inovadoras e de design atraente e dinâmico.

A evolução da terceira geração do Opel Zafira vai além do sistema ‘Lounge’ de configuração de bancos, e além da versatilidade que é habitual num automóvel familiar. A qualidade global situa-se a um nível superior e resulta em bem-estar maximizado graças ao design sofisticado, ao habitáculo espaçoso, ao chassis evoluído e às tecnologias inovadoras que elevam os patamares de conforto e segurança.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.