Menu Fechar

NOVO ŠKODA SUPERB: MAIS ESPAÇO, MAIS CONFORTO, MAIS EFICIÊNCIA E MAIS SEGURANÇA

O modelo topo de gama da Škoda entra numa nova geração: o novo Superb viu as suas dimensões aumentadas uma vez mais e apresenta-se com um visual evoluído e uma vasta gama de novas tecnologias. Com uma ampla escolha de motorizações modernas e uma aerodinâmica apurada, está mais eficiente do que nunca. A gama de motores com potências a partir de 110 kW (150 cv) inclui um híbrido plug-in com autonomia totalmente elétrica para até 120 quilómetros e um 1.5 TSI com tecnologia mild-hybrid, uma estreia no Superb. Com a nova geração, a berlina também oferece ambos os tipos de tecnologia híbrida, tal como a prática carrinha. O novo interior, elegante e espaçoso, faz ainda uso de mais materiais sustentáveis e vem com um conceito de controlo particularmente intuitivo que inclui Škoda Smart Dials e ChatGPT.

Design exterior com faróis LED Matrix, novos elementos de design Modern Solid e aerodinâmica melhorada

O novo Superb surge com uma grelha de radiador octogonal distinta e luzes LED Matrix que fornecem ainda mais iluminação do que os seus antecessores e incluem o novo elemento de design Crystallinium. As luzes traseiras LED com indicadores dinâmicos incluem a função Coming/Leaving Home. Outros destaques visuais incluem detalhes exteriores em Unique Dark Chrome, por exemplo, o logótipo no capot e as letras na porta da bagageira. A berlina elegante oferece um coeficiente de resistência aerodinâmica (cd) de 0,23, um dos melhores no segmento, enquanto a Break é a carrinha Škoda mais aerodinâmica de sempre, com cd 0,25. Em comparação com o antecessor, o coeficiente de resistência aerodinâmica foi reduzido em 15% para ambos os estilos de carroçaria.

Novo interior: ecrã de 13 polegadas, uma consola central ‘limpa’ e mais espaço para bagagem

O interior do Superb apresenta um ecrã de infotainment independente com 13 polegadas e uma consola central ‘limpa’, uma vez que a alavanca da caixa de velocidades foi deslocada para a coluna de direção. Pela primeira vez, está disponível um ecrã frontal como opção. Os Škoda Smart Dials e o assistente de voz Laura, que será brevemente complementado pelo ChatGPT, facilitam o controlo de inúmeras funções do veículo e do sistema de infotainment e fornecem informações que vão para além do ecossistema do automóvel. Entre os novos elementos contam-se a Phone Box ventilada para o carregamento rápido indutivo de 15 watts de um smartphone, bem como os bancos Ergo, que permitem o conforto das costas, com dez almofadas de massagem de controlo pneumático. A nova estrutura da gama com Design Selections oferece pacotes de opções temáticos e opções individuais. Com uma bagageira na configuração base de 645 litros com os bancos e 1795 litros com os bancos rebatidos, a capacidade da berlina aumentou 20 litros em relação ao antecessor. A nova carrinha Superb Break pode transportar até 690 litros com os bancos e 1920 com os bancos rebatidos.

Uma gama de motorizações ampla, conforto e segurança ainda mais reforçados

As unidades motrizes modernas e eficientes incluem também um híbrido plug-in de nova geração, atualmente disponível apenas na Superb Break iV – estará também disponível na berlina numa data posterior. O motor 1.5 TSI é combinado com um motor elétrico e fornece uma potência total de 150 kW (204 cv), oferecendo uma autonomia elétrica de até 135 quilómetros no ciclo WLTP. Além disso, o 1.5 TSI também está disponível com tecnologia mild-hybrid, uma novidade no Superb. O novo Controlo Dinâmico do Chassis (DCC Plus), disponível pela primeira vez no Superb, combina conforto e dinâmica de condução.

Exterior: elementos Signature Modern Solid design e aerodinâmica melhorada

Novos elementos de design: nova grelha octogonal da Škoda, elementos cristalinos adicionais e detalhes Unique Dark Chrome
Afinação aerodinâmica: coeficiente reduzido em 15% para 0,23 (Berlina) e 0,25 (Break)
Ainda mais espaço: o Superb tem mais 43 mm de comprimento e o Superb Break mais 40 mm, proporcionando mais espaço para passageiros e bagagem

A Škoda Auto refinou ainda mais o design do Superb: surge agora com uma grelha Škoda reinterpretada e luzes LED Matrix de segunda geração com os elementos cristalinos característicos da marca, que também incluem faróis traseiros LED. Modificações na carroçaria, como um para-brisas mais inclinado e uma linha de tejadilho mais aerodinâmica, melhoraram a aerodinâmica em 15% em relação ao antecessor, para ambos os estilos de carroçaria.

