A Bentley Motors revela hoje o terceiro Bentley da era moderna construído à medida – o Batur Convertible. Criado pela Mulliner, a divisão personalizada da Bentley e o construtor de carruagens mais antigo do mundo, o Batur Convertible segue-se ao Bacalar barchetta e ao Batur coupé, primorosamente trabalhados à mão. Com o Batur Convertible, a Mulliner continua a sua longa tradição de criar automóveis verdadeiramente individuais, adaptados aos desejos de cada um dos seus extraordinários clientes.
O Batur Convertible reforça o ADN de design inovador introduzido pelo seu irmão coupé, que acabará por orientar o design dos futuros automóveis da Bentley. O Batur Convertible mantém a versão mais potente do icónico W12 da Bentley, com um motor biturbo de 6,0 litros de 750 cv, montado à mão, que tem impulsionado metafórica e literalmente o sucesso da Bentley nas últimas duas décadas. Com o motor a terminar a produção este verão, o Batur Convertible será um dos últimos Bentleys de sempre a utilizar este incrível grupo propulsor.
A Bentley tem uma história rica em automóveis de cockpit aberto, desde o primeiro Bentley de 1919, passando pelos anos de fundação da empresa na década de 1920, até ao mais recente – o Bacalar. A arquitetura do Batur Convertible permitiu que os designers da Mulliner aproveitassem a oportunidade para criar um tema que não só mistura o design do Bacalar e do Batur, como também inclui a facilidade de utilização de um descapotável. Os designers também optaram por realçar o carácter de dois lugares com um cockpit “envolvente” inspirado no design do Bacalar.
A dramática “ponte aérea” por detrás dos bancos e as carenagens afiladas na traseira remetem para os automóveis desportivos barchetta de antigamente, ao mesmo tempo que sublinham a promessa de uma aventura dinâmica e centrada no condutor num ambiente acolhedor e aconchegado. A ponte aérea e as carenagens cónicas não são apenas estéticas, mas também proporcionam um compartimento de bagagem semi-fechado atrás dos dois bancos dianteiros.
O tejadilho descapotável proporciona uma estética de beleza como alternativa moderna e tátil a um tejadilho rígido. Uma combinação de materiais de isolamento, aperfeiçoamentos no sistema de vedação e tratamentos acústicos criam um ambiente acolhedor num sistema que pode ser aberto ou recolhido em apenas 19 segundos, com o automóvel a viajar a velocidades até 50 km/h, transformando o automóvel de um luxuoso coupé num Grand Tourer de capota aberta com o toque de um botão.
A equipa de design interna da Mulliner ajudará a co-criar cada Batur Convertible com o seu cliente, trabalhando em conjunto através de um visualizador Mulliner especialmente criado que permite que qualquer parte do automóvel seja personalizada em termos de cor e acabamento de superfície. Amostras intermináveis de materiais únicos conferem textura ao processo, e os designs resultantes serão verdadeiramente individuais e criados pelo cliente – limitados apenas pela sua imaginação.
Os clientes poderão especificar a cor e o acabamento de praticamente todas as superfícies do Batur Convertible, para criar um automóvel tão individual como eles próprios. Para além da forma exterior do automóvel, existe um leque quase infinito de escolhas para o futuro proprietário de cada automóvel.
A escolha da pintura é infinita – começando com a paleta de cores completa da Mulliner e indo mais além, até à pintura totalmente personalizada e até gráficos pintados à mão. O brilho exterior pode ser qualquer mistura de claro e escuro, acetinado ou brilhante ou mesmo titânio. Outra opção subtil disponível é uma cor de contraste graduada para a grelha dianteira, para um efeito ombre vibrante.
O Batur Convertible oferece outras áreas de personalização com a Airbridge exclusiva, a cobertura tonneau e os materiais do tejadilho que podem ser especificados para complementar o resto do habitáculo e o exterior.
No habitáculo, a opção altamente exclusiva de ouro rosa impresso em 3D inclui pontos de contacto importantes para o condutor, como o Bentley Drive Mode Seletor, que rodeia o botão start/stop e é utilizado para alterar os modos do chassis. A peça central de um habitáculo requintado, o mostrador complementa o design da grelha frontal. O ouro rosa também pode ser aplicado aos icónicos comandos de ventilação Organ Stop da Bentley no painel de instrumentos, bem como a um marcador de inserção em ouro rosa no próprio volante.
A Bentley Mulliner colaborou com especialistas em ourivesaria sediados no histórico Jewellery Quarter de Birmingham, Inglaterra, onde a joalharia é feita há séculos, para criar as peças únicas. Esta colaboração especial realça a capacidade da Bentley para combinar novas e avançadas tecnologias de fabrico com materiais e técnicas de acabamento mais tradicionais.
Cada Batur Convertible será fabricado à mão ao longo de vários meses na oficina de Mulliner na fábrica neutra em carbono da Bentley em Crewe, Inglaterra. A produção será limitada a apenas 16 exemplares, cada um dos últimos Bentleys de sempre a serem equipados com o icónico motor W12 da empresa, na sua versão mais potente.
Para o grupo motopropulsor W12 que o Batur Convertible partilha com o seu homólogo coupé, um sistema de admissão revisto, turbocompressores melhorados, novos intercoolers e uma recalibração extensiva permitem obter 750 cv e 1.000 Nm de binário, para proporcionar um desempenho excecional a este grand tourer de topo. Este desenvolvimento do motor é uma celebração das suas conquistas ao longo de 20 anos, período durante o qual foi desenvolvido para produzir quase 40% mais potência, enquanto a economia de combustível melhorou em 25%. O W12 é acoplado à transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades da Bentley e a um escape desportivo para proporcionar uma banda sonora de acordo com o nível de desempenho. Todo o sistema de escape é em titânio, enquanto os acabamentos são impressos em 3D em titânio.
O carro de desenvolvimento de engenharia – Batur Convertible Car #0 – teve o mesmo nível de atenção ao pormenor que a especificação de um cliente. A pintura exterior é uma cor feita à medida – Vermillion Gloss sobre Vermillion Satin Duo tone – que proporciona uma cor vibrante nas superfícies contemporâneas. A carroçaria é realçada por separadores dianteiros, saias laterais e difusor traseiro em fibra de carbono de alto brilho.
A frente do automóvel apresenta uma grelha de arte excecional – com a matriz principal com acabamento em Titânio Escuro Brilhante, acentuada com chevrons de contraste num padrão ombré horizontal que flui de Beluga no centro e se ilumina para os lados vibrantes em Brilho Vermillion. A linha do “capot infinito” tem acabamento em pintura Gloss Dark Titanium, tal como as jantes de 22″ – com os raios em Gloss e Satin Black Titanium com detalhes em Vermillion Gloss.
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