Novo SEAT Ibiza – Tecnologia de ponta

Published On 7 de Maio de 2015 | Tecnologia

001NEWIBIZA

A SEAT lança o Novo Ibiza com um vasto leque de inovação tecnológica. Novos motores, personalização de equipamento, sistemas de segurança adicional e, acima de tudo, um completíssimo sistema de conetividade e de infotenimento de última geração, fazem do Ibiza uma das melhores e mais polivalentes propostas da classe. Os novos elementos de ligação ao solo elevam o conforto a um nível inédito, enquanto o redesenhado habitáculo adiciona ainda mais qualidade visual e de acabamento. Mas num aspeto o Ibiza quase não mudou – o design emocionante e dinâmico, excecionalmente tão atraente, continua a ser um dos principais motivos de compra do compacto espanhol.

“O novo Ibiza, que chegará aos concessionários no final do verão de 2015, reforçará o atual momento de sucesso da SEAT. É o primeiro exemplo de “Leonização” dos nossos produtos, aplicando a bem sucedida formula Leon a todos los modelos da nossa gama.A par da eficiência e da segurança, aplicámos especial ênfase na temática da conetividade. O novo Ibiza faz agora parte do mundo ligado em rede,” afirma Jürgen Stackmann, Presidente e CEO da SEAT S.A. “O Ibiza é o modelo de maior sucesso na SEAT, com mais de cinco milhões de unidades vendidas em todo o mundo nos últimos 30 anos. Com uma média de idades de 43 anos, o Ibiza tem uma base de clientes muito jovem, incluindo uma faixa de clientes do sexo feminino de baixa faixa etária muito acima da média.”

A conetividade é um fator central no mundo atual – e um ponto fundamental no desenvolvimento dos modelos SEAT. No novo Ibiza, o construtor espanhol recorre à segunda geração do seu sistema de Infotainment Easy Connect. Os novos Media System plus e Navi System podem ver ativadas as funções MirrorLink, que garantem a integração perfeita do smartphone com o sistema de infotenimento do automóvel. O sistema MirrorLink permite explorar as funcionalidades do telefone e de um largo leque de aplicações do interior do veículo. Aproveitando esta versatilidade de ligações, a SEAT criou a sua própria App para o sistema MirrorLink: a SEAT DriveApp que permite conectar quase todos os dispositivos móveis para utilizados.

A conectividade Full Link( MirrorLink, Android Auto and Apple CarPlay) entre o sistema Easy Connect e o novo Ibiza significa que os seus condutores estarão sempre ligados, seja qual for o telemóvel que usem, mantendo toda a concentração na condução. Paralelamente a esta conetividade, a SEAT assinou um acordo com a SAMSUNG com vista ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam a total conetividade em todos os modelos SEAT.

“Com o novo Ibiza inauguramos um capítulo no tema da conetividade. Os nossos clientes poderão manter o seu estilo de vida digital mesmo quando em viagem na estrada. Mas o nosso mote continuará a ser a segurança e a simplicidade de utilização,” adianta o Dr. Matthias Rabe, Vice-presidente da SEAT para o departamento I&D. “Com os novos motores o Ibiza tornou-se consideravelmente mais confortável mas ainda muito dinâmico, contando com a sua ágil suspensão e os novos sistemas de assistência à condução para tornar-se uma das mais modernas e atrativas propostas do mercado.”

O Design exterior do Ibiza de cinco portas, de três portas ou SC Sport Coupé e da carrinha Ibiza ST Sport Tourer mantém-se absolutamente atualizado e muito acarinhado pelos compradores e potenciais clientes. As alterações foram, portanto, limitadas aos faróis com luzes de dia em LED, ao novo design nas jantes de 16 e de 17 polegadas, e às novas cores Cinzento Moonstone e Vermelho Chilli.

011NEWIBIZA

Habitáculo significativamente melhorado
O novo design do interior assenta num conceito que visa destacar os elementos individuais ao gosto dos olhos de cada passageiro num equilíbrio harmonioso entre aparência, funcionalidade e precisão em cada curva ou em cada superfície do interior.

As proporções horizontais e a orientação do painel de instrumentos para o condutor contribuem para o prazer de condução, que sai também reforçado com a ergonomia dos comandos revestidos em superfícies suaves.
A atenção ao detalhe sobressai em cada centímetro – no volante, nas saídas de ventilação, no painel de instrumentos, no módulo da consola central e no rádio.

Os novos processos de comunicação foram desenvolvidos para melhorar a relação entre o condutor e a tecnologia, criando e simplificando as funções exatamente à medida das necessidades do utilizador, enquanto o ecrã central confirma a informação essencial ao condutor.

O design interior resultante reflete um produto inspirado e concebido no ambiente que nos rodeia, Barcelona, evidenciando uma simplicidade formal no carácter arrasador que sublinha a nossa imagem de marca.

Novo nível de personalização
O novo Ibiza é tão variado e colorido como a própria vida. Os novos Colour Pack disponíveis para toda a família Ibiza garantem possibilidades inéditas de personalização. O modelo compacto de Barcelona ajusta-se na perfeição a todos os estilos individuais. Os Colour Pack sublinham uma presença brilhante. Bismuth, um elegante castanho policromático, está entre esses exemplos, tal como o Velvet, um tom rico e suave de púrpura. É também oferecido um poderoso vermelho, um discreto cinzento e ainda o branco, preto e o azul – o Colour Pack ajusta-se a todas as preferências.

