A Ducati 916 é uma das motos mais emblemáticas da história do motociclismo desportivo. Introduzida pelo fabricante italiano Ducati em 1994, a 916 não redefiniu apenas os padrões de design e desempenho, mas também deixou uma marca duradoura na cultura das superbikes.
A história da Ducati 916 remonta ao final dos anos 80, quando o designer Massimo Tamburini começou a esboçar os primeiros conceitos para uma nova geração de motos desportivas. Com a sua aparência distinta e as suas linhas aerodinâmicas, a 916 foi lançada em 1994 como sucessora da Ducati 888.
Uma das características mais marcantes da Ducati 916 é o seu design inovador, que combinava forma e função de uma maneira revolucionária. Desde o chassi em treliça até os escapes sob o banco traseiro, cada elemento foi cuidadosamente projetado para otimizar o desempenho sem esquecer o capítulo estético.
Equipada com um motor de dois cilindros em “V” de 916cc, a Ducati 916 oferece uma potência impressionante e uma entrega de binário suave. Além disso, a introdução de tecnologias como a injeção eletrónica de combustível e a suspensão ajustável ajudaram a elevar o desempenho da moto a um novo patamar.
A Ducati 916 não era apenas uma máquina impressionante na estrada, já que também dominou as pistas de corrida. Com pilotos lendários como Carl Fogarty e Troy Bayliss no comando, a 916 conquistou inúmeras vitórias no Campeonato Mundial de Superbike, solidificando o seu estatuto como uma das superbikes mais bem-sucedidas de todos os tempos.
Mesmo após mais de duas décadas desde o seu lançamento, o legado da Ducati 916 continua a influenciar o design e a engenharia de motos desportivas na actualidade. A sua estética intemporal e o seu desempenho lendário garantem que a 916 irá permanecer como uma das favoritas entre os entusiastas de motos em todo o mundo.
Em resumo, a Ducati 916 não é apenas uma moto, mas uma obra-prima de engenharia e design que continua a inspirar uma nova geração de motociclistas. O seu legado perdura como um testemunho da paixão e inovação que impulsionam a indústria de motociclos desportivos.
Dados técnicos básicos da Ducati 916:
Motor:
- Tipo: Dois cilindros em “L” desmo, refrigerado a líquido
- Cilindrada: 916 cc
- Diâmetro x Curso: 94 mm x 66 mm
- Potência Máxima: Aproximadamente 114 cv @ 9.000 rpm
- Torque Máximo: Aproximadamente 90 Nm @ 6.800 rpm
- Sistema de Alimentação: Injeção Eletrónica de Combustível
Transmissão:
- Caixa de Velocidades: 6 velocidades
- Embreagem: Multidisco a seco, acionamento hidráulico
Chassi e Suspensão:
- Tipo de Chassi: Treliça de Aço
- Suspensão Dianteira: Garfo telescópico invertido
- Suspensão Traseira: Monoamortecedor com ajuste de pré-carga, compressão e retorno
Freios:
- Freio Dianteiro: Dois discos de freio de 320 mm, pinças de freio de 4 pistões
- Freio Traseiro: Disco de freio de 220 mm, pinça de freio de 2 pistões
Dimensões:
- Comprimento: Aproximadamente 2.050 mm
- Largura: Aproximadamente 690 mm
- Altura do Assento: Aproximadamente 790 mm
- Distância Entre Eixos: Aproximadamente 1.405 mm
- Peso Seco: Aproximadamente 195 kg
Desempenho:
- Aceleração 0-100 km/h: Aproximadamente 3,6 segundos
- Velocidade Máxima: Aproximadamente 260 km/h
Estes são dados aproximados com base nas especificações da Ducati 916 original. A moto foi produzida em várias variantes ao longo dos anos, com algumas diferenças nas especificações entre os modelos de rua e as versões de corrida.
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