A Porsche está a preparar meticulosamente o novo Cayenne para o lançamento. Entretanto, os protótipos e veículos de pré-produção estão a ser submetidos a testes de resistência desafiantes para garantir que cumprem os elevados padrões de qualidade da Porsche.
Estugarda. Após o lançamento em 2017, a Porsche vai melhorar a terceira geração do Cayenne com medidas que incidem nos motores, chassis, design, equipamento e conectividade. “É uma das melhorias de produto mais extensas da história da Porsche”, diz Michael Schätzle, Series Manager. Para além de realinharem o portfólio, os engenheiros do Porsche Development Centre em Weissach fizeram uma grande revisão ao sistema de chassis do Cayenne. O objetivo passou por alcançar uma amplitude ainda maior entre a performance típica da Porsche em estrada, conforto em longas distâncias e capacidade off-road. Assim, o novo Cayenne vai apresentar, entre outras novidades, um novo chassis semi-ativo. Adicionalmente, o condutor e passageiros serão contemplados com um novo conceito de digitalização e operação com funções de conectividade melhoradas. A tecnologia inovadora na iluminação, com os faróis HD-Matrix LED, aumenta o conforto e a segurança do novo Cayenne.
Testar cada modelo até ao limite antes do lançamento
Com tantas tecnologias novas, foi necessário realizar testes complexos e elaborados para afinar de forma perfeita os componentes, sendo que a grande maioria dos mesmos são completamente novos. “Submetemos o novo Cayenne a um programa de testes completo e abrangente, tal como se o tivéssemos desenvolvido do zero”, explica Ralf Bosch, Test Manager. Em conjunto com as simulações virtuais, que são cada vez mais precisas, os testes em situações reais continuam a ser a prioridade para a Porsche. É o teste para saber se algum modelo novo está pronto para o lançamento. Durante o que chamamos de teste completo ao veículo, o objetivo passa por assegurar a estabilidade das operações e a funcionalidade de todos os componentes e sistemas – em situações experienciadas pelos clientes e muito para além delas. Durante os testes de resistência, a vida de um veículo é simulada sob condições difíceis que, nas mãos dos clientes, serão raramente experimentadas. Em condições de utilização diária, os veículos completam mais de 200.000 quilómetros, no espaço de poucos meses, em ambiente urbano, em estradas rurais e autoestradas.
Para simular condições extremas, os protótipos também viajaram pelo mundo, com o objetivo de pôr à prova a qualidade e durabilidade em diferentes zonas climáticas. Para o novo Cayenne, os testes foram realizados na Ásia, África, Europa e América do Norte. No total, foram percorridos mais de quatro milhões de quilómetros. “O que exigimos do novo Cayenne nos duros testes off-road em Espanha, nas desafiantes dunas de areia em Marrocos, ou durante a condução dinâmica em pistas de gelo na Finlândia e no Nürburgring Nordschleife, não é algo que presumimos que muitos clientes alguma vez farão”, diz Dirk Lersch, o líder da equipa de construção e testes de protótipos para o Cayenne. “Mas qualquer pessoa que compre um Porsche deve saber que ele suporta cargas elevadas – independentemente da superfície em que é conduzido”.
O novo Porsche Cayenne será apresentado durante a primavera deste ano.
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