Design requintado e luzes LED Matrix com 36 segmentos de luz individuais

A nova estrutura octogonal da grelha do Superb tem acabamento em Unique Dark Chrome, tal como o logótipo Škoda no capot, as faixas decorativas do avental dianteiro e as letras na porta da bagageira. Os farolins traseiros em LED mais finos incluem uma função animada Coming/Leaving Home na variante de topo. Os faróis LED Matrix de segunda geração proporcionam ainda mais iluminação do que os seus antecessores, enquanto o novo elemento Crystallinium lhes confere um toque de cor turquesa. Dois módulos de faróis dispostos lado a lado contêm um módulo bi-LED para máximos e médios e um módulo de feixe Matrix interior com um total de 36 segmentos de luz. A luz de curva estática também tem um design cristalino e, por baixo, uma fina faixa de LED serve de luz de presença, luz de circulação diurna e indicador, criando uma assinatura luminosa distinta. Um modo de luz para todas as condições climatéricas assume o papel dos faróis de nevoeiro.

O Superb mais aerodinâmico de sempre

Com um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,23 para a berlina, a eficiência aerodinâmica melhorou 15% em relação ao modelo anterior. O valor é um dos melhores no segmento, tornando esta a berlina Škoda mais aerodinâmica até à data. A carrinha Superb Break tem um cd de 0,25, também o melhor de sempre para uma carrinha Škoda. As modificações incluem um para-brisas mais inclinado, uma linha de tejadilho mais aerodinâmica e um portão traseiro otimizada. Os espelhos retrovisores exteriores redesenhados são complementados por jantes aerodinamicamente refinadas, cortinas de ar no para-choques dianteiro e entradas de ar otimizadas. Um obturador ativo operado eletricamente atrás da entrada de ar central dianteira regula o fluxo de ar conforme necessário para manter o motor à temperatura ideal. O arrefecimento dos travões dianteiros, ajustado automaticamente, tira partido do fluxo de ar da ventoinha do radiador. Deflectores otimizados à frente das rodas dianteiras e coberturas da carroçaria melhoradas canalizam ainda mais o fluxo de ar sob o veículo.

Ainda mais espaço e seis novas cores

O Superb Berlina tem mais 43 mm de comprimento, enquanto o Superb Break é agora 40 mm mais comprido. A capacidade de bagagem aumentou 20 litros em relação ao seu antecessor na versão Berlina e 30 litros na carrinha. O espaço para a cabeça no interior também aumentou. A Škoda oferece um total de seis cores metalizadas e duas cores sólidas. Seis destas cores são novas: a cor Purity White e os acabamentos metalizados Pebble Silver, Ebony Black, Cobalt Blue, Carmine Red e Ice Tea Yellow. Energy Blue e Graphite Grey metalizado mantêm-se no portefólio. A gama de jantes de liga leve de série estende-se desde as jantes Sagitta de base prateadas de 16 polegadas até às jantes opcionais de 19 polegadas.

O interior do Superb é definido por um design elegante e pela nova estrutura da gama com Design Selections. O ecrã de infotainment independente com até 13 polegadas – uma estreia no Superb – chama imediatamente a atenção, tal como os intuitivos Škoda Smart Dials. Pela primeira vez, os clientes podem complementar o Cockpit Virtual de 10 polegadas com um head-up display opcional. Todos os têxteis, incluindo o forro do tejadilho, contêm materiais reciclados.

Diferentes Design Selection e um novo conceito de consola central

Existem vários acabamentos disponíveis para o novo Superb, compondo os diferentes Design Selection, complementados por pacotes de opções temáticos e outras possibilidades de individualização. Com a deslocação da alavanca da caixa de velocidades para a coluna de direção, a nova consola central contribui para uma maior sensação de espaço. A nova Phone Box permite agora o carregamento por indução rápido de smartphones a 15 watts e é ventilada durante o processo de carregamento.

Os novos Škoda Smart Dials combinam elementos digitais e táteis

Os multifuncionais Škoda Smart Dials combinam elementos hápticos e digitais para uma operação particularmente fácil e intuitiva e têm uma superfície texturada em Unique Dark Chrome. Os três mostradores podem ser rodados e pressionados para controlar várias funções do veículo. Cada Smart Dial tem também um ecrã digital de 32 mm. Os dois Smart Dials exteriores para o condutor e passageiro da frente controlam a temperatura interior, o aquecimento e a ventilação dos bancos. A função ativada é apresentada no visor e muda quando o comando é premido. O Smart Dial central controla até quatro funções das seis seguintes: volume do infotainment, intensidade da ventoinha, direção do ar, ar condicionado inteligente, modos de condução ou zoom do mapa.

