Menu Fechar

NOVO RECORDE DE NÜRBURGRING PARA O PORSCHE TAYCAN

Nunca antes um automóvel elétrico de produção conseguiu uma volta tão rápida ao circuito de Nürburgring Nordschleife: o piloto de desenvolvimento da Porsche, Lars Kern, demorou apenas sete minutos e 33 segundos a realizar uma volta ao circuito no Taycan Turbo S. O desportivo elétrico que realizou o tempo está equipado com o novo kit Performance e com Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) e, para além da célula de segurança e bacquets de competição obrigatórias, trata-se de um veículo de produção de série. De referir que esta unidade conta com o mesmo peso do veículo de série. Um notário esteve presente para certificar o novo tempo recorde no circuito com 20,8 quilómetros na região alemã de Eifel, enquanto a TÜV Rheinland confirmou que o automóvel que conquistou o recorde era um modelo de produção.

O kit Performance inclui jantes RS Spyder de 21 polegadas com pneus Pirelli P Zero Corsa, aprovados para circulação na via pública, que estão agora disponíveis para o Taycan. O composto deste pneu é semelhante ao utilizado na competição. Outro elemento do kit Performance é uma atualização de software focado no Porsche 4D Chassis Control para que este funcione em harmonia com os pneus desportivos. O sistema analisa e sincroniza, em tempo real, todos os sistemas de chassis do Taycan. “No passado, apenas os superdesportivos puros entravam nos 7:33”, diz Kern. “Com o novo kit Performance consegui forçar ainda mais, e o veículo estava ainda mais preciso e ágil”. 

O kit Performance está disponível através do Porsche Tequipment. Atualmente apenas é vendido na Alemanha e exclusivo para o modelo Taycan Turbo S (MY23). A produção deste ano modelo começou em julho de 2022, enquanto o kit Performance deverá estar disponível a partir do final do ano. O plano passa por instalar o kit após a entrega do veículo, na oficina da Porsche em Zuffenhausen. O preço do kit Performance é de 13.377,32 euros, mais IVA. A garantia do fabricante não é afetada.

Os pneus desportivos têm como principal função a condução em circuito. Assim, os proprietários podem mudar para os pneus de estrada de série a qualquer altura. Não é necessário restaurar o software original do chassis após a troca para os pneus de série.

“Estamos encantados pelo recorde de Nürburgring para veículos elétricos estar novamente nas mãos da Porsche”, diz Kevin Giek, Vice President Model Line Taycan. “Este tempo não só mostra o potencial do nosso novo kit Performance, mas também confirma mais uma vez os genes de automóvel desportivo do Taycan”. A elevada potência do Turbo S, de até 460 kW (625 CV), foi um fator-chave para o sucesso. Com Launch Control ativo o veículo atinge até 560 kW (761 CV) desde o arranque.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.