Novo SEAT Leon SC: Um ícone de design

Published On 16 de Maio de 2013 | Novidades

Seat-Leon-SC-5

O novo SEAT Leon SC está a chegar ao mercado Português e já tivemos a oportunidade de o testar em primeira mão. Mas é já este fim-de-semana que a rede de concessionários da SEAT estará de portas abertas para assinalar a chegada do modelo de 3 portas da gama do Leon.

Pela primeira vez a marca inclui uma carroçaria de três portas na gama do Leon, o modelo que incorpora na perfeição a linguagem de design da SEAT, adicionando uma dose extra de desportividade sem descurar a funcionalidade que requer a utilização quotidiana.

O novo Leon SC destaca-se pelo seu habitáculo espaçoso, com materiais e acabamentos de qualidade, que acomoda facilmente todos os seus ocupantes, e pelo volume da mala que mantém os valores do de 5 portas, 380 litros. Com uma carroçaria que mede 4,23 metros o novo Leon SC é um verdadeiro ícone de design com um carácter marcadamente desportivo, graças a uma distância entre eixos que mede menos 35 mm que na versão de 5 portas.

A terceira geração do SEAT Leon é o resultado de um trabalho de desenvolvimento que começou desde o zero. Tal como na versão anterior, o novo Leon representa o prazer de conduzir um automóvel muito funcional. O novo Leon SC é o segundo membro da actual família do Leon e foi apresentado pela primeira vez na última edição do Salão Automóvel de Genebra.
O novo Leon é produzido nas instalações da SEAT em Martorell (Barcelona). Desde o seu lançamento, em 1999, até agora, venderam-se aproximadamente 1.2 milhões de unidades.

Todos os motores da gama do novo Leon SC têm injecção directa e turbo-alimentação. Os motores TDI e TSI, que vão desde os 1.2 aos 2.0 litros de cilindrada, e têm entre 86 e 184 CV de potência e combinam dinamismo com destacada eficiência. Neste campo, de destacar ainda o Leon 1.6 TDI CR com sistema Star/Stop, com um consumo ponderado de apenas 3,8 litros e emissões de apenas 99 gramas de CO2.

Tal como na versão de 5 portas, o Leon SC estará disponível nas versões Reference, Style e FR.

Com a gama mais moderna de motorizações, um design único, um chassis perfeitamente configurado, um moderno sistema de infoentretenimento e sistemas inteligentes de assistência ao condutor, o Leon SC apresenta um elenco tecnológico variado e completo, e tudo isto a um preço altamente competitivo.

O design: aspecto performante

O novo SEAT Leon SC é um veículo de proporções perfeitamente equilibradas que seduz à primeira vista. Mesmo parado, transmite todo o seu dinamismo graças à relação comprimento, altura e largura. Inspirado nos protótipos IBE, IBL e IBX, o novo compacto de três portas engloba uma interpretação dinâmica da linguagem de design da SEAT. A estética desportiva deste automóvel seduz de qualquer ângulo.

Os detalhes mais pequenos expressam o alto nível de qualidade aplicado no design e no desenvolvimento do Leon SC, níveis alcançados por muito pouco fabricantes de automóveis.

O design da janela traseira, cujo extremo inferior aponta para baixo, consegue estender visualmente os 4,23 metros de comprimento da carroçaria.

A parte da frente do novo Leon SC também se caracteriza por um design emocional. Todas as linhas convergem num único ponto quando se olha de frente. A forma nítida, estável e geométrica de triângulo é um elemento fundamental e da linguagem de design da SEAT e que se vê claramente em muitos elementos, como os faróis de Full LED que se integram perfeitamente na silhueta escultural do Leon SC.

O interior: refinado e luminoso

O dinamismo do exterior também se reflecte no interior do novo SEAT Leon SC, onde se destaca a qualidade dos materiais e a grande precisão de fabrico num ambiente luminoso.

A parte dianteira do habitáculo possui um design fluido. Todos os interruptores, botões e controlos estão estrategicamente localizados para maior comodidade e de destacar ainda a consola central, claramente orientada para o condutor.

Seat-Leon-SC-16

Muitos elementos demonstram uma grande precisão no fabrico do novo Leon SC, como por exemplo as saídas de ar, os controlos do sistema do ar condicionado e as formas tridimensionais de alguns elementos. Todas as superfícies são suaves ao tacto e em algumas versões as inserções de elementos cromados e em pele aumentam a sensação de qualidade.
Soluções para guardar objectos

A funcionalidade e a flexibilidade foram dois aspectos chave no processo de criação do novo Leon SC. Existem aproximadamente uma dezena de locais para guardar objectos além dos cinco compartimentos nas portas, consola central, entre e à frente dos lugares dianteiros.

