Depois de termos mostrado em primeira mão as novas fotos do novo Clio RS, vamos agora dar mais alguns detalhes deste pequeno desportivo. Espera-se que a nova versão desportiva da quarta geração do Renault Clio chegue ao mercado no mês de Julho, para combater claramente num segmento onde estão já o Mini John Cooper Works ou o Peugeot 208 GTI. Este Clio está equipado com um novo motor 1.6 Turbo que desenvolve 200cv de potência.
Esta motorização substituiu a anterior que tinha 2 litros de cilindrada e era atmosférico, embora a potência desenvolvida fosse igual. A novidade nesta nova versão está também relacionada com a caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades. Esta caixa EDC (Efficient Dual Clutch) possui comando automático ou totalmente manual e três modos de funcionamento: Normal, Sport e RS Drive. Neste último modo, altera os parâmetros do motor, caixa, direcção e resposta do acelerador, a pensar numa condução muito mais desportiva.
Esta nova caixa e o menor peso da nova versão (36kg) permite ao Renault Clio RS melhores performances em relação à versão anterior. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 6,7 segundos (menos 0,2 segundos). A velocidade máxima é de 230 km/h (mais 7 km/h).
Esta versão estará apenas disponível na carroçaria de cinco portas (nova geração não contempla carroçaria de três portas). Tal como na geração anterior, o novo Clio RS conta com duas configurações diferentes de chassis, uma versão Sport e outra Cup, sendo esta 15% mais rígida e com menos 5 mm na altura ao solo.
Também há diferenças em relação ao consumo: 6,7 litros aos cem (8,3 l/100 km no anterior Clio RS) e emissões de CO2 de apenas 144 g/km, menos 46 g/km.
Exteriormente o novo Clio RS caracteriza-se por alguns detalhes que individualizam a versão, incluindo pára-choques redesenhados, spoiler traseiro, difusor traseiro com dupla saída de escape e jantes de 17 polegadas ou alternativamente em 18 se for opção do cliente.
O interior é muito desportivo, marcado pela cor vermelha de alguns detalhes a contrastar com o preto. Além do botão R.S. que selecciona os modos de condução e de um ecrã multimédia táctil que incorpora um sistema de telemetria designado por R.S. Monitor 2.0
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Em primeiro o carro.. Clio.. tem uma imagem muito mais cuidada, e danos umas maior sensação de qualidade de construção tanto no interior como no exterior em relação à anterior geração.. o que é positivo.. agora quanto a este RS, francamente o que destingia o Clio RS para a concorrência era o motor 2.0 N/A.. que sim mesmo sendo “molengão” era realmente a referencia para o resto dos Turbo’s da moda…. agora com um Turbo é mais do mesmo e ai a nível de construção/qualidade e Renault perde para a concorrência