Entre as muitas estrelas que vão ser apresentadas no Lago Tegernsee em julho, a última entrada tem a qualidade de uma verdadeira estrela.
Apresentado pela HK-Engineering, empresa alemã de engenharia e especialista em restauros de 300 SL galardoados internacionalmente, o Gullwing “Rubirosa” é um carro que conta uma história.
O 87º 300 SL alguma vez construído, o homem internacional do mistério, Porfirio Rubirosa, comprou o carro em 1955 em Wiesbaden, de onde foi transferido para a sua casa em Paris. Considerado por muitos como a inspiração de Ian Fleming para James Bond, Rubirosa foi o proprietário do automóvel até à sua morte em 1965. Nos anos que se seguiram, o 300 SL mudou de mãos cinco vezes até 2000, altura em que foi adquirido pelo fundador da HK-Engineering, Hans Kleissl.
A HK-Engineering irá exibir o Rubirosa juntamente com outros dos seus aclamados restauros de 300 SL no Concours of Elegance Germany, sendo este carro em particular notável pelo seu carácter altamente original, com o interior, pinturas das jantes e características cromadas intocadas desde 1955. O carro foi pintado por um proprietário posterior à Rubirosa, mas a cor prata mate original foi aplicada ao carro pela HK-Engineering, tornando-o o mais próximo possível do original.
A história da vida de Rubirosa é, por si só, digna de um romance de Fleming. Nascido na República Dominicana em 1909, Rubirosa mostrou desde cedo um talento para jogar pólo, o desporto dos reis. Através deste desporto, conheceu o presidente dominicano Rafael Trujillo, que contratou o jovem desportista para a Guarda Presidencial.
A partir daqui, Rubirosa subiu na hierarquia do serviço diplomático para servir em embaixadas de Berlim a Buenos Aires, de Roma a Havana, e pelo caminho casou-se cinco vezes e cortejou muitas estrelas de cinema, modelos e herdeiras, acumulando uma fortuna em acordos de divórcio e pensões de alimentos. Continuou a ser um confidente íntimo e “homem de confiança” do Presidente Trujillo em vários países do mundo, escapando a muitas acusações criminais e até à prisão várias vezes durante as décadas de 1940 e 50.
O seu fim aconteceu em Paris, em 1965, com as suas paixões por carros velozes e pólo em pleno andamento. Depois de festejar a vitória no Polo Coupe de France até tarde da noite de 4 de julho, foi dar um passeio de manhã cedo no seu Ferrari 250 GT cabriolet, onde embateu numa árvore e morreu com o impacto.
O Concours of Elegance Germany agradece à HK-Engineering por ter trazido este excecional 300 SL para o evento do Lago Tegernsee em julho, depois de mais uma conclusão bem sucedida da Mille Miglia, e marcando os 70 anos deste mais icónico dos carros desportivos alemães.
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