O concept Audi A6 e-tron estreou-se no Salão Auto Shanghai 2021 como um primeiro vislumbre de uma família inovadora de modelos totalmente eléctricos. A Audi está agora a lançar o A6 e-tron como um Sportback e Avant. Como o segundo modelo na plataforma PPE, o veículo de tamanho médio superior retoma os pontos fortes do produto familiar de desempenho, alcance, eficiência e carregamento. É também o primeiro modelo da plataforma com um conceito de piso plano. O exterior é poderoso, desportivo e perfeitamente proporcionado. A nova filosofia de design da Audi define o interior. Dependendo do nível de equipamento, o A6 e-tron oferece muitas características inovadoras, como os espelhos retrovisores exteriores virtuais de segunda geração, um teto panorâmico de vidro que se torna opaco com o toque de um botão e anéis iluminados na traseira. O A6 e-tron e o S6 e-tron podem ser encomendados no Reino Unido a partir de setembro nas versões Sportback e Avant.
O design simples da carroçaria privilegia o dinamismo, a progressividade e a elegância. O design fino das luzes diurnas e a grelha larga conferem ao A6 e-tron uma verdadeira presença na estrada. Uma máscara negra rodeia a grelha Singleframe fechada e invertida, reflectindo a linguagem de design distinta dos modelos e-tron. Os faróis principais e outros elementos funcionais, como os sensores do Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e as entradas de ar, estão integrados na máscara escura, tornando-os quase invisíveis.
O A6 e-tron tem uma linha de tejadilho marcante e dinâmica, enquanto as bolhas quattro enfatizam o sistema de tração quattro com a sua forma escultural e musculada. São um elemento central do ADN do design Audi. Como coração do automóvel, a bateria é realçada por uma inserção preta na zona da soleira. A inserção dá ao carro uma aparência plana, fina e dinâmica de lado. Estende-se até à traseira e integra os reflectores, dando ao A6 e-tron um aspeto visualmente alongado. A Avant também se caracteriza por uma linha de tejadilho muito plana, com o pilar D a inclinar-se acentuadamente para a frente. Uma peça de acabamento em alumínio, desde o pilar A até ao spoiler do tejadilho, é uma nova caraterística distintiva da A6 Avant e-tron.
A traseira transmite uma mistura de elegância e desportivismo. O design limpo, combinado com a faixa de luz contínua e tridimensional, confere ao novo A6 e-tron uma clareza real. Um marcante spoiler labial remata a traseira do Sportback, e o atraente difusor traseiro enfatiza ainda mais o aspeto desportivo e dinâmico da traseira. O Audi A6 e-tron vem equipado de série com jantes de 20 polegadas de cinco raios duplos, enquanto a linha S recebe jantes de 20 polegadas “tripé de cinco raios”. O S6 e-tron vem com jantes de 21 polegadas de série. Estão disponíveis oito designs distintos, do desportivo ao elegante, incluindo seis da Audi Sport. O exterior do Audi A6 e-tron difere entre os modelos Sport, S line e S. Até oito cores exteriores estão disponíveis no lançamento do mercado, incluindo a cor de série Magnetic grey solid, bem como Glacier white metallic, Typhoon grey metallic e Mythos black metallic. Estas cores realçam o design poderoso e progressivo do exterior. Estão também disponíveis duas tonalidades de azul, o azul Plasma metalizado e o azul Malpelo metalizado. O efeito pérola cinzento Daytona e o bege Siam metalizado estão reservados exclusivamente para a variante S line e para o modelo S.
A aerodinâmica superior é um componente central da longa história de sucessos da Audi. Os heróis aerodinâmicos do passado, como o Audi 100 (C3) e o Audi 80 (B3), também pertencem ao segmento das médias cilindradas.
O lendário valor cw do Audi 100 da terceira geração fez com que fosse apelidado de “campeão mundial de aerodinâmica de todas as classes”. Com um valor cw de 0,30, o Audi superou os seus concorrentes em 1982 – e continuou a fazê-lo durante muitos anos. Hoje, o Audi A6 e-tron está a escrever um novo capítulo nesta história de sucesso. O design desportivo e a configuração do novo Audi A6 e-tron contribuem para a sua excelente aerodinâmica e garantem um valor cw excecionalmente baixo de 0,21 para o Sportback, tornando-o o melhor Audi de todos os tempos em termos de aerodinâmica e o veículo mais aerodinâmico de todo o Grupo VW. A Avant também atinge um valor cw excecionalmente bom de 0,24, tornando-a uma das melhores do seu segmento.
