Menu Fechar

O Hyundai IONIQ 5 N vai competir na classe SUV/Crossover de Produção Eléctrica na Rampa Internacional de Pikes Peak

Com uma nova geração de proprietários a sentar-se ao volante do IONIQ 5 N, a Hyundai vai provocar ainda mais entusiasmo na 102ª edição da Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), a 23 de junho de 2024. Dois automóveis IONIQ 5 N de 641 cavalos de potência vão tentar bater o recorde na classe SUV/Crossover de Produção Eléctrica como parte de um esforço de quatro automóveis.

Os condutores dos veículos IONIQ 5 N na classe SUV/Crossover de Produção Eléctrica são Paul Dallenbach e Ron Zaras. Dallenbach é onze vezes vencedor do PPIHC e estabeleceu um recorde geral em 1993. Zaras é um estreante no PPIHC e o mais recente membro da equipa. Zaras, uma personalidade dos meios de comunicação social e antigo executivo da Hoonigan, foi recentemente escolhido para apresentar a história de um entusiasta dos desportos motorizados que se prepara para o enorme desafio de competir em Pikes Peak.
Além disso, a Hyundai vai estrear um IONIQ 5 N com especificações modificadas para competir no PPIHC antes das ADAC RAVENOL 24h Nürburgring, a 30 de maio. Dois destes modelos IONIQ 5 N adicionais serão conduzidos por Dani Sordo e Robin Shute. Shute é quatro vezes vencedor geral e detentor do título de Rei da Montanha em Pikes Peak. Sordo é um piloto espanhol do Campeonato do Mundo de Ralis da Hyundai Motorsport.

A Hyundai escolheu perseguir o recorde da classe SUV/Crossover de Produção Eléctrica PPHIC com um IONIQ 5 N porque incorpora a capacidade de pista de todos os veículos de desempenho N. O IONIQ 5 N foi testado em temperaturas e locais extremos, tendo sido desenvolvido e afinado especificamente em Nürburgring Nordschleife para melhorar a sua capacidade em pista. É apoiado por tecnologias como melhorias estruturais, eixos de tração integrados inspirados no Campeonato do Mundo de Ralis, gestão térmica melhorada, travões com afinação N e uma força regenerativa de travagem de 0,6 G, líder na indústria.

Devido ao rigoroso processo de teste do IONIQ 5 N de série, apenas foram efectuadas pequenas actualizações para cumprir as regras do ponto de vista da segurança. O banco do condutor foi substituído por um banco Recaro Pro Racer SPA Hans. Os cintos de segurança são Sabelt de seis pontos compatíveis com HANS. Os bancos traseiros foram removidos e foram instalados uma gaiola de proteção e um sistema de supressão de incêndios.

Em todos os outros aspectos, o IONIQ 5 N que está a ser preparado para Pikes Peak é um IONIQ 5 N normal. No futuro, a pintura vermelha será substituída por uma nova e apelativa pintura Hyundai N.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.