O carro de produção mais aerodinâmico

Published On 17 de Fevereiro de 2013 | Tecnologia

CLA Aerodynamik

O novo Mercedes CLA 180 continua a dar que falar. Agora o CLA 180 BlueEfficiency conquistou o título de carro de produção mais aerodinâmico actualmente à venda com um coeficiente aerodinâmico de 0,22. Este valor bate o anterior detentor da melhor marca, que pertencia ao Toyota Prius, com um coeficiente de 0,25 e o BMW 320d EfficienctDynamics com 0,26.

O valor alcançado representa uma excelente evolução e deve-se a uma área dianteira de 2.21m² e vários ajustes aerodinâmicos em relação ao CLA normal, nomeadamente com uma barreira de ar frontal modificada, selagem mais apertada em torno dos faróis, obturadores do radiador e spoilers para guiar o ar em torno das rodas.

A aerodinâmica e o motor eficiente dão ao carro um consumo de 5l/100km e emissões de CO2 de 118g/km, uma melhoria da economia de combustível de 8% em relação ao CLA 180.

Contudo, o título da Mercedes não deverá durar muito tempo, pelo menos sem mais investigação e investimento, já que o futuro Volkswagen XL1 deverá ter um coeficiente aerodinâmico de 0,186.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.