A frente está aerodinamicamente optimizada e possui cortinas de ar que influenciam positivamente o fluxo de ar à volta da frente e das rodas. A estufa é extremamente estreita e a linha do tejadilho inclina-se para a traseira. Além disso, uma entrada de ar frio controlável sob o Singleframe do Audi A6 e-tron garante que a corrente de ar possa fluir em torno desta zona com perdas mínimas. A Audi optimizou ainda mais este sistema com componentes adicionais. A parte inferior da carroçaria também desempenha um papel vital no conceito de aerodinâmica através de um elevado grau de vedação e pequenas optimizações de vários componentes. Estes incluem as guarnições das rodas especialmente adaptadas e os ressaltos 3D à frente das rodas dianteiras, que são individualmente optimizados para o Sportback e Avant, a parte inferior da carroçaria, a bateria, o eixo traseiro e os painéis das soleiras.
Um difusor largo e aerodinamicamente optimizado consegue o equilíbrio ideal entre a elevação no eixo traseiro e o valor cw. A Avant está também equipada com um spoiler adicional no difusor. Os elementos aerodinâmicos sob a forma de spoilers laterais na traseira da A6 Avant e-tron permitem um controlo da velocidade. O spoiler de borda baixa do tejadilho contribui para uma pequena “área de água parada” atrás do veículo, o que também melhora a aerodinâmica.
As optimizações aerodinâmicas oferecidas por algumas das jantes de vários tamanhos completam o conceito aerodinâmico. Por exemplo, é oferecida uma atraente jante aerodinâmica de 21 polegadas com coberturas de plástico. Os espelhos retrovisores exteriores virtuais opcionais estão entre os componentes aerodinâmicos comprovados que já são familiares do Audi Q8 e-tron. Os espelhos retrovisores exteriores virtuais de segunda geração são utilizados no Audi A6 e-tron e podem agora ser rebatidos eletricamente. As câmaras compactas têm uma forma optimizada em termos de fluxo, o que reduz a área frontal do veículo e melhora o coeficiente de resistência.
Com o novo Audi A6 e-tron, a Audi está a sublinhar o seu papel de liderança no design e tecnologia de iluminação – uma parte essencial do ADN da Audi. Os faróis e as luzes traseiras têm um design tridimensional e oferecem assinaturas de luz digitais, unindo os mundos físico e digital. Na frente, a família Audi A6 e-tron oferece luzes diurnas digitais com tecnologia LED, bem como luzes traseiras OLED digitais de segunda geração em modelos de especificações mais elevadas.
Com cerca de 45 segmentos por painel OLED digital, a traseira do A6 e-tron está a evoluir cada vez mais para um ecrã. Isto permite a comunicação car-to-x e aumenta a segurança rodoviária. Um módulo de software num dos cinco computadores de domínio do Audi A6 e-tron torna possível esta assinatura luminosa. A luz parece mais viva e inteligente no novo Audi A6 e-tron graças à simbiose perfeita entre o design de iluminação e a nova tecnologia. No que respeita às luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, 10 painéis OLED com 450 segmentos utilizam um algoritmo especialmente desenvolvido para gerar uma nova imagem várias vezes por segundo. A assinatura de luz digital ativa também aponta o caminho para o futuro da tecnologia de iluminação da Audi. Na frente, a assinatura de luz digital ativa é criada pela interação do algoritmo com 12 segmentos reguláveis. Na traseira, todos os segmentos OLED digitais são utilizados para este fim. Os segmentos de luz individuais interagem de tal forma que a intensidade luminosa global da assinatura de luz não varia.
A Audi está a estabelecer novos níveis de design de iluminação, funcionalidade e segurança com a segunda geração de luzes traseiras combinadas OLED digitais. Pela primeira vez, as luzes traseiras digitais OLED podem comunicar com o ambiente circundante imediato (car-to-x). A Audi também desenvolveu ainda mais as suas funções de segurança. A deteção de proximidade, que já é familiar noutros modelos Audi, foi expandida no novo A6 e-tron para incluir a luz de comunicação. Esta avisa os outros utentes da estrada de acidentes e avarias. Para além dos gráficos normais das luzes traseiras, a luz de comunicação apresenta uma assinatura estática específica das luzes traseiras com símbolos de aviso integrados na luz traseira combinada digital OLED 2.0 em situações críticas de condução ou de trânsito.