Existe um grande espaço na consola central para guardar objectos diversos como chaves, telemóvel, etc. Aqui também se encontram os pontos de conexão opcionais para ligar o dispositivo multimédia (Aux-in, USB, cartão de memória SD e cabo para iPod) à rede do veículo.

Assentos e porta-bagagens

Os assentos dianteiros do Leon SC são novos e apresentam uma posição desportiva e baixa, ainda que seja possível regulá-los em altura. São mais envolventes e oferecem um excelente apoio lateral na condução mais desportiva. O acolchoado dos bancos é de poliuretano espumado altamente elástico e de alta densidade, pelo que são muito cómodos e ergonómicos, especialmente confortáveis para viagens longas. Está disponível uma grande variedade de tecidos, pele e alcântara.

De acordo com os critérios de segurança para os passageiros mais novos, o equipamento de série inclui fixações Isofix e Top Tether para as cadeiras de criança. Graças a seu design, as costas dos bancos traseiros pesa menos 15% menos que no modelo anterior.

Seat-Leon-SC-18

A capacidade de carga do novo Leon é de 380 litros, idêntica ao volume da variante de cinco portas. As costas dos bancos rebatem-se com muita facilidade e a partir da versão Reference é possível conseguir uma configuração de 60:40. Uma vez rebatido, a superfície quase plana tem um comprimento de 1.530 milímetros

O chassis: desportivo e confortável

Um dos factores que contribui para distinguir o novo Leon SC é o carácter desportivo do seu chassis. A suspensão garante um bom nível de conforto na rodagem enquanto que a direcção consegue manter-se fiel à sua trajectória.

O eixo dianteiro é um clássico McPherson. O Leon SC reage com precisão e agilidade às voltas do volante e traça as curvas a alta velocidade. A direcção electromecânica trabalha em função da velocidade do automóvel e, para além disso, absorve às irregularidades do piso.

Nas versões equipadas com um motor até 150 CV, o eixo posterior do novo SEAT Leon SC tem uma barra de torção. As variantes mais potentes estão equipadas com uma suspensão multibraço que consegue separa as forças de apoio longitudinal das forças de apoio lateral.

O novo Leon SC FR está equipado com o SEAT Drive Profile, que permite ao condutor configurar as características da direcção assistida, entrega de potência do motor e a transmissão DSG em três posições: eco, confort e sport, para além da possibilidade de configurá-las segundo as preferências do condutor. O SEAT Drive Profile no Leon SC FR também regula o som do motor e a iluminação ambiente interior adapta-se a essa configuração ao mudar o brilho dos LEDs montados nas portas: branco no confort, eco e individual, e encarnado no sport.

O novo Leon SC também é uma referência no que toca à disponibilização de sistemas de assistência ao condutor. O detector de fadiga reconhece a concentração do condutor e avisa-o da necessidade de fazer uma pausa. Dispõe também de uma câmara montada atrás do espelho retrovisor que controla duas funções: o assistente de máximos que muda automaticamente para médios quando detecta outra viatura em sentido contrário ou luz suficiente e o assistente de faixa de rodagem, que faz pequenas correcções na direcção assistida electromecânica de modo a impedir que o condutor saia da sua faixa de rodagem. Outro dos sistemas disponíveis no Leon SC é o sistema de travagem póscolisão.

Motores: eficientes e potentes

O novo SEAT Leon SC chega ao mercado com uma gama de motores potente e eficientes TDI e TSI, que vão desde os 1.2 aos 2.0 litros de cilindrada. Todos os motores apresentam injecção directa e turboalimentação, e foram desenvolvidos para gerar baixa fricção interna e rápido aquecimento.

O novo modelo da Marca estará disponível com cinco motores a gasolina: 1.2 TSI de 86 CV e 105 CV; 1.4 TSI de 122 e 140 CV: e o 1.8 TSI de 180 CV, e quatro propulsores Diesel com tecnologia common rail : 1.6 TDI de 90 e 105 CV e os 2.0 TDI de 150 e 184 CV.

Todos os motores incorporam o sistema start/stop e a função de recuperação de energia de série, excepto o 1.6 TDI de 90 CV, o que resulta em reduzidos consumos e emissões.

Prova disso e são as baixas emissões de CO2 de praticamente toda a gama – abaixo dos 120 g/km.

Dependente da motorização, as diversas opções de caixas de velocidades vão desde as manuais de 5 e 6 velocidades até à compacta caixa DSG de dupla embraiagem, que varia entre 6 e 7 velocidades de modo suave e confortável em centésimos de segundos.

O novo Leon SC estará disponível nos concessionários na próxima primavera e será produzido na fábrica da SEAT em Martorell (Barcelona), tal como a versão de cinco portas.

Seguem-se os preços indicativos para toda a gama. Clicar na imagem para ver em tamanho grande.

precos-seat-leon-sc

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.