
O Concours of Elegance, apresentado por A. Lange & Söhne, tem o prazer de receber um conjunto requintado dos Bugattis mais raros e desejáveis no Hampton Court Palace, a oeste de Londres, no Reino Unido, de 1 a 3 de setembro de 2023.
Estes automóveis da marca francesa de puro-sangue – considerada “le pur-sang des automobiles” – irão embelezar o 11º Concours of Elegance anual, numa homenagem ao legado do mestre do estilo e da inovação, Ettore Bugatti. Fundou a sua empresa homónima em 1909, mas o seu génio foi ainda mais longe, até ao triciclo de corrida bimotor que criou enquanto aprendiz adolescente na empresa italiana Prinetti & Stucchi.
Tendo concebido o que ainda hoje são alguns dos modelos mais sofisticados e procurados do mundo, a era dourada da Automobiles Ettore Bugatti chegou ao fim em 1952, mas o nome foi ressuscitado como Bugatti Automobili SpA em 1987 pelo empresário italiano Romano Artioli, resultando na introdução do espantoso hipercarro EB110 GT. A história continuou com a aquisição da marca pelo Grupo Volkswagen em 1998 – e cada um dos capítulos da marca estará representado no Concours of Elegance.
Aqui estão apenas alguns dos Bugattis que irão embelezar os relvados reais do Palácio de Hampton Court.
Triciclo Prinetti & Stucchi 1897
Este corcel de aspeto improvável é, na realidade, um veículo altamente significativo e histórico, pois foi esta máquina de corrida de época afinada que colocou o adolescente Ettore Bugatti no caminho para o estatuto de ícone automóvel. O empregador do então aprendiz, Prinetti & Stucchi, produzia triciclos DeDion licenciados e, a pedido do Automóvel Clube de Itália, o jovem Ettore foi encarregado de desenvolver uma versão de corrida com dois motores.
Foi o que fez, com um sucesso espantoso. Demonstrando inovação e habilidade mecânica para além da sua tenra idade, o seu Bugatti Type 1 venceu a sua primeira corrida em Reggio Emili, em 1899, contra uma concorrência muito dura. Ao fazê-lo, estabeleceu um recorde mundial de velocidade média de 64 kp/h ao longo de 90 km – um feito notável na altura, dando o mote para os muitos carros incríveis e vitórias no desporto motorizado que se seguiriam para Ettore.

Bugatti Type 59 de 1934
O Type 59 de 1934 – parte da Coleção Pearl da Suíça – foi desenvolvido em resposta à crescente concorrência no desporto motorizado de empresas como a Mercedes-Benz e a Alfa Romeo. Foi, e continua a ser, considerado uma maravilha técnica e uma obra-prima da arte industrial, com notáveis jantes “piano-wire”, carroçaria rebaixada – e, por conseguinte, um centro de gravidade mais baixo -, maior distância entre eixos e um motor de oito cilindros sobrealimentado. Como última máquina de GP da Bugatti, o T59 é amplamente considerado como a máquina de competição mais elegante de todas antes da guerra. Foram construídos apenas seis exemplares, e este exemplar em particular ficou em terceiro lugar no Grande Prémio do Mónaco e obteve a vitória geral na Bélgica.
O chassis e a carroçaria foram posteriormente revistos, o sobrealimentador foi removido e foi instalada uma caixa de velocidades de cárter seco, em preparação para as corridas de carros desportivos. Uma série de sucessos levou-o a tornar-se o carro desportivo mais rápido de França, tendo mesmo passado algum tempo no estábulo do Rei Leopoldo III da Bélgica. Apresentado em condições muito originais, esta máquina infinitamente fascinante, histórica e singular personifica a magia inefável da marca Bugatti.