A tecnologia utilizada também estabelece novos padrões em termos de individualização: com oito assinaturas de luz digitais nas recém-desenhadas luzes diurnas digitais dos faróis Matrix LED e nas luzes traseiras digitais OLED 2.0, os condutores podem personalizar o seu A6 e-tron de uma forma completamente nova, dependendo do equipamento selecionado. Um destaque particular do novo Audi A6 e-tron é a iluminação dependente do equipamento dos quatro anéis na traseira. Isto enfatiza fortemente a identidade corporativa da Audi e dá ao novo A6 e-tron a sua própria personalidade.
O interior do Audi A6 e-tron é consistentemente orientado para as necessidades dos utilizadores. O design tridimensional e de alto contraste coloca deliberadamente elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial adaptada aos ocupantes em termos de design e ergonomia. O ecrã panorâmico MMI, com o seu design curvo e tecnologia OLED, consiste no Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e no ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas e, juntamente com o ecrã MMI do passageiro dianteiro de 10,9 polegadas, forma um palco digital com um design visualmente claro.
O Modo de Privacidade Ativa permite ao passageiro do banco da frente desfrutar de conteúdos de entretenimento enquanto viaja, como ver filmes ou séries em streaming, sem distrair o condutor. Dependendo da velocidade atual e da ocupação do banco, a luz é direccionada (modo de privacidade ligado) ou difundida (conteúdo visível para todos) através de uma unidade de controlo inteligente.
A Audi está a dar um passo significativo na tecnologia de visualização com o head-up display de realidade aumentada (AR HuD) opcional de segunda geração, outro elemento central do palco digital. O ecrã reflecte um plano de imagem grande e inclinado através do para-brisas em direção ao condutor. Mostra informações relevantes, como velocidade, sinais de trânsito, assistência e símbolos de navegação.
O interior cria um ambiente acolhedor. O “revestimento suave” estende-se de porta a porta ao longo de toda a largura do painel, criando uma sensação de espaço homogéneo e envolvente. Os materiais foram seleccionados numa perspetiva funcional. Ao mesmo tempo, asseguram uma clara diferenciação de design das várias áreas do interior do veículo. As áreas orientadas para o conforto são concebidas com superfícies generosas e materiais suaves. Em contraste, as áreas de controlo de design preciso, em preto brilhante de alta qualidade, realçam a clareza da interação com o veículo. As saídas de ar finas parecem desaparecer no fundo. Os ecrãs dos espelhos retrovisores exteriores virtuais opcionais estão localizados no interior das portas, claramente visíveis no ângulo do pilar A e da soleira da porta.
Também aqui é criada uma envolvente digital, que se estende de espelho a espelho por todo o painel de instrumentos digital e está ligada através da luz de interação dinâmica na base do para-brisas. As funções essenciais, como a regulação dos espelhos, a iluminação e os sistemas de fecho, estão integradas de forma compacta no painel de controlo central na porta do condutor. Um sistema de ar condicionado automático de quatro zonas opcional e o pacote de qualidade do ar com fragrância aromática e ionizador completam o ambiente elegante.
Um inovador teto de vidro panorâmico opcional melhora ainda mais os veículos. Ao contrário dos modelos anteriores, o vidro inteligente do teto panorâmico minimiza a luz solar direta e torna-se opaco com o toque de um botão. Isto funciona com a tecnologia PDLC (cristal líquido disperso em polímero), que pode mudar de transparente para opaco. Os componentes de vidro comutáveis eletricamente contêm dois elementos de película PDLC, entre os quais flutuam os cristais líquidos. Se não for aplicada qualquer tensão, os cristais formam uma camada opaca, tornando o teto de vidro não transparente. Se for aplicada tensão, os cristais alinham-se e o teto torna-se transparente. Pode ser controlado individualmente como uma “cortina digital” através de um botão no módulo do tejadilho; os clientes podem escolher entre quatro predefinições.
O sistema de infoentretenimento utiliza o Android Automotive OS como sistema operativo. O A6 e-tron actualiza o seu conteúdo através de actualizações over-the-air. Assim, os mais recentes serviços Audi connect e o planeador de rotas e-tron melhorado, que vem de série, estão sempre actualizados. Aplicações como o YouTube estão disponíveis através da Audi Application Store para aplicações de terceiros, que está integrada diretamente no MMI e não requer um smartphone para ser utilizada.
