Menu Fechar

Novo Passat Variant em testes finais

Ao conceber o novo Passat Variant, a Volkswagen explorou plenamente o potencial da matriz transversal modular na sua nova fase de desenvolvimento – MQB evo, abreviadamente. Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca responsável pelo Desenvolvimento: “Com o novo Passat, demos grande importância ao elevado conforto de condução e de viagem que os clientes sentirão imediatamente. Entre outras coisas, isto é assegurado pela maior distância entre eixos e pelo novo controlo adaptativo do chassis com amortecedores de duas válvulas. Ao mesmo tempo, o nosso novo conceito de ecrã e operação é muito intuitivo. Os bancos de massagem com controlo climático ilustram o nosso padrão premium no interior”.

A arquitetura interior foi redesenhada com base num novo conceito. Graças aos materiais de elevada qualidade e a um isolamento acústico eficaz, a qualidade e o conforto gerais são elevados a um novo patamar. Os bancos dianteiros ergoActive estarão disponíveis como opção. Estes bancos dispõem de regulação eléctrica (até 14 vias, consoante o modelo e o equipamento), bem como de funções de massagem e de ar condicionado com diferentes configurações.

Novo conceito de ecrã e operação. A nova arquitetura do interior do Passat Variant implementa sistematicamente o feedback dos clientes da Volkswagen com o objetivo de tornar a operação tão intuitiva quanto possível. Por isso, o Passat Variant será lançado com um novo cockpit e um novo sistema de info-entretenimento. O novo ecrã de infoentretenimento de série mede 32 cm (12,9 polegadas). Haverá também um novo ecrã de 38 cm (15 polegadas) como opção ou dependendo do equipamento. Os selectores tácteis retroiluminados encontram-se por baixo do ecrã do sistema de informação e lazer e são utilizados para regular funções como a temperatura interior e o volume de som. A Volkswagen oferece ainda, como opção, um novo head-up display que projecta a informação no para-brisas e, assim, no espaço virtual à frente do veículo. Além disso, o volante multifunções volta a ter botões – para facilitar ainda mais a operação.

Mais espaço na traseira. O novo Passat Variant é muito maior do que o seu antecessor. O novo comprimento (mais 14 centímetros) aumenta o espaço para as pernas em mais 5 centímetros. A capacidade da bagageira é também aumentada em 40 litros para 690 litros (quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros), e ainda em 140 litros para 1920 litros quando o banco traseiro é rebatido.

Novo DCC Pro e integração do Vehicle Dynamics Manager. Numerosas medidas individuais melhoram o equipamento de funcionamento do novo modelo: maior rigidez de curvatura e maior força lateral de direção do eixo traseiro de quatro elos (maior estabilidade do eixo traseiro e, portanto, maior segurança de condução), uma nova configuração de direção eletromecânica, barras anti-rolamento e amortecedores modificados e adaptações para diferentes jantes. A relação de direção mais direta e a distância entre eixos mais longa do Passat Variant têm um efeito positivo adicional nas características de condução.

A Volkswagen também oferece uma geração mais desenvolvida do controlo adaptativo do chassis para o seu best-seller: o DCC Pro opcional com amortecedores de duas válvulas. Este sistema reage continuamente ao piso e à situação de condução, tendo em conta parâmetros como a direção, a travagem e as manobras de aceleração. O amortecimento ideal é calculado para cada roda e ajustado nos amortecedores em fracções de segundo. O condutor tem a opção de ajustar o DCC de acordo com as suas preferências individuais – de muito confortável a muito desportivo. Por outras palavras: mais conforto e mais dinâmica.

O Vehicle Dynamics Manager também faz parte do equipamento de série – um sistema MQB que fez a sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios electrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. Graças ao Vehicle Dynamics Manager, o comportamento é mais neutro, estável, ágil e preciso através de intervenções nos travões específicas para cada roda e da regulação selectiva da dureza dos amortecedores.

Para uma iluminação potente da estrada. Nos seus pacotes de especificações premium, o Passat Variant será oferecido com uma nova geração de faróis de matriz LED IQ.LIGHT. Estes potentes faróis são mais planos do que a versão anterior e possuem um novo feixe principal de alto desempenho com um alcance de cerca de 500 metros. Na traseira, o novo modelo possui uma faixa horizontal contínua de LEDs para os grupos de luzes traseiras.

TDI, TSI, eTSI e eHybrid. Graças à tecnologia MQB evo, o novo Passat Variant pode ser equipado com diferentes tipos de propulsão. Será proposto com motores turbodiesel (TDI), motores a gasolina turboalimentados (TSI), motores a gasolina turboalimentados híbridos suaves (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid). A autonomia eléctrica das novas unidades híbridas plug-in foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento. Além disso, o carregamento em corrente alternada será mais rápido em todas as versões eHybrid e, pela primeira vez, o carregamento em corrente contínua também será possível de série.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.