A Hennessey Performance, o mundialmente famoso fabricante de hipercarros e criador de veículos de alto desempenho sediado no Texas, anunciou uma série limitada de fim de produção “Final Edition” das famosas actualizações EXORCIST do Camaro ZL1 da empresa.
No seu estado original, o Chevrolet Camaro ZL1 tem um LT4 V8 de 6,2 litros sobrealimentado com 650 cv e 884nm de binário. Os técnicos especializados da Hennessey, que têm vindo a “tornar os carros rápidos mais rápidos” há mais de 32 anos, equiparam o V8 de pistões do Camaro com um sobrealimentador de grande caudal, um sistema de indução de ar de grande caudal e actualizaram o sistema de combustível auxiliar, os injectores de combustível e a bomba de combustível. Passando para o grupo motopropulsor V8, as cabeças dos cilindros são portadas, são instaladas árvores de cames HPE personalizadas e as válvulas de admissão, válvulas de escape, molas das válvulas, retentores, elevadores e hastes são actualizadas. É instalado um permutador de calor de grandes dimensões para um arrefecimento melhorado, enquanto as cabeças de aço inoxidável de tubo longo e os conversores catalíticos de elevado fluxo melhoram a respiração.
Após anos de I&D e aperfeiçoamento, o EXORCIST ‘Final Edition’ é calibrado com uma atualização de software de gestão do motor HPE afinada. Esta melhoria, juntamente com a revisão completa do motor, faz com que o motor LT4 atinja uma potência de 1.000 cavalos e 1313 nm de binário – um aumento de 54% na potência e de 49% no binário. O desempenho é de cair o queixo, uma vez que o EXORCIST ‘Final Edition’ apresenta um tempo de 0-60 mph de 2,1 segundos, 9,57 segundos em ¼ de milha e uma velocidade máxima de 350 km/h.
O EXORCIST original, introduzido em 2017 na plataforma Alfa de sexta geração do Camaro, foi criado pela Hennessey para “matar o Dodge Demon”, uma referência ao rival Challenger sobrealimentado – a sua potência de 840 cv era insignificante em comparação com o EXORCIST de 1000 cv da Hennessey. Hoje, a Dodge anunciou o seu Challenger SRT Demon 170, afinado para dragstrip, com 1.025 cv alimentado a E85. Apesar do aumento de potência do Challenger, o Camaro ZL1 EXORCIST “Final Edition” da Hennessey – afinado para o circuito de corridas e para a condução quotidiana – não está a recuar.
John Hennessey, fundador e Diretor Executivo da empresa: “A nossa atualização abrangente do Camaro ZL1 é uma das minhas favoritas de sempre. O chassis, a suspensão e o grupo motopropulsor funcionam perfeitamente em conjunto, pelo que tudo o que o condutor sente é uma potência bruta e desenfreada. Não há nada como o nosso EXORCIST, por isso estamos ansiosos por partilhar esta edição especial limitada com os fãs deste carro icónico antes que desapareça para sempre.”
Complementando o grupo motopropulsor melhorado, cada motor é embelezado com uma placa exclusiva no compartimento do motor com o número de série “Final Edition X of 57”, comemorando os 57 anos desde que o icónico Camaro começou a ser produzido. O emblema do motor é acompanhado por gráficos EXORCIST “Final Edition” no exterior.
- Equipa luso-francesa conquista nona vitória em Fronteira - 8 de Dezembro de 2024
- O novo Mercedes-AMG PureSpeed: a pequena série exclusiva celebra a sua estreia mundial - 7 de Dezembro de 2024
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024