O BMW i3 chega a Portugal em Novembro

Published On 30 de Julho de 2013 | Novidades

bmw-i3-front-static

Este é um dos automóveis mais radicais e futuristas que a BMW produziu até hoje, e já é conhecida a sua versão definitiva, aquela que irá ser comercializada dentro em breve na Europa incluindo Portugal (Novembro) e também na América do Norte no segundo trimestre de 2014. Esta aposta num modelo eléctrico é uma aposta muito ambiciosa por parte do construtor alemão, a inovação tecnologia é muito elevada assim como a sua construção.

Este modelo é produzido com recurso a materiais leves e exclusivos, a título de exemplo a carroçaria do i3 é produzida em plástico reforçado a fibra de carbono.

Isto tem como principal objectivo reduzir ao máximo o peso deste modelo, com vantagens óbvias nos consumos e emissões de CO2.

No capítulo da motorização, a unidade eléctrica que faz mover o i3 tem uma potência máxima de 170 cavalos (125 KW) e um binário na ordem dos 250 Nm. Este modelo conta com células de armazenamento de iões de lítio integradas na estrutura do automóvel que permitem dar energia ao motor eléctrico.

Este modelo tem um baixo centro de gravidade, muito por culpa do posicionamento das baterias em zona central e no fundo do chassis o que vai permitir um bom comportamento dinâmico.
Essas baterias vão permitir uma autonomia média de 190 quilómetros, porém numa utilização estritamente urbana a autonomia será ligeiramente inferior, entre 130 e 150 quilómetros.

Já o carregamento dessas baterias será através de tomadas normais ou através de tomadas de carregamento rápido, tanto em postos de carregamentos públicos como em privado. O cabo necessário para a operação de carregamento faz parte do equipamento de série do i3.

Em opção o carregamento das baterias poderá ser efectuado através da Wallbox BMW i. Esta é uma solução que permite um carregamento ainda mais simples e eficiente, seja numa qualquer casa ou até mesmo no local de trabalho de cada proprietário. A instalação deste equipamento é efectuada por uma empresa certificada, de modo a cumprir com todos os requisitos da BMW i.

Por fim resta referir o preço deste automóvel muito especial, que terá como preço base qualquer coisa como 38.250€. Existe ainda a possibilidade de adquirir um i3 através de uma renda mensal de 650€ por um período de 36 meses.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.