Menu Fechar

Novo SEAT Ateca

A SEAT apresenta o seu primeiro SUV. O novo Seat Ateca destaca-se pela combinação única entre design, dinâmica, condução divertida, versatilidade urbana e caráter útil. Conetividade de topo, sistemas de assistência de última geração e propulsores de elevada eficiência estão entre os pontos de maior destaque do Ateca perante os concorrentes SUV deste segmento. Acabamentos fora de série, produção precisa e muito atrativa relação preço/qualidade fazem do Ateca um puro SEAT. E apesar da sua presença, é ágil, preciso e divertido de conduzir. O Ateca faz de cada quilómetro no dia-a-dia uma nova experiência.

“O SEAT Ateca é perfeito para o estilo de vida urbano. Tem um design atrativo e dinâmico, exala qualidade e versatilidade em todos os detalhes. E, acima de tudo, apresenta um caráter único,” diz Luca de Meo, Presidente da SEAT, S.A. “O nosso primeiro SUV marca o início de uma nova era para a SEAT. O Ateca é uma clara evolução do DNA do Leon que reforçará o sucesso da gama Leon. A SEAT é uma marca em movimento.”

SEAT ATECA

Quando o SEAT Ateca chegar ao mercado na próxima primavera trará logo uma ampla variedade de versões. A escolha entre os potentes motores turbo TSI a gasolina e os TDI Diesel vai dos 85 kW / 115 CV aos 140 kW / 190 CV, com tração dianteira ou às quatro rodas, com caixa de velocidades manual ou de dupla embraiagem DSG. E o leque de tecnologia disponível contempla dos faróis full-LED às mais sofisticadas ajudas de condução como o Assistente de Trânsito (jam assist) ou o novo Assistente de Emergência, passando pelo conjunto de tecnologias de última geração para as soluções de “infotainment” com ecrã de 8 polegadas e conetividade Full Link. Em três níveis de equipamento, o Ateca XCELLENCE ocupará a posição de topo com cores e materiais de elevadíssima qualidade.

“O Ateca é um veículo de pura emoção com design marcante SEAT e qualidade interior excecional. Naquele que é o nosso primeiro SUV juntámos um impressionante conjunto de tecnologias e inovações que garantem segurança e utilidade mas, ainda melhor, uma dinâmica e envolvência de condução única,” diz Dr. Matthias Rabe, Vice Presidente da SEAT, S.A., responsável pelo I&D. “Vamos certamente marcar um novo patamar de exigência no segmento com o Ateca: leve, preciso e espantosamente eficiente tanto em estrada como fora dela.”

Mantendo a tradição SEAT, o Ateca recebe o nome de um marco geográfico espanhol. Ateca é uma cidade que fica a oeste de Saragoça, no coração da Península Ibérica.

SEAT ATECA

Seat Ateca: Design – 100 por cento SEAT e 100 por cento SUV
O design do Ateca é inconfundível. Também como SUV, a linguagem de design SEAT é uma combinação impressionante de dinamismo e funcionalidade. Elementos como a grelha trapezoidal, as linhas salientes com um raio mínimo e vincos marcados e a assinatura triangular das luzes, são pontos icónicos, por exemplo no Leon. Porém, todos os detalhes foram potenciados para um nível seguinte no Ateca.

A secção dianteira do Ateca é 100 por cento SEAT e também 100 por cento SUV. A grande grelha sobressai em presença, enquanto as luzes bem delineadas e as marcantes entradas de ar não deixam qualquer dúvida quanto às credenciais dinâmicas do Ateca. Ao mesmo tempo, como SUV, apresenta-se com linhas musculadas e sólidas que inspiram robustez.

Faróis Full-LED com assinatura
Os elementos típicos da SEAT incluem os opcionais Full-LED com a sua luz extremamente clara e brilhante. Combinada com a assinatura triangular das luzes diurnas, a presença do conjunto é inconfundível. No Ateca, os piscas também fazem parte da assinatura luminosa.

Tecnologia de topo e a experiência emocional andam de mãos dadas no SEAT Ateca. Um dos exemplos é a “Iluminação de presença”. Assim que destranca as portas, os LED nos espelhos exteriores iluminam a área junto às portas, projetando o nome do Ateca e a sua silhueta no solo.

O perfil traduz claramente a dinâmica e a performance do novo SEAT. As linhas marcantes e de traço preciso moldam as formas, como no caso da secção que envolve as portas, mostrando o toque e a sensibilidade dos designers, mas também enaltecendo as qualidades dos especialistas que fazem as ferramentas e da produção SEAT.

