Novo SEAT Leon CUPRA

Published On 18 de Fevereiro de 2014 | Geral

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Depois de termos aqui divulgado em primeira mão, as principais novidades do novo Seat Cupra, assim com as imagens do mesmo, chegou a vez de publicar os detalhes completos sobre este modelo, que se espera, possa ter uma boa aceitação em Portugal.

Máximo desempenho, tecnologia de última geração e um design deslumbrante combinados com uma eficiência impressionante e uma funcionalidade perfeita para o dia-a-dia – o novo Leon CUPRA representa os valores da marca SEAT da melhor forma possível. Com uma potência máxima de 280 CV, o novo CUPRA não é apenas o óbvio modelo de topo da altamente bem-sucedida família Leon, também é o automóvel de série mais potente até hoje fabricado pela marca. E o mais rápido! A transmissão e o chassis do Leon CUPRA asseguram uma precisão única e um grande prazer de condução.

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Com o seu vasto equipamento e excelente qualidade, o novo CUPRA oferece uma excecional relação qualidade/preço. O novo ícone desportivo da gama SEAT estará disponível com carroçaria 5 portas e SC.

“Com o novo Leon CUPRA, a marca SEAT dá mais uma vez um grande passo em frente. O CUPRA é um carro refinado e de alto rendimento que combina a sua excelente dinâmica com o máximo conforto em longas distâncias, assim como uma excelente sensação de alta qualidade,” afirma Jürgen Stackmann, presidente da SEAT S.A “ O prazer de conduzir e o design atractivo fazem parte da essência do Leon; com o CUPRA elevámos a experiência de conduzir um SEAT a uma nova dimensão. Estamos orgulhosos deste novo ícone da marca e certos do seu sucesso.”.

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Um pacote concentrado de tecnologia de topo assegura o extraordinário desempenho do novo CUPRA. Prova disso, é o novo motor TSI 2.0 de dupla injeção e sistema de distribuição variável. Consoante a versão, está disponível em motorizações de 265 CV ou 280 CV. O controlo de chassis adaptativo (DCC), o diferencial autoblocante ativo VAQ, a direção progressiva, o perfil de condução CUPRA e os faróis Full LED, de série, são outros dos exemplos de tecnologia de ponta.

“O novo SEAT Leon CUPRA é a máxima expressão de um SEAT. A emoção e a performance, o design e a dinâmica, juntam-se para oferecer uma condução divertida quilómetro após quilómetro. A tecnologia de última geração sente-se na enorme precisão de condução e também na sua eficiência”, destaca o Dr. Matthias Rabe, vice-presidente executivo de I+D da SEAT. “O novo CUPRA é um automóvel desportivo para o dia a dia, sentindo-se perfeitamente em casa, não só em pista como em trajetos longos”

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Com o novo Leon CUPRA, escreve-se o segundo capítulo de uma história de sucesso. A primeira geração data de 1996, com o Ibiza, e desde então, os modelos CUPRA desenvolveram-se, convertendo-se em verdadeiros ícones da desportividade da SEAT. Agora pela primeira vez, a versão CUPRA do Leon estará disponível na carroçaria de 3 portas.

Design desportivo
O design é um dos grandes pontos fortes da família Leon. Tanto o Leon de 5 portas como o SC, apresentam proporções perfeitamente equilibradas que seduzem à primeira vista. A justaposição de superfícies modeladas da forma mais simples e linhas de desenho arrojado confere ao Leon um aspeto vivo e dinâmico que é, ao mesmo tempo, sólido e poderoso.

A vista lateral é especialmente característica. Com a sua proporção equilibrada de metal e vidro, (uma divisão de cerca de 2/3 para 1/3, respectivamente), a solidez e a postura firme do Leon saem sublinhadas. A característica e ininterrupta “Linha Dinâmica” desenha um arco contínuo até à cava da roda. Por outro lado, os precisos vincos laterais (aba cava da roda) não são completamente rectos, formam arcos muito subtis que elevam a tensão. A linguagem de design do Leon é extremamente bem recebida pelos clientes. Enquanto um dos mais importantes motivos para a compra, estabelece os alicerces para o grande sucesso da nova família Leon.

