Programado para coincidir com a estreia internacional do novo Vantage de estrada, o espetacular novo Vantage GT3 reflecte o desempenho intensificado do mais recente modelo de exposição, a dinâmica apurada e o estilo apelativo, traduzindo essas qualidades num formidável novo GT racer e iniciando o próximo capítulo da ilustre história da Aston Martin no desporto automóvel.
Falando do novo e entusiasmante carro de corrida GT, Marco Mattiacci, Diretor Global de Marca e Comercial da Aston Martin, afirmou: “A revelação simultânea dos novos carros de corrida Vantage e Vantage GT3 sublinha o compromisso da Aston Martin em construir o melhor carro desportivo do mundo e depois provar as suas capacidades em pista.
O Vantage GT3 é uma evolução abrangente dos carros Vantage GTE e GT3 de grande sucesso e recentemente retirados de circulação, que fizeram a sua estreia em 2018. Partilhando a sua arquitetura mecânica – e a do novo Vantage de estrada – o Vantage GT3 é construído em torno da comprovada estrutura de chassis em alumínio ligado da Aston Martin e alimentado pelo seu temível motor V8 twin-turbo de 4,0 litros. Ostentando um pacote aerodinâmico totalmente novo, do nariz à cauda, uma suspensão totalmente revista e uma eletrónica de última geração, juntos conferem a este Aston Martin GT racer de última geração um potencial de superação mundial.
Construído para cumprir todos os regulamentos da classe FIA GT3, incluindo a nova categoria LMGT3 para 2024, o novo Vantage GT3 é um verdadeiro concorrente global. Um carro que irá lutar por honras nas séries GT mais competitivas do mundo, incluindo o Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), o IMSA WeatherTech Sportscar Championship (IMSA), o Fanatec GT World Challenge, o European Le Mans Series (ELMS) e o Nürburgring Langstrecken Serie (NLS).
Desenvolvido de acordo com um conjunto rigoroso de objectivos definidos pela AMPT e implementados pela AMR, as actualizações do novo Vantage GT3 centraram-se na resolução de algumas das características de condução mais difíceis do carro antigo, com o objetivo de tornar o novo GT3 tão fácil de conduzir quanto possível, tanto para pilotos profissionais como amadores.
Um extenso programa de desenvolvimento – incluindo um extenuante teste de 30 horas – foi concluído no final do ano passado com uma combinação de pilotos profissionais contratados pela Aston Martin e pilotos amadores seleccionados. Todos relataram que o novo Vantage GT3 é uma máquina super-rápida, mas tolerante, sem vícios e com uma janela de configuração muito ampla, perfeitamente adequada às exigências únicas e à natureza ultra-competitiva das corridas de GT de alto nível.
Visualmente, o Vantage GT3 combina o design marcante do novo Vantage de estrada com a aerodinâmica geradora de força descendente extrema que torna as corridas de GT3 tão populares entre os pilotos e os fãs. A utilização extensiva da Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) permitiu alcançar os objectivos desejados em termos de desempenho e eficiência aerodinâmica – mantendo-se dentro dos limites de força descendente da FIA – e o contributo do departamento de Design da Aston Martin assegurou que esta função pura fosse acompanhada por uma forma perfeita.
O resultado é uma máquina verdadeiramente de cortar a respiração. Uma máquina que combina a linguagem de design musculada e inconfundível do Vantage de estrada com a incrível agressividade e equilíbrio de um carro de corrida puro-sangue. Entre os aspectos mais marcantes do Vantage GT3 está o novo nariz. Não só a nova abertura da grelha mais larga do carro de estrada tem um aspeto fabuloso, como também proporcionou à AMR a oportunidade de aumentar o volume de ar de arrefecimento canalizado para os travões, que agora proporcionam aos condutores um desempenho mais consistente.
O nariz em si é uma grande concha de uma só peça feita de fibra de carbono. Com um design de libertação rápida para facilitar a remoção e substituição rápidas em caso de danos provocados por acidentes a meio da corrida, inclui uma luz laser de largura total e um separador mais curto, cujo efeito desloca o centro de pressão para trás para reduzir a sensibilidade de inclinação e ajudar à estabilidade. Grandes grelhas na parte superior das cavas das rodas dianteiras evacuam o ar de alta pressão para reduzir a elevação, com uma pilha ainda maior de grelhas nas cavas traseiras, permitindo que a alta pressão saia da traseira para reduzir a resistência.
Graças à sua ampla elegibilidade, o novo Vantage GT3 é a arma de eleição de uma impressionante e crescente lista mundial de equipas parceiras da Aston Martin Racing. Assim, aos parceiros de longa data da AMR, Heart of Racing e D’station Racing, juntam-se novos parceiros como a Walkenhorst Motorsport da Alemanha e a equipa belga ComToYou Racing. A Flying Lizard Motorsports, que já é uma equipa parceira do Vantage GT4, irá agora avançar para o Vantage GT3 nos EUA. Prevê-se que, no final da época de 2024, 30 Vantage GT3 estejam a competir ativamente.
Esta popularidade imediata é o melhor apoio possível para a máquina construída pela AMR, que já foi vista em ação nas 24 Horas Rolex de Daytona e que irá lutar pela vitória nas 24 Horas de Nürburgring, nas 24 Horas de Spa-Francorchamps e – a mais emblemática de todas – nas 24 Horas de Le Mans, no final deste ano. O Vantage GT3 também entrará em ação numa série de campeonatos nacionais de GT em todo o mundo – incluindo o Campeonato Japonês de Super GT e o Campeonato Britânico de GT – sublinhando o papel de liderança da Aston Martin no desporto automóvel mundial.
Ao longo das suas várias gerações, desde que chegou ao palco mundial em 2012, o Aston Martin Vantage tem sido consistentemente uma força a ter em conta nos níveis mais elevados das corridas de GT. Com umas incríveis 52 vitórias na classe – a primeira das quais obtida na sua estreia no WEC – e 11 títulos do campeonato do mundo, além de uma infinidade de vitórias numa série de outras séries nacionais e internacionais, o nome Vantage é sinónimo de sucesso nas corridas de GT. Uma tradição que o novo Vantage GT3 está destinado a continuar.
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