Ecrã central de até 13 polegadas e ecrã frontal opcional

O ecrã central de infotainment é uma unidade independente com 10 polegadas ou, opcionalmente, 13 polegadas em combinação com a função de navegação. Um apoio para as mãos assegura uma utilização fácil e confortável. A estrutura reformulada do menu de infotainment oferece três ícones de menu básicos: “Home”, “Car” e “App”. Tanto o Cockpit Virtual de 10 polegadas como o ecrã central do infotainment apresentam um design gráfico atualizado para um controlo ainda mais intuitivo. Pela primeira vez, está disponível o head up display como opção. Este projeta informações de navegação, cruise control/limitador de velocidade preditivo, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência na faixa de rodagem no campo de visão do condutor.

Três variantes de bancos e materiais sustentáveis

O novo Superb está disponível com três configurações diferentes de bancos dianteiros, sendo que todos os interiores do Superb contêm materiais reciclados. O couro cor de conhaque é curtido de forma sustentável utilizando água da produção de azeite.

Um suporte para copos está integrado no apoio de braço traseiro, existindo também (mediante o equipamento) um suporte para tablet e uma regulação para a frente e para trás. Uma abertura de carregamento transversal permite o transporte de objetos mais compridos. O pack opcional Family/Business inclui airbags laterais traseiros, o pack Sleep, suportes para tablet nos encostos dos bancos dianteiros, um caixote do lixo e cortinas nos vidros laterais traseiros.

Modelo híbrido plug-in com bateria de alta voltagem maior e motor a gasolina 1.5 TSI

Na segunda geração de híbridos plug-in, a Škoda combina agora o motor elétrico com um motor a gasolina 1.5 TSI de 110 kW (150 cv), para uma potência conjunta de 150 kW (204 cv). Esta potência é transmitida às rodas dianteiras através da caixa DSG de 6 velocidades. Outra novidade é a bateria de alta tensão com uma capacidade bruta de 25,7 kWh, cerca do dobro do modelo anterior. Assim, a autonomia totalmente elétrica do Superb Break iV aumenta em mais de 50 quilómetros, atingindo os 135 quilómetros no ciclo WLTP. O motor híbrido plug-in também estará disponível para a berlina numa data posterior. A bateria pode ser carregada na totalidade em 2,5 horas, com uma capacidade de carga máxima de 11 kW em wallbox domésticas e pontos de carregamento AC. Para o carregamento em corrente contínua, a capacidade de carregamento máxima é de 50 kW. Recarregar a bateria de 10 a 80% demora 25 minutos. O depósito de gasolina do PHEV tem 45 litros de capacidade.

Caixa automática DSG de série em todas as motorizações

Além da versão híbrida plug-in, na altura do lançamento, o novo Superb também oferece motorizações de 150 cv, a gasolina e Diesel, neste caso associadas à caixa automática DSG de 7 velocidades. A versão 1.5 TSI é a primeira da gama a apresentar a tecnologia “mild-hybrid” com um sistema composto por um gerador de arranque acionado por correia de 48 volts e uma bateria de iões de lítio de 48 volts. A bateria está localizada sob o banco do passageiro da frente. A energia recuperada durante a travagem apoia o motor de combustão interna através de um impulso elétrico ou permite que o veículo se desloque em marcha lenta com o motor completamente desligado. Além disso, a desativação ativa de cilindros ACT+ permite que o 1.5 TSI desligue dois cilindros quando a sua potência não é necessária, a fim de reduzir o consumo de combustível. Todos os motores estão equipados com um depósito de combustível de 66 litros.

O sistema Intelligent Park Assist torna o estacionamento mais seguro e fácil

Com o novo sistema Intelligent Park Assist, o Superb pode estacionar automaticamente em lugares de estacionamento perpendiculares e paralelos. Esta função controla agora a direção, os travões, o acelerador e o sentido de marcha (para a frente e para trás). O veículo também para sozinho se o sistema reconhecer um obstáculo. Posterior, será possível realizar manobras de estacionamento remotamente, utilizando a função Remote Park Assist através da aplicação MyŠkoda. O opcional Remote Trained Parking permitirá que os condutores iniciem uma manobra de estacionamento previamente realizada e guardada a partir do exterior do veículo, utilizando a aplicação MyŠkoda no seu smartphone, num raio de quatro metros. A velocidade máxima da manobra é de 9,5 km/h. O novo Superb também apresenta o Trailer Assist melhorado como opção.

Preços recomendados do novo Škoda Superb em Portugal:

Superb 1.5 TSI mHEV 150 cv DSG – Desde 41.782 €

Superb 2.0 TDI 150 cv DSG – Desde 49.337 €

Superb 2.0 TDI 150 cv DSG L&K – Desde 59.087 €

Superb Break 2.0 TDI 150 cv DSG – Desde 52.944 €

Superb Break 1.5 PHEV 204 cv DSG – Desde 49.257 €

Superb Break 2.0 TDI 150 cv DSG L&K – Desde 60.712 €

Superb Break 1.5 PHEV 204 cv DSG L&K – Desde 56.625 €

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.