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Potência e elegância em partes iguais
A linguagem de design foi aperfeiçoada para a versão CUPRA, com um novo tipo de equilíbrio entre potência e elegância. Elementos poderosos, especialmente na dianteira e na traseira, indicam o elevado desempenho do modelo de topo da gama Leon desde o primeiro olhar, sem que sejam, no entanto, excessivamente chamativos. Com as suas grandes entradas de ar e a grelha em favo de mel com um design mais tridimensional, a nova dianteira assegura que existe uma entrada de ar mais do que suficiente para o motor de alto desempenho e para o sistema de travagem. As cinco frestas estreitas por cima da matrícula, características dos modelos CUPRA da SEAT, são mais um sinal visual do desempenho oferecido por este carro desportivo compacto. O formato da entrada de ar inferior também realça a estabilidade e a fenomenal aderência na estrada.

A traseira do CUPRA é igualmente poderosa. O acabamento preto no para-choques e a saída de escape dupla com formato oval acentuam a largura do veículo. O difusor moldado e os dois tubos com extremidade oval do escape duplo, igualmente posicionados bem no exterior, dão um sinal claro, mas subtil, da potência do CUPRA.

Os faróis dianteiros Full LED, de série, constituem uma característica exclusiva. Estes consomem muito pouca energia e têm um ciclo de vida extremamente longo. A 5500 graus Kelvin, a temperatura da cor é semelhante à que se verifica durante o dia, cansando assim menos a visão. Acima de tudo, contudo, estes asseguram uma assinatura de luz muito especial com o seu característico formato em seta, de noite e de dia. O mesmo se aplica aos faróis traseiros, que também incluem tecnologia LED.

As jantes de liga leve têm um design exclusivo, enquanto que as pinças em cor vermelha e os vidros laterais e traseiro escurecidos reforçam a individualidade do CUPRA. O CUPRA 280CV distingue-se visualmente pelas suas rodas exclusivas de 19 polegadas com um acabamento na cor titânio. O pacote aerodinâmico com o spoiler na extremidade traseira do tejadilho realça as linhas alongadas e o carácter desportivo, aspetos também realçados pelas capas dos retrovisores em preto e pelas letras CUPRA nas pinças de travão.

Estilo e qualidade no interior
O dinamismo acentuado do exterior é perfeitamente refletido no interior do novo SEAT Leon CUPRA. A área do condutor e do copiloto tem um design claro e harmonioso. Todos os interruptores, botões e alavancas estão onde já esperaria encontrá-los. Um elemento de destaque é a grande consola central com a sua característica orientação para o condutor. O painel de instrumentos é extremamente elegante, com o seu design em dois tons.

O interior é distinguido pelo novo volante desportivo CUPRA, com o seu design achatado exclusivo na zona inferior. Graças ao seu acolchoamento aplicado com precisão e ao revestimento aderente em pele parcialmente perfurada, este realça as características desportivas de condução precisa. Existem elementos multifunções integrados nas manetes horizontais, enquanto que, atrás do volante, encontrará as patilhas de mudança de velocidade para a caixa DSG opcional. Igualmente exclusivos do CUPRA são os bancos super desportivos revestidos de pele Alcantara cinzenta escura com costuras cinza claro. Podeescolher estofos pretos totalmente em pele com faixas cinza claro, igualmente com costuras cinza claro, inserções cinza nos painéis das portas. As opções incluem bancos desportivos com uma extraordinária aderência lateral. Os pedais e as estribeiras das portas têm acabamento em alumínio. O painel de instrumentos conta com elementos com acabamento cromado clássico (também disponíveis em preto brilhante).