A loja dá aos clientes acesso a uma vasta gama de aplicações. No lançamento do A6 e-tron, estarão disponíveis várias aplicações de categorias que incluem: Música, Vídeo, Jogos, Navegação, Estacionamento e Carregamento, Produtividade, Meteorologia e Serviços de Notícias. A loja está em constante expansão e o portefólio de aplicações é específico para cada mercado.
Para além da operação tátil melhorada e mais intuitiva, o novo ecrã e conceito de funcionamento abordam as tendências globais de interação. Por exemplo, o controlo por voz foi significativamente expandido e desempenha agora um papel fundamental. O assistente de voz de auto-aprendizagem do veículo, o Audi assistant, pode controlar numerosas funções do veículo.
No futuro, o Audi assistant terá também acesso a conteúdos adicionais online, como a meteorologia e conhecimentos gerais. Através de uma ligação ao ChatGPT (fornecida pelo Microsoft Azure OpenAI Service), os clientes podem interagir com o seu automóvel utilizando linguagem natural e ouvir as informações que gostariam de saber enquanto conduzem.
O Audi Assistant reconhece automaticamente se deve executar uma função do veículo, procurar um destino ou, por exemplo, fornecer a previsão do tempo. O sistema Audi só reencaminha as consultas para o ChatGPT quando não consegue responder a perguntas de conhecimento geral. Os condutores desfrutam de uma experiência perfeita, uma vez que todas as funções estão integradas no Audi Assistant. A segurança dos dados é a maior prioridade; para garantir uma privacidade óptima, todas as perguntas e respostas são apagadas após o processamento. Além disso, o ChatGPT nunca tem acesso aos dados do veículo.
O sistema de som Premium Bang & Olufsen, opcional, com altifalantes de encosto de cabeça, garante um som ótimo. Um amplificador altamente eficiente acciona 20 altifalantes com 830 watts de potência. Quatro delas estão integradas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, permitindo à Audi fornecer som surround pessoal, anúncios de navegação pessoais e chamadas telefónicas individuais. Altifalantes adicionais no pilar A e altifalantes de gama média criam um incomparável som surround 3D. A luz de interação dinâmica oferece uma variedade de funções de comunicação, apoiando a interação do veículo com os ocupantes. Abrange o interior e o cockpit por baixo do para-brisas, sob a forma de um generoso arco.
Motores eléctricos potentes, compactos e altamente eficientes e uma bateria de iões de lítio recentemente desenvolvida para o PPE, composta por 12 módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 kWh líquidos), garantem uma autonomia superior a 724 kms (A6 Sportback e-tron) e superior a 690 kms (A6 Avant e-tron).
A partir do lançamento, estarão disponíveis duas versões do A6 e-tron: o A6 Sportback/Avant e-tron performance e o S6 Sportback/Avant e-tron. Os modelos A6 e-tron performance têm uma potência de sistema até 367 cv (270 kW) e são de tração traseira. O Audi A6 e-tron performance acelera de 0 s 100 km/h em 5,4 segundos e tem uma velocidade máxima de 210 km/h.
Os modelos S6 Sportback/Avant e-tron utilizam a tração integral quattro e têm uma potência de 503 cv (370 kW) e até 550 cv (405 kW) com controlo de arranque, o que permite um tempo de 0 a 100 km/h de 3,9 segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h. Outros modelos com tração traseira ou tração integral quattro serão lançados mais tarde.
Graças à tecnologia de 800 volts e a uma capacidade máxima de carga DC de 270 kW de série, são possíveis paragens de carga curtas com o Audi A6 e-tron. Isto significa que o A6 Sportback e-tron performance pode ser recarregado numa estação de carregamento apropriada (High Power Charging, HPC) para uma autonomia de até 308 kms em apenas 10 minutos. O estado de carga (SoC) aumenta de 10 para 80 por cento em 21 minutos. A gestão inteligente de alto desempenho e a gestão térmica preditiva são componentes-chave deste impressionante desempenho de carregamento. Equipado com o Plug & Charge, o veículo autoriza-se a entrar em estações de carregamento compatíveis quando o cabo de carregamento é ligado e ativa o processo de carregamento. O processo de carregamento é totalmente automático. Se uma estação de carregamento funcionar com tecnologia de 400 volts, o Audi A6 e-tron pode utilizar o carregamento em banco. Para tal, a bateria de 800 volts é dividida em dois bancos, cada um com uma tensão de 400 volts, que podem ser carregados em paralelo até 135 kW. É possível o carregamento em corrente alternada até 11 kW.
