O desportivo Renault Clio RS 200 EDC Turbo

Published On 18 de Fevereiro de 2013 | Geral

renault-clio-200-edc-22

Depois de termos mostrado em primeira mão as novas fotos do novo Clio RS, vamos agora dar mais alguns detalhes deste pequeno desportivo. Espera-se que a nova versão desportiva da quarta geração do Renault Clio chegue ao mercado no mês de Julho, para combater claramente num segmento onde estão já o Mini John Cooper Works ou o Peugeot 208 GTI. Este Clio está equipado com um novo motor 1.6 Turbo que desenvolve 200cv de potência.

Esta motorização substituiu a anterior que tinha 2 litros de cilindrada e era atmosférico, embora a potência desenvolvida fosse igual. A novidade nesta nova versão está também relacionada com a caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades. Esta caixa EDC (Efficient Dual Clutch) possui comando automático ou totalmente manual e três modos de funcionamento: Normal, Sport e RS Drive. Neste último modo, altera os parâmetros do motor, caixa, direcção e resposta do acelerador, a pensar numa condução muito mais desportiva.

Esta nova caixa e o menor peso da nova versão (36kg) permite ao Renault Clio RS melhores performances em relação à versão anterior. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 6,7 segundos (menos 0,2 segundos). A velocidade máxima é de 230 km/h (mais 7 km/h).

renault-clio-200-edc-26

Esta versão estará apenas disponível na carroçaria de cinco portas (nova geração não contempla carroçaria de três portas). Tal como na geração anterior, o novo Clio RS conta com duas configurações diferentes de chassis, uma versão Sport e outra Cup, sendo esta 15% mais rígida e com menos 5 mm na altura ao solo.

Também há diferenças em relação ao consumo: 6,7 litros aos cem (8,3 l/100 km no anterior Clio RS) e emissões de CO2 de apenas 144 g/km, menos 46 g/km.

Exteriormente o novo Clio RS caracteriza-se por alguns detalhes que individualizam a versão, incluindo pára-choques redesenhados, spoiler traseiro, difusor traseiro com dupla saída de escape e jantes de 17 polegadas ou alternativamente em 18 se for opção do cliente.

renault-clio-200-edc-13

O interior é muito desportivo, marcado pela cor vermelha de alguns detalhes a contrastar com o preto. Além do botão R.S. que selecciona os modos de condução e de um ecrã multimédia táctil que incorpora um sistema de telemetria designado por R.S. Monitor 2.0

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

2 Responses to O desportivo Renault Clio RS 200 EDC Turbo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.