O LEGADO DO GOODYEAR EAGLE F1 NO AUTOMOBILISMO

Published On 18 de Agosto de 2022 | Geral, Notícias

O primeiro pneu Goodyear Eagle F1 de estrada foi lançado na Europa há 30 anos atrás. Tal ocorreu no auge do domínio da Goodyear na Fórmula 1, que levou a 368 vitórias em Grandes Prémios, mais do que qualquer outro fabricante de pneus.

Há muito que o desporto motorizado tem sido um campo de testes para as inovações e tecnologias da Goodyear, e, hoje, o cruzamento entre a estrada e a pista de corridas é mais relevante do que nunca.

Atualmente, a Goodyear está altamente ativa nas corridas de resistência e de turismos, e existe uma estreita colaboração entre as equipas de pneus de competição e de consumo da empresa, com muitos dos elementos de construção e dos compostos a serem criados nos mesmos centros de inovação e produção da Goodyear.

Desafios da Resistência

A Goodyear é o fornecedor exclusivo de pneus da classe Le Mans Prototype (LMP2) do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA e das European Le Mans Series. As melhores equipas de ambas os campeonatos competem nas 24 horas de Le Mans, um dos testes mais duros do mundo para o carro, o piloto e os pneus.

“Le Mans e outras corridas de resistência de topo proporcionam-nos a oportunidade de testar a nossa tecnologia em eventos esgotantes, que apresentam uma ampla gama de temperaturas, diferentes durações de corrida e um vasto leque de diferentes tipos de circuitos”, explica Ben Crawley, Diretor de Motorsport para a EMEA da Goodyear. “Temos que desenvolver pneus que ofereçam velocidade, durabilidade e longevidade absolutas. Ainda mais importante, a versatilidade é crucial. Ao contrário do que acontece na Fórmula 1 moderna, em que é permitida uma gama de compostos, a Goodyear recebeu a incumbência de produzir um composto capaz de lidar com desde as temperaturas frias, abaixo dos 10°C, de uma corrida noturna, até ao calor abrasador, de mais de 40°C, das corridas em circuitos como o do Bahrain. Tal confere uma relevância real à tecnologia de pneus de estrada, uma vez que o condutor que utiliza o Eagle F1 Asymmetric 6 espera que o mesmo esteja pronto tudo. Aplicamos os ensinamentos da competição ao desenvolvimento de compostos para automóveis de estrada, mas, frequentemente, a nossa equipa de competição também aprende com os nossos colegas de automóveis de estrada”.

No calor do dia, um jogo de pneus Goodyear LMP2 pode cumprir quatro stints (cada stint corresponde à distância percorrida pelo carro entre paragem para reabastecimento de combustível), e ir ainda mais longe no fresco da noite. Tao como no Eagle F1 Asymmetric 6, em que a baixa resistência ao rolamento é tão importante para os condutores de automóveis de estrada como a performance e a aderência, esta regra estabelece o mesmo objetivo aos engenheiros de competição da Goodyear.

Eletrificar o circuito mundial

A Goodyear é, também o fornecedor de pneus para muitos campeonatos de automóveis de turismo, incluindo a Taça do Mundo de Automóveis de Turismo (WTCR) da FIA, o Campeonato Britânico de Automóveis de Turismo e o novo FIA ETCR – eTouring Car World Cup. Este último é o primeiro campeonato multimarca de automóveis de turismo totalmente elétricos do mundo. A Goodyear fornece uma especificação de pneu, a ser utilizada tanto em condições de piso molhado como seco, reduzindo o número de pneus que têm de e ser transportados para as corridas levadas a cabo em vários pontos do globo. Além de melhorar a sustenibilidade, tal também centra a Goodyear no desenvolvimento de tecnologia capaz de funcionar numa ampla variedade de circuitos e em condições climatéricas cambiantes. “Desenvolver pneus de competição para todo o tipo de condições climatéricas, destinados aos automóveis de turismos mais potentes de sempre, é muito importante para a Goodyear. Numa altura em que o mercado dos automóveis de alta performance avança rumo a automóveis eletrificados mais potentes, com elevado binário e mais pesados, a nossa experiência em corridas de automóveis elétricos transfere-se para o desenvolvimento do Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6”, acrescenta Ben Crawley.

Sérgio Gonçalves
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