O mais potente Bentley com motor W12 – o altamente exclusivo Batur Convertible – iniciou a sua última fase de testes de homologação. Criado pela Mulliner, a divisão de personalização da Bentley e o mais antigo construtor de carroçarias do mundo, o Batur Convertible é o terceiro modelo da família Coachbuilt da Mulliner, sucedendo ao Bacalar barchetta e ao Batur coupé. Limitado a apenas 16 unidades, o Batur Convertible é o Grand Tourer descapotável mais potente da história da Bentley com motor W12.
A Bentley anunciou o fim da produção do motor W12 no início deste ano, com o último motor a sair da linha de produção em julho. Os 16 exemplares do Batur Convertible destinados a clientes estarão entre os modelos que irão receber os últimos motores W12, cada um a produzir 750 cv, na versão mais potente deste motor alguma vez desenvolvida.
As atividades de validação incluem testes de durabilidade tanto para o motor como para o veículo, compatibilidade ambiental e simulação de exposição solar, estabilidade a alta velocidade, aerodinâmica, ruído e vibração e dinâmica. No total, são realizados mais de 120 testes individuais que cobrem tudo, desde a qualidade do acabamento das superfícies dos controlos de ventilação em ouro “organ stop” até ao novo hardware e software do motor W12. Foram programadas mais de 58 semanas de validação do veículo, distribuídas por dois carros de pré-série – o Batur Convertible Car Zero e o Batur Convertible Engineering Car.
A campanha de testes em condições reais começou com uma extensa viagem de 3.000 quilómetros, atravessando cinco países da Europa para simular condições reais. O percurso saiu da Alemanha e passou por Itália, França e Espanha, atravessando montanhas, autoestradas e cidades, com os carros a fazerem uma breve pausa no Mónaco para uma sessão fotográfica, antes de continuarem a sua viagem até Idiada, em Espanha, onde terão início os testes de alta velocidade em pistas privadas.
Nos circuitos de teste, os Batur Convertible iniciarão sete semanas de trabalho de durabilidade em pista, condições de estrada mistas, testes de alta velocidade e superfícies abusivas. Durante todas estas atividades, os dados e o feedback são recolhidos para garantir que os objetivos técnicos estão a ser atingidos.
O derradeiro W12 Grand Tourer
O Batur Convertible aprofunda o ADN de design inovador introduzido pelo seu modelo coupé, que irá orientar o design dos futuros modelos da Bentley.
Criado pela Mulliner, o Batur Convertible segue o Bacalar barchetta e o Batur coupé, ambos magnificamente feitos à mão. Com o Batur Convertible, a Mulliner continua a sua longa tradição de criar veículos verdadeiramente exclusivos, feitos à medida dos desejos de cada um dos seus clientes.
O Batur Convertible mantém a versão mais potente do icónico motor W12 da Bentley, com um motor de 6.0 litros, biturbo, que produz 750 cv, feito à mão. Este motor tem impulsionado, de forma literal e metafórica, o sucesso da Bentley nas últimas duas décadas. O Batur Convertible será o último Bentley de sempre a utilizar este incrível sistema de motorização.
A capota do descapotável oferece uma estética alternativa, moderna e tátil ao tejadilho rígido. Uma combinação de material isolante, aperfeiçoamentos no sistema de insonorização e tratamentos acústicos criam um ambiente acolhedor num sistema que pode ser acionado ou recolhido em apenas 19 segundos, com o carro a circular a velocidades de até 50 km/h, o que transforma um luxuoso coupé num Grand Tourer descapotável com o simples toque de um botão.
A equipa de design interna da Mulliner irá colaborar na personalização de cada Batur Convertible com o seu cliente, trabalhando em conjunto através de um visualizador especialmente criado pela Mulliner, que permite personalizar qualquer parte do automóvel em termos de cor e acabamento de superfície. Inúmeras amostras de materiais exclusivos trazem textura ao processo, e os designs resultantes serão verdadeiramente únicos e criados pelo cliente – limitados apenas pela sua imaginação.
Batur Convertible Car Zero
Tal como todos os veículos Mulliner Coachbuilt, o Batur Convertible é infinitamente personalizável – cada cliente pode especificar a cor e o acabamento de literalmente todas as superfícies, tanto no exterior como no interior.
O Batur Convertible Car Zero, desenvolvido para testes de engenharia, recebeu o mesmo cuidado meticuloso nos detalhes que seria aplicado à personalização de um cliente. A pintura exterior é uma cor personalizada – Vermillion Gloss sobre Vermillion Satin Duo tone – que confere uma tonalidade vibrante às superfícies contemporâneas. A carroçaria é acentuada por divisores frontais, saias laterais e difusor traseiro em fibra de carbono de alto brilho.
A parte frontal do veículo apresenta uma grelha de design excecional – com a matriz principal em Gloss Dark Titanium, acentuada por chevrons contrastantes num padrão horizontal ombré que começa com Beluga no centro e clareia para os lados vibrantes em Vermillion Gloss. A linha do capô “infinito” é pintada em Gloss Dark Titanium, assim como as jantes de 22 polegadas – com os raios em Gloss e Satin Black Titanium, complementados por detalhes em Vermillion Gloss.
O segundo veículo – conhecido simplesmente como ‘Engineering Car’ – apresenta uma especificação completamente diferente. A pintura exterior em Midnight Emerald é complementada por um kit de carroçaria em fibra de carbono de alto brilho e detalhes em Satin Dark Titanium no capô e nas grelhas inferiores do para-choques. As jantes são tricolores – com a estrutura em Satin Dark Titanium, faces acentuadas em Gloss Porpoise e um friso em Gloss Mandarin. A mesma combinação de Satin Dark Titanium e Mandarin é acompanhada por Gloss Beluga para criar um efeito ombré de três cores na grelha frontal. O interior reflete o design exterior, com couro em Cumbrian Green e Porpoise, realçado por costuras e detalhes em Mandarin, complementado pelos controlos de ventilação Organ Stops e saídas de ar Bullseye em titânio. O acabamento em madeira é o requintado “guitar fade” da Mulliner, onde a cor ao longo da largura do habitáculo muda gradualmente de Gloss Beluga para fibra de carbono de alto brilho, e volta a Gloss Beluga, finalizado com uma assinatura áudio gravada a laser, homenageando o motor W12.
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