Interior refinado e com caráter desportivo
O interior harmoniza em completo com o design exterior. O habitáculo combina uma elegância refinada com caráter dinâmico, reunido na sensação de qualidade, robustez e segurança tão do agrado dos condutores dos SUV. Exemplos fundamentais são a posição de condução elevada, a visibilidade para o exterior com os limites da secção dianteira bem demarcados e a presença das robustas molduras das portas.

O tablier segue uma linha horizontal orientada para o condutor. Os comandos estão agrupados de forma próxima, enquanto os mostradores, como o ecrã central com as suas 8 polegadas, estão à distância de um olhar. A consola central é mais um exemplo de como o Ateca combina a impressão de proximidade e solidez dos controlos com a sensação desportiva de um comando curto da caixa de velocidades.

Excelente aproveitamento de espaço com muita arrumação
Com um comprimento exterior de 4,36 metros, o Ateca garante o melhor aproveitamento de espaço no segmento, com o máximo aproveitamento do espaço em comprimento com 510 litros disponíveis na bagageira na versão normal e com 485 litros nas variantes com tração integral. A carroçaria destaca-se não apenas pela sua versatilidade, mas também porque consegue-o com um design fluido. Embora muito rígido, o Ateca está entre os mais leves no seu segmento, garantindo um comportamento ágil, e não apenas no trânsito urbano.

Tecnologia – os destaques inovadores do ATECA
Logo que o condutor se instale a bordo, um círculo de luz à volta do botão “start” pulsa como um coração, mostrando que o Ateca está pronto para dar vida à próxima aventura. O Perfil de Condução SEAT está à disposição para ajustar as preferências de condução, condições da estrada e preferências pessoais.

O leque de sistemas inovadores na assistência à condução é imenso. Um dos exemplos é o Assistente de Trânsito: esta função de assistência torna muito mais cómodo o movimento de pára-arranca nas filas de trânsito. A este ritmo de engarrafamento, o Seat Ateca vira, acelera e curva automaticamente dentro de certos limites do sistema. A velocidades mais elevadas até aos 60 km/h, o sistema ajuda a manter a velocidade e a trajetória na faixa de rodagem. Uma nova função de segurança é o Assistente de Emergência: Se o condutor ficar inativo durante um certo período, o veículo emite um sinal visual, depois acústico, seguido, por último, por toques breves nos travões. Se mesmo assim não houver reação, o Seat Ateca abranda até à paragem total dentro da faixa de rodagem. Outros elementos técnicos são o Cruise Control automático ACC, o Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, a deteção de ângulo morto, o Assistente de Trânsito à retaguarda e o Top View (visão 360º).

O nível mais elevado de conetividade
A conetividade é uma constante no mundo digital e uma exigência crescente no estilo de vida moderno e urbano de muitas pessoas. O SEAT Ateca garante o maior nível de conetividade, assegurando a última geração dos sistemas de “infotainment” Easy Connect, SEAT Full Link e o exclusivo SEAT ConnectApp: Media System plus, com o ecrã de 8 polegadas é a estrela da consola central, que pela primeira vez no SEAT Ateca pode incluir a função de carga de telemóvel sem fios: Carregador de telemóvel Wireless. O SEAT Full Link garante a conetividade de, virtualmente, todos os smartphones, ao incluir os sistemas MirrorLink e Full Link que asseguram as funções do Apple CarPlay e Android Auto.

Dinâmica – Diversão de condução única
A condução extraordinariamente divertida faz parte da alma da marca SEAT. O Leon, em particular, combina a precisão e agilidade, o conforto e a segurança, tão apreciados nas reações dos clientes e nos resultados dos imensos testes comparativos realizados por jornalistas de toda a Europa. O Ateca não promete menos nesta combinação. O caráter compacto, os motores potentes e a suspensão meticulosamente afinada, reúne performance e agilidade de uma forma única que marcará um novo nível entre a concorrência SUV. E ajusta-se plenamente a um estilo de vida urbano e versátil.

A dinâmica do Ateca alimenta-se de um amplo leque de unidades motrizes. Todas sobrealimentadas. Com potências entre os 85 kW / 115 CV e os 140 kW / 190 CV com valores impressionantes de binário em toda a gama, asseguram toda a performance desejada. A oferta dos motores Diesel começa no 1.6 TDI com 115 CV. O 2.0 TDI está disponível com 150 CV ou 190 CV. Os valores de consumo oscilam entre os 4.3 e os 5.0 litros / 100 km, com valores de CO2 entre os 112 e 131 gramas / km. O motor de entrada é o 1.0 TSI com 115 CV. O 1.4 TSI traz a desativação de cilindros em regimes de carga parcial e debita 150 CV. Os consumos e as emissões destes motores ficam entre os 5.3 e os 6.2 litros e entre os 123 e 141 gramas.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.