Uma característica particular do interior do CUPRA é a luz ambiente. Os LEDs dos painéis das portas realçam os contornos do design interior e contribuem para a sensação de qualidade superior do compartimento do passageiro. Ao mesmo tempo, a luz ambiente oferece uma melhor orientação aos passageiros e uma sensação ainda maior de espaço. A cor dos LEDs pode ser adaptada através do perfil de condução CUPRA. Os LEDs brilham a vermelho nos modos CUPRA e Sport e são brancos nas definições Confort e Individual.

Detalhes subtis realçam o alto nível de perfeição no novo SEAT Leon CUPRA – detalhes como a costura contrastante com um posicionamento preciso no volante e na alavanca das mudanças, o funcionamento exato dos difusores de ar, os controlos bem posicionados para o ar condicionado e o formato tridimensional dos elementos do acabamento. Todas as superfícies têm acabamentos de toque suave, dando uma resposta delicada e tátil a cada toque.

A carroçaria: design ligeiro
Uma carroçaria leve e com rigidez excecional é um dos principais pré-requisitos para oferecer os melhores níveis de dinamismo. Como tal, a combinação impressionante de um extraordinário desempenho e uma espantosa eficiência também resulta do design leve sistemático. Na estrada, o Leon SC CUPRA tem um peso sem carga até 1300 kg, tornando-o um dos mais leves carros desportivos compactos da sua classe.

Contudo, uma carroçaria sólida também é um pré-requisito dos níveis ideais de segurança e do melhor conforto e, não menos importante, de um elevado nível de perceção de qualidade. Ainda assim, de forma a manter a melhor relação preço/qualidade, tomou-se a decisão de não utilizar materiais dispendiosos como magnésio e fibra de carbono. Ao invés disso, muitas áreas incluem aços de elevada resistência e de ultra alta resistência. Por si só, estes aços de alta tecnologia moldados a quente reduzem o peso em 18 kg, ao mesmo tempo que asseguram uma ainda maior rigidez estrutural para a célula dos passageiros.

Destacada potência e máximo rendimento
CUPRA é sinónimo de potência, rendimento, dinamismo – e o novo Leon CUPRA cumpre todas estas promessas na perfeição. O CUPRA 280 CV com caixa DSG opcional, o modelo de topo da marca, vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos, demorando apenas um décimo de segundo mais, com a caixa manual (Leon SC). A velocidade máxima está limitada a 250 km/h. O binário máximo de 350 Nm é constante mantendo-se entre as 1.750 e 5.300 rpm, garantindo um excelente rendimento em todas as situações. Por outro lado, a versão com 265 CV garante igualmente o mesmo valor de binário máximo. A aceleração de 0-100 km/h é de 5.9 segundos com transmissão manual e 5.8 segundos com caixa DSG.

Estas espetaculares prestações não impedem o novo Leon CUPRA de ser assombrosamente eficiente. Assim, o consumo médio para ambas as versões situa-se entre os 6.4 e os 6.6 litros aos 100 km dependendo da transmissão e do tipo de carroçaria. A estes valores equivalem a emissões de CO2 entre 149 e 154 gramas por quilómetro. E, em comparação com o seu antecessor, reflete-se numa redução de emissões de 41 gramas por quilómetro.

Componentes de alta tecnologia no motor
Enquanto motor verdadeiramente desportivo, o TSI 2.0 responde espontaneamente a comandos do acelerador. O seu som rico torna-se particularmente intenso quando o perfil de condução CUPRA está definido para o modo CUPRA. Nesta definição, o motor responde mais diretamente a comandos do acelerador; com a caixa DSG opcional, a embraiagem dupla reage instantaneamente. Com cargas e velocidades mais elevadas, o atuador de som do sistema de escape abre-se, produzindo um som ainda mais rico. Dois eixos de compensação, rodando em direções opostas ao dobro da velocidade da cambota, asseguram características de funcionamento extremamente suaves.

