Menu Fechar

Novo Renault Twingo

Novo Renault Twingo

Vinte anos após ter revolucionado o segmento dos automóveis citadinos com um modelo que ficou para a história, a Renault reinventa o Twingo. Partindo de uma folha em branco, os engenheiros e designers da Renault foram buscar a inspiração à herança deixada pelo Twingo original e pelo Renault 5. O resultado é um novo modelo, ágil, inovador e muito divertido de conduzir. Hoje a Renault revela os encantos do novo Twingo, um pequeno automóvel de grande personalidade.

A original génese de um projecto em parceria com a Daimler
Em 2008 a Renault decidiu criar o futuro Twingo que deveria ter o espirito de inovação do Twingo original de 1992. “Recriar” o espírito de um modelo icónico, que é um dos ímbolos da criatividade da marca Renault, era um desafio de monta.

O objectivo era o de criar um pequeno automóvel citadino com maior habitabilidade e maior agilidade reduzindo o seu tamanho. E é assim que nasce a ideia de uma arquitectura com motor traseiro apesar dos custos de desenvolvimento que tal solução implicaria.

É neste contexto que a Renault se cruza com a Daimler que, por seu lado, reflectia sobre os seus futuros modelos Smart de 2 e 4 lugares. Após várias trocas de pontos de vista é assinado, em 2010, um acordo de cooperação estratégica entre as duas empresas que oficializou o início de um projecto de co-desenvolvimento do Novo Twingo e dos futuros Smart de 2 e 4 lugares.

Novo Renault Twingo_traseira

Uma arquitectura de motor traseiro que garante a agilidade e a habitabilidade
Posicionar o motor na parte traseira é uma vantagem significativa num pequeno automóvel visto libertar o trem dianteiro e permitir melhorar fortemente o raio de viragem. O Novo Twingo tem, por isso mesmo, uma manobrabilidade surpreendente. A arquitectura de motor traseiro liberta igualmente espaço a bordo. Com uma face dianteira de menores dimensões e as rodas posicionadas nos 4 cantos, o novo Twingo possui uma habitabilidade e uma distância entre eixos dignas do segmento superior.

Graças à sua surpreendente agilidade e habitabilidade o Novo Renault Twingo oferece as mesmas “bases” do Twingo original revelado no Salão de Paris de 1992.

Uma personalidade extravagante
No prolongamento dos concept cars Twin’Z e Twin’Run, revelados em 2013, o Novo Twingo tem uma forte personalidade.

Tal como na primeira geração o Novo Twingo, revela-se através de uma palete de quatro cores “pop” (azul claro, branco, amarelo e vermelho), um inequívoco sinal de que o espírito Twingo está de volta!

Alguns elementos de design inspiraram-se directamente no Renault 5: as formas vincadas e a inclinação acentuada da porta traseira que lembra o famoso R5 Turbo de motor traseiro que marcou a sua época. A dianteira apresenta os códigos da nova identidade da marca Renault com um logotipo bem visível sobre fundo preto. O Novo Twingo possui uma frente expressiva reforçada pelos dois faróis diurnos de LED que combinam a tecnologia com um “piscar de olhos” às gerações anteriores.

Novo Renault Twingo_frente

Estes elementos de design conferem ao Novo Twingo um ar simpático e robusto com uma assinatura luminosa que enfatiza a forte personalidade deste pequeno citadino.

A original porta traseira vidrada do Novo Twingo confere uma modernidade e um caracter bem vincado a toda a secção traseira.

O Novo Twingo é mais polivalente propondo, pela primeira vez, uma carroçaria de 5 portas com detalhes que se inspiram no sucesso do Novo Clio : um perfil fluido graças aos puxadores traseiros dissimulados e as possibilidades de personalização que combinam as cores da carroçaria com elementos de decoração exteriores como os retrovisores, as protecções laterais ou ainda os strippings. Estas escolhas de cores e personalização permitem ao Novo Twingo encarnar várias personagens: feminina ou masculina, urbana ou desportiva.

“O Novo Renault Twingo foi inspirado não só no Twingo original mas também no R5. É uma interpretação moderna de um automóvel urbano e inovador em termos de estilo e de arquitectura. O Novo Renault Twingo é um citadino divertido, lúdico e vibrante”
Laurens van den Acker – Director do Design Industrial da Renault

O Coração do Novo Twingo
No próximo dia 4 de Março, no Salão de Genebra, será revelado o interior, o coração do Novo Twingo.

À semelhança do design exterior, a equipa de design do Novo Twingo baseou-se na herança das anteriores gerações para oferecer uma habitáculo colorido, engenhoso e prático.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.