O sistema de recuperação avançada (travagem regenerativa) é um componente importante para aumentar a eficiência e a autonomia do Audi A6 e-tron. Este sistema pode lidar com cerca de 95 por cento dos processos de travagem do dia a dia. O Audi A6 e-tron recupera até 220 kW. A temperatura e o estado de carga da bateria desempenham aqui um papel fundamental. A recuperação ocorre nos eixos dianteiro e traseiro, com a desaceleração menor a ser tratada pelo eixo traseiro por razões de eficiência. Além disso, é possível um maior desempenho da travagem regenerativa no eixo traseiro devido ao motor elétrico mais potente.
O Sistema de Travagem Integrado (iBS), que é familiar nos modelos e-tron anteriores, foi significativamente melhorado como parte da Plataforma Eléctrica Premium. Pela primeira vez, a combinação de travagem específica do eixo descrito entre o travão mecânico de fricção e a travagem regenerativa através dos motores eléctricos é possível.
Como é típico da Audi, o Audi A6 e-tron também oferece a opção de recuperação em duas fases, que pode ser ajustada usando as patilhas no volante. Também é possível efetuar o “coasting”. Aqui, o veículo rola sem arrastamento adicional quando o condutor tira o pé do pedal do acelerador. Outra variante do A6 e-tron é o modo de condução “B”, conhecido como “one-pedal feeling”. Este modo oferece a desaceleração de recuperação mais forte. Com um estilo de condução antecipado, quase toda a desaceleração pode ser gerida sem pressionar o pedal do travão no modo de condução “B”.
O ADN típico da Audi também é evidente na suspensão. Aqui, existe uma filosofia de configuração definida com precisão, e os sistemas de controlo da suspensão são coordenados entre si com precisão. O eixo dianteiro diretamente afinado influencia significativamente a dinâmica de condução do A6 e-tron, fazendo com que o veículo se sinta particularmente ágil.
A suspensão pneumática adaptativa opcional – um sistema de suspensão pneumática com amortecimento controlado – confere ao veículo uma ampla distribuição entre um elevado conforto de condução e um comportamento desportivo. Dependendo da velocidade e das preferências individuais, adapta-se às condições específicas da estrada e regula a altura de condução da carroçaria em quatro níveis diferentes. O modo de eficiência no Audi drive select é uma caraterística especial. No modo eficiência, a suspensão baixa a carroçaria em 20 mm, dependendo da velocidade, melhorando assim a aerodinâmica do veículo. Isto serve para otimizar o consumo de energia e aumentar a autonomia.
O sistema de tração integral traseira do Audi S6 e-tron melhora a dinâmica de condução com uma distribuição de binário altamente variável. As diferentes dimensões dos motores eléctricos nos eixos traseiro e dianteiro permitem uma distribuição de binário com enfoque traseiro, mesmo com carga total. O Audi S6 e-tron e o A6 e-tron estão equipados com pneus de dimensões diferentes nos eixos dianteiro e traseiro, melhorando ainda mais a estabilidade e a desportividade.
Com os sistemas de assistência ao condutor do A6 e-tron, a Audi oferece uma vasta gama de funções que facilitam a vida quotidiana e aumentam significativamente a segurança rodoviária para todos os utentes da estrada.
O assistente de condução adaptativo plus é uma nova caraterística do A6 e-tron. Apoia o condutor na aceleração, travagem, manutenção da velocidade e da distância definida, e na orientação da faixa de rodagem. Isto pode aumentar o conforto de condução, especialmente em viagens longas. Para além de vários sensores, dependendo da região, o sistema utiliza dados de mapas de alta resolução e dados de enxames de outros veículos agregados na nuvem para melhorar o comportamento de condução. Aplicando esta fusão de informações, o veículo calcula a rota a seguir para permitir uma experiência de condução confortável em toda a gama de velocidades e em engarrafamentos.
O sistema Park Assist Plus, uma câmara de visão envolvente, o limitador de velocidade baseado em sinais de trânsito, o reconhecimento de sinais de trânsito baseado em câmaras, o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, o sistema Park Assist Plus com indicação da distância e o aviso de distração e sonolência serão equipamento de série no lançamento no mercado.
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