Muitos detalhes realçam o carácter de alto desempenho do novo motor de quatro cilindros. Pistões de alumínio modificados e bielas mais rígidas a funcionar em novos rolamentos transferem as forças para a cambota. O cárter de ferro fundido cinzento foi reforçado nos assentos dos rolamentos principais e na tampa do rolamento principal. A cabeça do cilindro é feita de uma nova liga de alumínio e silicone particularmente leve, caracterizada por alta resistência e capacidade de suporte de temperaturas elevadas.

O grande turbocompressor, outro novo desenvolvimento, foi concebido para temperaturas de gás de escape até 1000 ºC. Com uma pressão de carga máxima de 1,1 bar, comprime 900 kg ou, por outras palavras, 765 000 litros, de ar por hora. Um intercooler ar-ar eficiente, reduz consideravelmente a temperatura do ar comprimido, aumentando assim a massa disponível para combustão e por conseguinte, a proporção de oxigénio. A wastegate controlada eletronicamente funciona de forma extremamente rápida e precisa, reduzindo o trabalho de bombeamento, uma vez que, com carga parcial, reduz a pressão de carga básica e, como tal, a contrapressão do escape.

Inovador sistema de Injeção dupla
O motor TSI 2.0 disponibiliza soluções pioneiras em muitos campos tecnológicos. Uma destas soluções é a injeção indireta adicional, que complementa a injeção direta de combustível FSI com carga parcial. Desta forma, reduz o consumo e as emissões de partículas. A injeção FSI, que funciona com pressões até 200 bar, dispara no arranque e a cargas mais elevadas: cada uma das válvulas de injeção alargadas tem seis cavidades.

Os quatros cilindros estão bem cheios em todos os momentos. A árvore de cames de admissão é ajustável através de um ângulo de 60 graus e a árvore de cames de saída através de 30 graus. Além disso, no lado do escape, o sistema de elevação variável da válvula varia a elevação da válvula em duas fases. As chamadas válvulas drumble (de turbulência espiroide e cilíndrica) encaminham o ar que entra de uma forma específica.

O coletor de escape está integrado na cabeça do cilindro e tem refrigerante a fluir à volta do mesmo, uma solução que reduz a temperatura do escape e acelera o aquecimento do motor após um arranque a frio. No inovador sistema de gestão térmica, duas válvulas rotativas consolidadas num único módulo regulam o fluxo do refrigerante. Estas asseguram que o óleo do motor atinge rapidamente a temperatura de funcionamento após o arranque. Desta forma, estas conseguem sempre o melhor equilíbrio entre fricção mínima e alta eficiência termodinâmica.

Um revestimento inovador para as saias dos pistões e rolamentos antifricção nos eixos de compensação mantêm a fricção baixa. A bomba do óleo funciona a pedido. Um sistema Start-Stop de série e a regeneração da energia de travagem completam o pacote de eficiência.

Caixa de velocidades manual ou DSG
No novo Leon CUPRA, uma caixa de velocidades de seis velocidades manual de série com uma capa leve de magnésio é responsável por transmitir a potência do motor. A manete de mudanças é leve e precisa com uma transição extremamente rápida. Como alternativa, a SEAT oferece a caixa DSG. Tal como com a caixa de velocidades manual, as mudanças mais baixas têm relações curtas, ao passo que a sexta velocidade tem uma relação alta para um consumo menor de combustível. O alto nível de eficiência é outra característica comum a ambas as caixas.

O condutor do novo CUPRA consegue controlar a caixa de velocidades de embraiagem dupla com o seletor de mudança ou as patilhas opcionais no volante. Estão disponíveis programas totalmente automáticos, além do modo manual. O modo D está configurado para baixo consumo de combustível e baixas velocidades do motor, enquanto que o modo S está definido para um estilo de condução desportivo e um nível mais elevado de velocidade do motor. O modo CUPRA, que vem com o perfil de condução CUPRA de série, constitui a estratégia de engrenamento de mudanças mais dinâmica.