Cada opção Colour Pack inclui um leque de elementos condizente com a respetiva cor. No exterior, o contorno da grelha do radiador e os retrovisores externos brilham pintados em púrpura, cinzento Atom ou numa das restantes tonalidades. No interior, os aros das saídas de ventilação e os apontamentos de cor no volante e no punho da alavanca de caixa de velocidades fazem parte do Colour Pack, tal como as riscas nos encostos dos bancos. Realce ainda para as jantes de liga leve de 16” e 17” pintadas em duas cores. Há um vasto número de combinações possíveis entre as cores do Ibiza e as tonalidades do Colour Pack.

Com três carroçarias distintas, três níveis de equipamento e um amplo leque de motores e de opções de equipamento, há um Ibiza para cada gosto e necessidade.

Novos dispositivos de segurança
A sonolência ao volante continua a ser uma das causas de acidentes graves. O novo sistema de deteção de fadiga no SEAT Ibiza reconhece a diminuição na concentração do condutor com base nos movimentos exercidos no volante, alertando o condutor atempadamente. Outro dos novos sistemas de segurança é o de travagem automática pós colisão. Atuando depois de um embate inicial, este sistema diminui a energia cinética. Se o primeiro embate ativar o airbag, o programa eletrónico de estabilidade faz atuar os travões e liga as luzes de perigo.

Nova geração completa de motores
O SEAT Ibiza recebe uma totalmente nova geração de motores a gasolina e TDI. O motor de entrada a gasolina é um três cilindros naturalmente aspirado com 1.0 litros, que desenvolve 55 kW (75 CV); ou 70 kW (95 CV) ou 81 kW (110 CV) nas versões sobrealimentadas TSI. Com um binário máximo de 160 ou mesmo 200 Nm, o 1.0 TSI tem uma força impressionante. No nível seguinte está o 1.4 TSI ACT com gestão ativa de cilindros. Os seus 110 kW (150 CV) de potência e os 250 Nm de binário asseguram uma enorme diversão ao volante, além de que a desativação de cilindros em situações de cargas parciais do motor reduz o consumo a 4.8 litros no ciclo combinado (todos os valores referem-se ao Ibiza).

Máxima eficiência
Os blocos de três e quatro cilindros cumprem, claro, as últimas normas de emissões EU6 e acompanham excelentes valores de consumo e de emissões em qualquer utilização. Um exemplo é o 1.0 TSI Ecomotive de 70 kW (95 CV) e com um consumo médio de apenas 4.1 litros aos 100 quilómetros, o que corresponde a 94 gramas de CO2 por quilómetro. Entre as novas motorizações de três cilindros Diesel, o 1.4 TDI com 55kW (75 CV) assegura um consumo de 3.4 litros, que equivale a emissões de 88 gramas por quilómetro. Nenhuma das outras motorizações TDI, com 66 kW (90 CV) ou 77 kW (105 CV) consome mais de 3.8 litros.

O TSI com 81 kW e o TDI com 66 kW estão opcionalmente disponíveis com a confortável caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG. O sistema start/stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, está disponível em todos os SEAT Ibiza da nova geração.

Diversão de condução com mais conforto
O Ibiza sempre recebeu os melhores elogios na dinâmica e na diversão de condução. Nesta nova geração o Ibiza ganhou precisão com um sistema elétrico de direção mais sensível. Mais marcante, todavia, é o novo comportamento dinâmico, melhorado graças às molas, amortecedores e barras estabilizadoras com calibração recalculada.
O sistema opcional Perfil de Condução SEAT controla o amortecimento adaptativo. Há dois parâmetros disponíveis – com afinação mais confortável ou desportiva. O botão Comfort/Sport também ajusta a assistência da direção.

infotenimento de última geração
A mais recente geração de sistemas de infotenimento comandados no ecrã sensível ao toque e integrado no Sistema de Navegação pode receber sinal de rádio digital DAB e reproduzir música de um iPod ou de um smartphone via entrada USB ou através de emparelhamento por Bluetooth.

Os comandos por voz estão integrados no MediaSystem Plus e a integração do smartphone através do MirrorLink pode também ser selecionada para uma conetividade perfeita em viagem.

Para um som rico e cheio, há o SEAT Sound System. Inclui seis colunas, uma caixa de subwoofer de dez litros na bagageira e um amplificador adicional que permite ajustes individuais, através do menu do som, de forma a satisfazer o mais exigente dos ouvidos.

Quatro sensores ultrassons opcionais à frente e atrás garantem o controlo de proximidade a obstáculos durante o estacionamento, com avisos acústicos e visuais através do ecrã central. Uma câmara de marcha atrás também está disponível, em opção. É uma preciosa ajuda ao estacionamento graças às linhas-guia ativas que preveem a trajetória do veículo no monitor.

Perfeito para um estilo de vida ativo
O Ibiza está disponível em três carroçarias distintas: cinco portas, Ibiza SC Sport Coupé e Ibiza ST Sport Tourer. A carrinha, em particular, garante um surpreendente nível de versatilidade considerando o seu formato compacto. E mesmo com o seu design desportivo, o espaço para bagagem é muito generoso, com um volume entre os 430 litros e um máximo de 1,164 litros. Para os que têm uma vida ativa, há até espaço para duas bicicletas, retirando as rodas dianteiras, claro.

A versão de acesso Reference já garante todos os principais elementos de segurança e de conforto. No patamar seguinte está o nível Style, com ar condicionado e ecrã a cores sensível ao toque entre o equipamento de série. O Ibiza FR assina a sua presença com um design marcante à frente, atrás e nas jantes específicas.
Mais do que nunca, o novo Ibiza também pode ser personalizado ao estilo e gosto das preferências individuais, escolhendo entre um vasto leque de cores, opções e acessórios.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.