Bugatti Type 57 Stelvio de 1935
O Bugatti Type 57 grand tourer esteve em produção de 1934 a 1940 e durante a Segunda Guerra Mundial. Era um novo projeto de Jean Bugatti, filho de Ettore, que já trabalhava para a empresa. Partilhava o seu motor de 3,3 litros com os carros Type 59 GP, mas como era típico da marca, o T57 sofreu várias evoluções técnicas ao longo da sua vida e foi disponibilizado em vários estilos de carroçaria com e sem tejadilho – muitos deles personalizados.
O T57 teve uma produção relativamente elevada de 710 exemplares, tanto na versão original como na versão rebaixada (Surbaissé) T57S e SC (Compresseur – sobrealimentado). É o cabriolet Stelvio – nome de uma passagem nos Alpes Orientais – que estará em exposição no Palácio de Hampton Court.

Bugatti Type 57S Atalante de 1936
Um dos únicos 17 modelos Bugatti Type 57S construídos com carroçaria Atalante coupé de dois lugares, o chassis n.º. 57502 foi entregue novo a Earl Howe – cofundador do British Racing Drivers’ Club – através do agente britânico da Bugatti, Sorel of London. O carro mudou de mãos várias vezes antes de ser comprado por um Dr. Harold Carr de Newcastle-upon-Tyne em 1955. Ele colocou o 57S em armazém em 1960 e aí permaneceu, intocado, até à sua morte em 2007.
Foi então redescoberto e totalmente restaurado, antes de entrar para a coleção Pearl, onde tem permanecido desde então.

Bugatti EB110 GT de 1994
Romano Artioli tinha um sonho – e com a ajuda de antigos engenheiros do Lamborghini Miura, bem como de personalidades do sector automóvel como Paolo Stanzani e Nicola Materazzi, o ambicioso empresário italiano conseguiu concretizá-lo. Durante vários anos na década de 1990, o seu novíssimo projeto de hipercarro EB110 GT esteve no topo da árvore dos supercarros, graças ao seu notável V12 quad-turbo de 3,5 litros com 553 cv e ao sistema de tração às quatro rodas. A variante Super Sport, ainda mais potente e orientada para as pistas, debitava uns extraordinários 602 cv.
No entanto, o renascimento do nome Bugatti por Artioli acabou por ter uma vida curta. As dificuldades financeiras acabaram por forçar o encerramento da empresa em 1995, depois de apenas 139 EB110s terem saído da fábrica de Campogalliano em Modena – incluindo um comprado por Michael Schumacher. O exemplar em exposição no Concours of Elegance, chassis 39065, é uma das 84 variantes GT construídas para estrada. Desde novo, foi acabado em Grigio Chiaro com um interior em pele cinzenta de dois tons e equipado com as jantes leves do Super Sport e o para-choques dianteiro em fibra de carbono.

2022 Bugatti Centodieci
No 110º aniversário da Bugatti em 2019, a venerável marca francesa, agora propriedade do Grupo Volkswagen, criou uma máquina de edição limitada para celebrar este marco na sua história de desempenho e design excecionais. O Centodieci entrou em produção em 2022. O exemplar da Pearl Collection – um dos únicos dez a serem construídos – representa o ápice da Bugatti moderna e inspirou-se no seu antecessor EB110.
O seu motor W16 de 8,0 litros e 1577 cv permite-lhe acelerar de 0-62 mph em 2,4 segundos e atingir uma velocidade máxima (limitada) de 236 mph; uma performance praticamente inigualável. Muitos carros da história da Bugatti representaram os limites do que era tecnologicamente possível na altura em que foram construídos, por isso é apropriado que o mais recente modelo da marca apresentado no Concours of Elegance faça exatamente a mesma coisa.
Estes Bugattis requintados estarão lado a lado com mais máquinas excitantes no Concours of Elegance de setembro, com uma série de veículos raros e espectaculares e características especiais, incluindo mais exposições da Coleção Pearl da Suíça, Thirty Under 30, o Levitt Concours só para mulheres e o Junior Concours. Para além das exibições principais, o evento reunirá cerca de 1000 veículos adicionais numa série de características glamorosas.
- Vitória com emoção especial de Nuno Pinto no Templários Rally Classic - 27 de Abril de 2025
- A Boreham Motorworks revela o Ford Escort Alan Mann 68 Edition: A mais pura continuação do Ford Escort Mk1 de sempre - 24 de Abril de 2025
- Os ícones dos ralis regressam à subida de montanha Hagerty de 2025 em Shelsley Walsh - 24 de Abril de 2025