O chassis: Alta tecnologia ao serviço da máxima precisão dinâmica
O comportamento dinâmico de um CUPRA sempre foi sinónimo de carácter desportivo. Com esta nova geração, consegue-se pôr a fasquia ainda mais alta. Com o controlo de chassis adaptativo (DCC), o diferencial autoblocante ativo e direção progressiva, o novo Leon CUPRA consegue um excelente comportamento em todo tipo de condições. Ao mesmo tempo, a sua condução é mais descontraída para um máximo nível de prestações e garante um nível surpreendente de comodidade em viagem.

Destacamos também, o potente e específico sistema de travagem de alto rendimento, reconhecível pelas suas pinças vermelhas Controlo de Chassis Adaptativo (DCC) O design aligeirado da carroçaria da nova família Leon também é evidente no CUPRA. Apesar do seu completo equipamento, a nova geração pesa, em comparação com o seu antecessor, menos 55 quilogramas. O controlo de chassis adaptativo (DCC) desenvolvido especificamente para o CUPRA é ainda mais sensível e recetivo, e adapta as características do chassis às condições existentes em milissegundos. E, o mesmo aplica-se às preferências do condutor: o CUPRA Drive Profile, de que falaremos mais tarde, permite uma ampla personalização da condução.

Diferencial autoblocante do eixo dianteiro
O novo diferencial autoblocante do eixo dianteiro melhora consideravelmente a tração e o controlo do novo Leon CUPRA com tração dianteira.

O diferencial é formado por um sistema multi-disco que actua hidraulicamente e que está regulado por uma unidade eletrónica. A força máxima de bloqueio é 1600 Nm, em casos extremos, pode chegar a transmitir 100% da tração para apenas uma roda. Este novo diferencial autoblocante está integrado com todos os sistemas de controlo de chassis, tal como o ESC e o EDS. Este não só melhora a tração, como também elimina o efeito “torque steering”, sem pôr em causa o controlo e precisão durante a utilização da direção.

Direção progressiva
Também incluída como equipamento de série, a direção progressiva facilita uma condução mais ágil do novo Leon CUPRA em função da sua velocidade. Com este sistema, o condutor necessita dar menos voltas de volante para conseguir as curvas desejadas nas estradas mais sinuosas e nas manobras de estacionamento. Os sistemas de direção convencionais aplicam uma relação constante enquanto que o novo sistema opera com uma relação progressiva através de dentes variáveis, o que reduz sensivelmente o esforço da direção ao estacionar ou manobrar.

Com a direção progressiva consegue-se o máximo ângulo de abertura das rodas com 1,1 viragens do volante. Com a direção normal, este número é 1,4. Os sistemas de direção normal aplicam uma relação constante. A maior diferença técnica entre ambos os sistemas é que a cremalheira da direção progressiva tem dentes variáveis e um motor eléctrico mais potente e preciso.

Controlo de estabilidade ESC
O ESC foi desenvolvido especificamente para o CUPRA e permite uma condução muito desportiva, mantendo os mais altos níveis de segurança. Para um uso extremamente dinâmico, como em circuito, também se pode desativar optando entre dois modos: o primeiro modo desativa o controlo de tração e coloca o ESC em modo desportivo, o segundo desativa completamente o ESC.

Perfil de condução CUPRA
O Perfil de Condução CUPRA permite personalizar e adaptar às preferências individuais do condutor. Juntamente com os sistemas de condução Confort ou Sport, o modo mais desportivo foi, naturalmente, um ponto de referência para os engenheiros do Centro Técnico de Martorell. A resposta do acelerador é particularmente sensível no modo CUPRA, enquanto que a caixa DSG funciona no modo mais desportivo e o som do motor turboalimentado no interior é ainda mais potente. O controlo de chassis adaptativo (DCC), a direção progressiva e o diferencial autoblocante ativo também atuam, na sua configuração mais desportiva.

Tecnologias e sistemas auxiliares
Para o novo Leon CUPRA, os engenheiros da SEAT compilaram um portefólio de tecnologias topo de gama. Este inclui os faróis dianteiros Full LED, bem como o travão pós-colisão, que ajuda a evitar colisões secundárias na eventualidade de um acidente. O equipamento de série inclui ainda o sistema de entretenimento e informação, SEAT Media System Plus.

