O ICÓNICO VOLVO 262 COUPÉ DE DAVID BOWIE FAZ 45 ANOS

Published On 6 de Junho de 2022 | Curiosidades

No Outono de 1974, a Volvo apresentou o 264 e, dois anos depois, surgiu a primeira carrinha Volvo de seis cilindros: a 265. O 262 Coupé foi a versão mais inesperada da gama 200: um Coupé com os pilares A bastante inclinados e um tecto rebaixado em 60 milímetros.

O interior ajudava a definir aquilo que o 262C verdadeiramente era: uma extravagância de pele e madeira.

Em 1973, quando o Volvo 1800ES foi descontinuado, não existia um sucessor natural que pudesse assumir o papel de modelo desportivo topo de gama da marca. O CEO da Volvo de então, Pehr G Gyllenhammar, pensava que isso seria um problema, especialmente nos Estados Unidos, o principal mercado de exportação para a Volvo onde um coupé de luxo parecia mais indicado que outro tipo de carro desportivo.

O chefe de design da Volvo da altura, Jan Wilsgaard,  realizou alguns esboços mas daí não resultaria nenhum modelo. Em alternativa, utilizaria o Volvo 164 para testar novos interiores. Seria a empresa italiana sediada em Turim, do designer Sergio Coggiola, que transformaria o chassis original de 4 portas, num coupé de 2 portas com um teto mais baixo.

Este teto mais baixo era revestido a vinil e o amplo pilar C adornado com três coroas – símbolo nacional heráldico da Suécia. As três coroas foram substituídas por outras um pouco maiores no carro de produção, naquela que constitui uma das poucas diferenças entre o modelo final e o protótipo.

O  motor original do 262C foi inicialmente um V6 de 2.7 litros e 141 cv. Foi desenvolvido em conjunto com a Peugeot e a Renault e era partilhado com outras versões dos modelos da gama 260.  A sua produção teve lugar em Douvrin, na França, através da empresa Société Franco-Suédoise de Moteurs-PRV.

A designação do motor para a Volvo seria B27E e, graças à sua construção em alumínio, foi possível reduzir em 150 kg o seu peso. Este produto de nicho, que seria produzido em pequenas quantidades, não tinha espaço na fábrica da Volvo em Gotemburgo. Em alternativa, a montagem final teve lugar em Itália, na Italian Carozzeria Bertone, que também fabricou o 264TE limo.

Os Kits eram enviados para Turim onde as carroçarias eram depois montadas e pintadas. Era então colocado um pequeno bage na parte inferior do para-brisas que comprovava a sua produção em Bertone.

Nos primeiros anos, o 262 só estava disponível na cor prata metálico, com um teto de vinil em preto. A partir de 1979, passou a estar disponível também a cor dourada metálica, mas sem teto em vinil. Nesse mesmo ano, alguns modelos da gama 200 receberam uma nova traseira. As luzes traseiras também foram renovadas e contornavam os cantos da viatura.

 Em 1980, foram descontinuadas as cores preta e azul metalizada e prata com teto em vinil. Nos USA, o modelo foi comercializado, a partir desse ano, com o nome Volvo Coupé.

Versão mais emblemática chega no último ano de comercialização

Seria contudo em 1981, último ano de comercialização, que chegaria a versão mais emblemática. Nesse ano, os automóveis da gama 200 sofreram uma atualização com um novo conjunto de faróis e pára-choques mais finos. O motor passou de B27E para B28E e com cilindros de maior volume e 14 cv extra e uma nova combinação de cores que incluía dois novos tons dourados.

O objetivo de produção era de 800 unidades/ano mas o excesso de procura provaria que esse número era escasso. À exceção de 1977, ano no qual a produção começou tarde e do último ano de comercialização, nos restantes anos a produção foi sempre superior ao dobro do inicialmente projetado. Em 1981, quando as últimas unidades foram vendidas, elas já eram consideradas modelos de colecionador. No total, entre 1977 e 1981, foram produzidas 6.622.

Seria em 1985 que a Volvo apresentou o sucessor do 262C, o Volvo 780. A colaboração com a Bertone continuou mas o 780 seria totalmente desenhado e construído em Itália.

David Bowie comprou um dos últimos exemplares do Volvo 262 Coupé em 1981. Com apenas 53.000 km, o Volvo de Bowie foi leiloado numa casa suíça, a Oldtimer Gallerie Toffen, em 2016, atingindo a espantosa soma de $216.000. Alegadamente, três vezes mais do que a estimativa mais alta para o mesmo.

Sérgio Gonçalves

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