Menu Fechar

Novo Vantage Aston Martin GT4 faz história com a primeira vitória no Autódromo Internacional de Sebring

O novíssimo Aston Martin Vantage GT4 fez história ao conquistar a vitória apenas na sua segunda participação no IMSA Michelin Pilot Challenge, um evento de apoio às mundialmente famosas 12 Horas de Sebring na Flórida, este fim de semana.

Apenas na sua terceira partida competitiva, o Vantage GT4 conduzido pela Rebel Rock Racing – que ainda não correu em qualquer outro lugar que não a América do Norte em 2024 – partiu do 23º lugar da grelha para registar uma vitória espetacular na corrida de duas horas Alan Jay Automotive 120 no desafiante circuito de aeródromo, disputada na tarde de sexta-feira.

O piloto e proprietário da equipa, Frank DePew (EUA), arrancou e avançou de forma constante, mantendo-se longe de problemas. Depois, com uma estratégia inteligente, a equipa, que corre no seu estado natal, fez a última paragem de combustível o mais cedo possível, ficando em segundo lugar na estrada, sob aviso e atrás do Safety Car, a 40 minutos do fim.

Quando a corrida voltou a verde, o copiloto de DePew, Robin Liddell (GBR), fez uma audaciosa ultrapassagem a três pela liderança e depois defendeu-se de um ataque sustentado do piloto da Aston Martin Racing, Valentin Hasse-Clot, até à bandeira axadrezada. O francês acabou por terminar em segundo com o seu companheiro de equipa Rory van der Steur (EUA) num Aston Martin Vantage GT4 da geração anterior. A dupla americana Matt Plumb e Paul Holton terminou em quarto lugar no Vantage GT4 da Team TGM, num dia de sucesso para a marca britânica de automóveis desportivos de ultra-luxo.

Adam Carter, Diretor de Desportos Motorizados de Resistência da Aston Martin, afirmou: “Vencer apenas na sua terceira prova competitiva é um feito extraordinário para o novo Aston Martin Vantage GT4. Ainda há muito para nós e para as nossas equipas parceiras aprenderem sobre o carro, que ainda mal começou a sua história nas corridas. Mas esta é uma óptima base para começarmos e é um indicador muito claro de como o carro é fácil de utilizar e de correr, antes da sua estreia europeia no próximo mês. Gostaríamos de felicitar a Rebel Rock Racing, um novo parceiro para nós em 2024, por uma corrida executada na perfeição, bem como pelas excelentes prestações de Frank e Robin.”

Construído em torno do comprovado chassis de alumínio ligado da Aston Martin e alimentado por um feroz motor V8 twin-turbo de 4,0 litros, o novo Vantage GT4 utiliza os desenvolvimentos aplicados ao novo Vantage de estrada para obter mais ganhos de desempenho no carro de corrida de última geração. O programa Aston Martin Vantage GT4 tem tido um enorme sucesso ao longo da última década e o carro de corrida GT4 da geração anterior é um campeão múltiplo em todo o mundo.

O Vantage GT3 da Aston Martin também teve uma forte estreia na qualificação em Sebring. Mario Farnbacher (DEU) assegurou que o Vantage GT3 #23 da Heart of Racing (HoR), que partilha com o piloto de fábrica Ross Gunn (GBR) e Alex Riberas (ESP), vai arrancar em segundo lugar na classe GTD Pro para as 12 Horas de Sebring Mobil 1. Os seus companheiros de equipa, o chefe de equipa Ian James (GBR), Roman De Angelis (CDN) e o compatriota Zacharie Robichon vão partir do 17º lugar na classe GTD com o carro #27 da HoR, um lugar atrás do Vantage GT3 #44 da Magnus Racing conduzido pelo trio americano John Potter, Andy Lally e Spencer Pumpelly.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.