A Hyundai Motor Company apresentou hoje o automóvel IONIQ 5 N eN1 Cup na ronda oficial de treinos para as equipas participantes no próximo evento de desportos motorizados Hyundai N Festival. Este carro de corrida elétrico único é baseado no premiado veículo elétrico de alto desempenho IONIQ 5 N e assinala o início de uma nova era nas corridas sustentáveis.
O IONIQ 5 N eN1 Cup utiliza o mesmo sistema de eletrónica de potência (PE) que o IONIQ 5 N de produção, que possui um grupo motopropulsor mais potente e uma bateria com maior capacidade do que o modelo base IONIQ 5. O IONIQ 5 N é o primeiro veículo elétrico de alta performance da marca N, com uma aceleração potente e uma potência elevada de até 650 cv e uma elevada durabilidade para uma condução intensiva em circuito. Combina a tecnologia de ponta da Plataforma Modular Global Eléctrica (E-GMP) da Hyundai Motor, um sistema robusto de gestão térmica da bateria e um forte sistema de travagem regenerativa.
Tal como o atual Avante (Elantra) da classe N1, o IONIQ 5 N eN1 Cup é um automóvel de competição de topo para pilotos profissionais que competem na classe N1, com um desempenho melhorado em circuito utilizando pneus slick. A nova classe eN1, que será introduzida este ano, funcionará com regulamentos abertos para que as equipas possam competir com vários produtos de pneus sem estarem limitadas a um único fabricante.
O carro da Taça IONIQ 5 N eN1 também apresenta um kit de carroçaria redesenhado. Tem para-lamas baixos e largos, trajectórias das rodas mais largas para melhorar a manobrabilidade, maior força descendente dos lábios dianteiros e das asas traseiras e melhor desempenho aerodinâmico. É também mais leve, uma vez que foram removidos componentes desnecessários para reduzir o peso básico do carro de corrida, tendo sido aplicadas jantes forjadas, capot em FRP e janelas em policarbonato. Os espectadores poderão desfrutar dos sons emocionantes proporcionados pelo NGB overboost, pela mudança virtual (N e-Shift) e pelo NAS+ diferenciado e amplificado (N Active Sound), com cada equipa de corrida a poder desenvolver os seus próprios sons exclusivos.
Para medidas de segurança reforçadas, o IONIQ 5 N eN1 Cup está equipado com elementos de segurança essenciais, tais como gaiolas de proteção, bancos de balde de corrida e cintos de segurança. Foram implementadas medidas de segurança adicionais, incluindo extintores de incêndio exclusivamente para incêndios eléctricos, extintores de incêndio por asfixia e uma localização modificada da porta de carregamento, para garantir o mais elevado nível de segurança nas corridas de veículos eléctricos.
O Hyundai N Festival promove o crescimento e o desenvolvimento da cultura dos desportos motorizados da Coreia
Durante mais de 20 anos, a Hyundai Motor patrocinou e organizou várias competições de corridas, começando com o Hyundai Click Speed Festival e o Korea Speed Festival, até chegar ao Hyundai N Festival, que se tornou agora a maior série de corridas de uma só marca para atletas profissionais na Coreia.
À semelhança da atual classe Avante (Elantra) N1, a classe eN1 destina-se exclusivamente a atletas profissionais e é um veículo de corrida que não pode ser conduzido em estradas públicas. O “e” em eN1 refere-se à eletrificação da classe de corrida, realçando o compromisso da Hyundai Motor com as corridas sustentáveis.
A próxima época servirá como um período experimental para as corridas de veículos eléctricos, marcando a primeira introdução das corridas de veículos eléctricos no Hyundai N Festival. O carro da Taça eN1 será testado e melhorado através do ambiente rigoroso dos desportos motorizados na fase Proto. Esta temporada proporcionará também uma oportunidade para as equipas de corrida, os pilotos e os fiscais aprenderem e desenvolverem a competição de corridas de veículos eléctricos. Além disso, as infra-estruturas relacionadas com o carregamento, as medidas de combate a incêndios e a resposta a emergências serão desenvolvidas durante esta época de testes.
O Hyundai N Festival arrancará com a ronda de abertura no Inje Speedium, a 27 de abril. A classe eN1 terá os seus treinos oficiais durante a ronda de abertura, seguidos de 10 corridas na quinta ronda. O formato da competição será variado, incluindo corridas eliminatórias individuais e corridas de sprint tradicionais, permitindo uma compreensão abrangente e o teste de vários métodos de corrida de veículos eléctricos.
- IUC deixa de ser pago no mês da matrícula em 2025 - 16 de Janeiro de 2025
- O Volkswagen ID.7 Pro S percorre 941 km com uma carga de bateria durante o teste de eficiência - 15 de Janeiro de 2025
- NOVO CADDY EHYBRID DISPONÍVEL COM PREÇOS A PARTIR DE 24.900€ + IVA - 15 de Janeiro de 2025