Menu Fechar

O fim da proibição para os veículos a GPL

Depois de muitos avanços e recuos, finalmente foi aprovada na Assembleia da República o diploma que prevê o fim da proibição de estacionamento dos veículos equipados com GPL em parques subterrâneos, assim como a obrigatoriedade da utilização do dístico azul nas traseiras dos automóveis.

Era uma medida há muito esperada para quem já utiliza este combustível, e é o fim da descriminação que o GPL era vítima. Assim os automóveis movidos a GPL ou a gás natural vão passar a poder estacionar em parques fechados e subterrâneos.

Esta importante medida teve a aprovação em sede da Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas. Este projecto-lei que foi concebido pelo Partido Socialista foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República e segue agora para Belém, para promulgação e posterior publicação no Diário da República, o que deverá acontecer até ao início de Setembro.

O conteúdo desse projecto-lei, especifica que os modelos que utilizem este tipo de combustíveis deixarão de ser obrigados a utilizar o dístico identificativo, assim como poderão utilizar livremente os parques de estacionamento cobertos e subterrâneos.

Mas para o poderem fazer, os seus sistemas de armazenamento têm que cumprir certos requisitos técnicos, que só serão conhecidos aquando da publicação da lei no Diário da República. Se os automóveis não cumprirem essas especificações técnicas não ficaram totalmente excluídos, pois poderão estacionar em parques fechados, mas apenas se estes dispuserem de ventilação natural. Os parques subterrâneos sem ventilação natural não poderão estacionar de forma legal.

Numa altura em que os combustíveis atingem novos máximos históricos, e o valor do GPL é bastante inferior ao diesel e à gasolina sem chumbo, torna-se assim ainda mais atractivo a sua utilização. Os fabricantes já optam por colocarem à venda veículos (transformados) movidos a GPL, que por sua vez, sem as limitações que outrora limitavam as vendas deste tipo de combustível. O frágil mercado automóvel nacional agradece (pois pode resultar daí um aumento de vendas) e os futuros, e actuais proprietários também.

Sérgio Gonçalves

5 Comments

  1. Luis Silva

    Boa tarde, estou com alguma dificuldade em perceber se a lei já está em vigor ou se chegou ao nosso exmo senhor presidente cavaco silva e ele fez o grande favor de vetar essa lei? depois de varias pesquisas na internet me deparei com essa noticia de que a lei foi vetada por essa excelentíssima pessoa que para se opor as politicas do nosso excelentíssimo primeiro ministro cala e consente agora uma lei que ajudaria muitas pessoas com o problema de lugares limitados para estacionar a sua viatura pessoas essas que pagam impostos dessas mesmas viaturas para poder circular em conformidade com a lei mas mesmo assim esses nossos governantes que pouco ou nada fazem para facilitar a vida das pessoas ou pelo contrario só querem complicar e dificultar as nossas vidas. este foi apenas um desabafo de um cidadão indignado com as os politicos que nosso portugal tem, estes focado em politicas de austeridade, e mesmo assim mantendo leis da idade da pedra. Luis Alberto da SIlva

  2. MM

    Verdade é que as noticias sobre aprovação do diploma são um pouco confusas porque afirmam que a lei foi aprovada mas de facto a mesma só entrará em vigor quando for publicada em Diário da República. Enquanto se espera, os combustíveis voltam aumentar e pessoas como eu que até querem comprar um carro GPL (no meu caso um GPL da Fiat, barato, citadino e obviamente económico) ficam à espera. E com a quebra da venda de automóveis este tipo de soluções podia ajudar nas vendas, no bolso dos cidadãos, e naturalmente num contributo ao ambiente, porque no fim de contas foi daí que adveio o primeiro impulso.

  3. MM

    Chegamos onde esperam e noticias sobre o fim da proibição de estacionamento nada. Passaram os 90 dias para regulamentar e continua-se a aguardar as novidades sobre o GPL. E quem espera desespera e o meu futuro Fiat fica pelo futuro. Mais umas medidas e não há condições para comprar este ou qualquer outro carro. Estará aí alguém capaz de dizer o que se passar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.