Menu Fechar

O Governo prepara-se para agravar significativamente o IUC para automóveis a gasóleo

iuc-2013

Mais uma má noticia para os automobilistas nacionais, já que o antigo “selo” está em vias de ser aumentado para os automóveis ligeiros movidos a gasóleo. Esta medida consta na versão preliminar do Orçamento do Estado para 2014.

O primeiro órgão de comunicação social a avançar com esta notícia foi a TSF, e nessa informação disponibilizada, está descrito que o atual Governo prepara-se para criar uma taxa adicional para os automóveis a gasóleo, que posteriormente é somada ao Imposto Único de Circulação (IUC). Para além disso este imposto ainda estará sujeito à atualização de acordo com a taxa de inflação.

Assim, os automóveis com mais idade e com uma cilindrada mais baixa vão pagar pelo menos mais 1,39 euros, enquanto os automóveis mais recentes e com cilindrada mais alta vão pagar mais 68,85 euros.

A título de exemplo, um automóvel ligeiro a diesel registado antes de Julho de 2007 com cerca de 1600 cm3 de cilindrada paga atualmente 35,06 euros de IUC. Já no próximo ano este mesmo veículo irá pagar cerca de 41,72 euros.

Se for um automóvel com as mesmas características do anterior mas com matrícula de 2010 por exemplo, paga 130,10 euros de IUC atualmente. No próximo ano este mesmo veículo irá pagar cerca de 141,47 euros.

Não há dúvida, que os automobilistas e o sector automóvel continuam a ser a “galinha dos ovos de ouro” de inúmeros governos que tivemos até hoje.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.