A ligação pioneira entre a La Squadra e a Zagato dá um passo em frente emocionante com a estreia estática global do AGTZ Twin Tail nas margens do Lago Como. Revelado pela primeira vez no histórico Atelier de Milão da Zagato, em fevereiro, a evolução do modelo à escala para o carro de exposição vê a arte e a engenharia fundirem-se maravilhosamente, com o protótipo do chassis #00 a antever uma série limitada de 19 criações maravilhosamente personalizadas.
O AGTZ Twin Tail pega num ícone moderno de motor central e transforma-o numa escultura de cair o queixo. A sua peça de festa é a sua carroçaria transformacional – o reconhecimento de cair o queixo da sua inspiração no carro de corrida A220, que teve uma nova vida em circuito quando os seus engenheiros cortaram 30 cm da sua elegante forma longtail para criar uma nova e musculada shorttail.
O resultado único da nossa colaboração multicultural permite que ambos os estilos de carroçaria continuem a viver harmoniosamente. A elegância personalizada de um longtail ou a força muscular de um shorttail; ambos estão disponíveis através de uma rápida mudança de roupa. O tablier traseiro amovível está pronto a adornar a garagem do seu proprietário como uma peça de escultura automóvel requintada quando este opta por viajar em modo shorttail.
O AGTZ Twin Tail faz a sua estreia estática sob a forma de protótipo no FuoriConcorso, a 25 e 26 de maio de 2024, antes da sua estreia dinâmica em julho, num evento automóvel de referência. As entregas aos clientes começam em outubro de 2024.
A carroçaria do AGTZ Twin Tail é feita em fibra de carbono, com a sua inovadora cauda amovível, tão leve quanto possível. Isto permite que o condutor retire ou volte a colocar a cauda quando lhe apetecer e garante que o peso total se assemelhe ao do carro doador. Um carrinho feito à medida ajuda na transformação física antes de exibir orgulhosamente o tablier traseiro quando não está a ser utilizado.
Mais comprido do que a sua berlinette de base, o carro mede 4305 mm na forma de cauda curta e 4799 mm na configuração de cauda longa. A sua plataforma alargada também possui funcionalidade aerodinâmica, reduzindo o coeficiente de resistência do seu doador e alcançando uma maior estabilidade a alta velocidade, juntamente com um aumento projetado da velocidade máxima. O AGTZ Twin Tail atingirá os 0-100 km/h (0-62 mph) em menos de cinco segundos e uma velocidade máxima superior a 250 km/h (155 mph).
Um design icónico com uma flexibilidade única. O A220 visava a glória das 24H de Le Mans com uma carroçaria esguia e evocativa. Quando a sua história de resistência chegou ao fim, os seus designers tomaram a intrépida decisão de esculpir a sua forma em algo novo, cortando criativamente a carroçaria para criar uma nova configuração shorttail.
O seu novo design truncado reorientou a atenção do carro para circuitos mais curtos e etapas de rali. Os lugares no pódio seguiram-se rapidamente para sublinhar o lugar do A220 nos livros de história. Aerodinâmica de alta velocidade ou impacto em circuitos curtos; aqui está um design que pode reivindicar ambos.
É uma história que temos a honra de recontar, com o AGTZ Twin Tail a prestar um tributo dramático a ambas as configurações deste carro de corrida dos anos 60 num estilo memorável. Tanto o chassis A220 de cauda longa como o de cauda curta serão exibidos no FuoriConcorso a 25 e 26 de maio de 2024 como um elemento evocativo da estreia estática do AGTZ Twin Tail.
Este ano marca o nosso apoio inaugural ao evento FuoriConcorso do nosso amigo Guglielmo Miani. Este evento proporciona-nos a oportunidade perfeita para apresentar a última iteração do AGTZ Twin Tail ao lado dos automóveis que inspiraram a sua criação. O A220 foi a musa perfeita e o nosso carro presta-lhe homenagem com grande honra.”
A construção de carroçarias entra numa era ousada e modernista. Desde a caneta do seu designer até aos relvados do Lago de Como, em apenas 12 meses, o AGTZ Twin Tail fez verdadeiramente furor. Limitado a apenas 19 exemplares, cada automóvel passará 15 semanas na ilustre sede da Zagato durante um processo de construção de 1000 horas.
A produção já começou e os livros de encomendas estão a encher-se rapidamente, com coleccionadores estimados e ícones automóveis já na lista. Os preços começam nos 650 000 euros, excluindo impostos; uma vasta gama de opções permite que cada proprietário crie uma obra de arte única, com o famoso distribuidor de supercarros La Squadra a acompanhá-lo em todas as fases do processo.
Uma escolha de 19 cores e nove pinturas – abrangendo património, arte e alta-costura – são complementadas pela derradeira direção artística de uma opção de pintura à medida. Juntamente com as jantes de carbono, painéis e um escape Supersprint opcionais, o motor turbo de 1,8 litros e 252 cv do AGTZ Twin Tail pode ser melhorado, bem como a sua suspensão e travagem. O automóvel fará a sua estreia dinâmica no verão de 2024, perante uma enorme multidão de entusiastas.
- TOYOTA URBAN CRUISER FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BRUXELAS - 11 de Janeiro de 2025
- O 911 CARRERA S MAIS DINÂMICO DE SEMPRE - 8 de Janeiro de 2025
- O NOVO ŠKODA ENYAQ: LEVAR UM DOS BEV DE MAIOR SUCESSO NA EUROPA ATÉ À ERA MODERN SOLID - 8 de Janeiro de 2025