Quanto a equipamento opcional, este inclui o Cruise Control Adaptativo (ACC) com sistema Front Assist e função de travagem de emergência em cidade.

Faróis dianteiros integralmente em LED
No novo SEAT Leon CUPRA, os inovadores faróis dianteiros Full LED juntamente com as luzes de circulação diurna em LED e os faróis traseiros em LED são de série. Além do design expressivo, os faróis dianteiros em LED têm muitas outras vantagens. Por exemplo, iluminam a estrada com uma temperatura de cor de 5300 graus Kelvin. Uma vez que esta temperatura é muito semelhante à verificada durante o dia, os olhos não fazem praticamente qualquer esforço. Em termos de eficiência, os LED consomem muito pouca energia. Os médios, por exemplo, consomem apenas 20 watts por unidade.

O contorno característico das luzes de presença e de circulação diurna do novo SEAT Leon CUPRA é gerado por dois LED brancos por unidade. Nove LED amarelos de cada lado iluminam os piscas, que também estão integrados na unidade do farol. Cada um dos médios é constituído por seis módulos. Quando os máximos estão ligados, são ativados três módulos brilhantes em cada unidade e os médios são elevados em conformidade. Sensores inteligentes evitam que os veículos vindos no sentido oposto sejam encadeados. Além disso, os novos faróis dianteiros integralmente em LED dispensam a manutenção e foram concebidos para durarem tanto tempo quanto o próprio carro.

As funções dos faróis dianteiros integralmente em LED incluem uma luz de autoestrada. O ângulo da luz é ligeiramente elevado assim que o Leon atinge velocidades superiores a 110 km/h durante mais de 30 segundos. Desta forma, a iluminação da via é melhorada sem irritar outros utilizadores da estrada.

ACC e Front Assist
O Cruise Control Adaptativo (ACC) desempenha um papel especialmente importante entre os sistemas de auxílio à condução do novo SEAT Leon CUPRA. O sistema de radar mantém a velocidade e a distância predefinidas em relação ao veículo em frente, acelerando e desacelerando automaticamente em trânsito fluido. É possível definir uma velocidade entre 30 e 160 km/h. O ACC funciona com transmissões manuais e com a transmissão DSG. Nos veículos com a transmissão DSG, o sistema desacelera atrás de um veículo em desaceleração até parar completamente.

O sistema Front Assist, incluindo a função de travagem de emergência em cidade, pode proteger do risco de colisão através da utilização de um sensor de radar para monitorizar o trânsito em frente ao veículo. Se for detetado um risco crítico de colisão traseira a velocidades entre 30 e 210 km/h, o assistente avisa o condutor de forma sonora e visual e prepara o sistema de travagem para uma possível manobra de travagem. O Leon põe, assim, o condutor em posição de responder por si próprio à situação de perigo.

Se necessário, o sistema iniciará automaticamente a manobra de travagem, reduzindo potencialmente a velocidade do impacto. O sistema “Front Assist” também ajuda o condutor durante a própria manobra de travagem, assegurando, se necessário, que é aplicada a máxima força de travagem. Como tal, o sistema “Front Assist” pode contribuir enormemente para a proteção dos passageiros e do veículo.

A “função de travagem de emergência em cidade” é um prolongamento do sistema “Front Assist” que funciona em trânsito urbano de “para-arranca”. A velocidades entre 5 e 30 km/h, pode reagir nos momentos finais antes de uma colisão com uma manobra de travagem de emergência.

Informação e entretenimento de última geração
O novo SEAT Leon CUPRA chega ao mercado com uma solução de informação e
entretenimento de topo, de série. Esta tem por base o sistema operativo SEAT Easy connect, que permite controlar todas as funções de comunicação e entretenimento, bem como várias funções do veículo, através de um ecrã sensível ao toque no painel de instrumentos. O ecrã tátil de 5,8 polegadas com sensores de proximidade está posicionado de forma prática e central entre os difusores de ar centrais. É fácil de ler e de alcançar, tanto para o condutor como para o copiloto.

Assim que o dedo do condutor ou de um passageiro se aproxima do ecrã tátil, o sistema muda automaticamente do modo de visor para o modo de operação. No modo de operação, os elementos que podem ser ativados através do ecrã tátil são trazidos para primeiro plano, tornando a utilização intuitiva (gestos de passagem do dedo e zoom ao estilo do controlo dos smartphones) ainda mais fácil. O modo de visor, por outro lado, distingue-se pela sua apresentação extremamente clara e organizada. Os gráficos de ambos os modos combinam na perfeição com a estética desportiva do design SEAT.

O sistema Media System Plus de série vem com um ecrã tátil de 5,8 polegadas com gráficos tridimensionais, bem como com um sintonizador DAB opcional para receção de rádio digital e controlo de voz. O sistema emite o som através de oito altifalantes. Existem quatro botões de cada lado do ecrã tátil; além dos fornecidos com os sistemas de 5 polegadas e comsoante o equipamento, estes fornecem acesso às funções “Telefone” e “Voz”. A unidade de ligação para cartões SD, USB e iPod encontra-se no porta-luvas. O ecrã de alta resolução oferece uma vasta gama de cores.

O sistema de navegação opcional tem as mesmas características do Media System Plus, incorporando, simultaneamente, o sistema de navegação controlado por voz. As informações de orientação na estrada são igualmente apresentadas no ecrã a cores entre o conta-quilómetros e o conta-rotações, diretamente na linha de visão do condutor.

Sistema de som SEAT
O sistema de som SEAT opcional de 135 watts e dez altifalantes assegura um som nítido e intenso nos cinco lugares. Uma grande proporção desta experiência auditiva impressionante deve-se ao altifalante central integrado no painel de instrumentos e ao grande subwoofer de 35 watts na bagageira.

Equipamento exclusivo
O Leon CUPRA também estabelece a sua posição como o modelo de topo da gama SEAT através da direção progressiva, do controlo dinâmico do chassis, do diferencial autoblocante, do perfil de condução CUPRA e do sistema de travagem de alto desempenho com rodas de 18 polegadas (CUPRA 280: 19 polegadas). Os faróis dianteiros integralmente em LED e os faróis traseiros em LED também fazem parte do equipamento de série.

Os bancos super desportivos em Alcantara, o volante CUPRA e o Media System Plus com um ecrã tátil a cores de 5,8 polegadas estão entre os equipamentos de série do interior, além do vasto equipamento de base do Leon FR. Ainda incluídos no equipamento de série, encontrará o sistema Climatronic, o cruise control, espelhos retrovisores aquecidos e faróis de nevoeiro dianteiros integrados.

Segue abaixo a motorização/equipamento que estará disponível no mercado Português:

SEAT Leon SC CUPRA 280CV DSG – 40.280€ (+350 € para o modelo 5P)
(Disponibilidade a partir de Março)

Performance
/ Motor 2.0 TSI 280cv DSG:
/ Potencia Máx. – 280cv/ 5700-6200Rpm
/ Binario Máx. – 350Nm/ 1750-5600Rpm
/ Velocidade Máx. – 250 km/h
/ Aceleração 0-100km/h – 5,7s
/ Aceleração 0-1000m – 24,8s
/ Consumo ponderado – 6,4l/100km
/ Emissões CO2 – 149g/km (154g/km para o 5 Portas)
Oferta Comercial em PT
/ Disponível nas variantes SC e 5 portas
/ Motor 2.0 TSI 280CV DSG
Equipamento específico:
/ Faróis completos LED
/ Jantes de liga leve 19” na cor titânio
/ Duplo escape com saídas ovais cromadas
/ Diferencial autoblocante electrónico (VAQ)
/ Perfil de condução SEAT CUPRA

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