Um fabuloso Ferrari 335 S de 1957 ganhou o cobiçado prémio Best of Show no Salon Privé Concours deste ano, apresentado pela Aviva Private Clients. Apresentado pelo entusiasta americano Brian Ross, o desportivo de Maranello entusiasmou os espectadores quando participou no Tour Privé na terça-feira, 27 de agosto, e provou ser igualmente popular entre o painel de avaliação de especialistas quando apareceu no campo do concurso no dia seguinte.
Tendo sido melhorado para a especificação de 4,1 litros na fábrica, o Ferrari voltou à ação em junho de 1957 nas 24 Horas de Le Mans. Mike Hawthorn e Luigi Musso partilharam as tarefas de condução em La Sarthe e, embora não tenham conseguido terminar, o ‘0674’ estabeleceu a volta mais rápida da corrida.
A sua última saída como carro de fábrica foi nos 1000 km de Caracas de 1957, quando Hawthorn e Musso terminaram em segundo lugar. O carro passou então para Luigi Chinetti – uma figura extremamente importante na história da Ferrari e fundador da North American Racing Team. Chinetti inscreveu-o no Grande Prémio de Cuba em fevereiro de 1958, quando foi conduzido para a vitória na corrida encurtada por ninguém menos que o ás inglês Stirling Moss.
Após o seu período de competição, o Ferrari passou vários anos na coleção do famoso entusiasta da marca, Pierre Bardinon.
O segundo lugar geral no Salon Privé Concours foi atribuído ao magnífico Rolls-Royce Phantom II Sport Saloon de Lord Bamford pela Freestone & Webb. Encomendado em agosto de 1933 por Sir John Leigh, magnata do algodão, foi construído para efetuar viagens rápidas no Reino Unido e no continente.
Sir John vendeu mais tarde o Phantom II depois de aparentemente ter encomendado quatro Phantom III novinhos em folha num único dia! Tendo permanecido no Reino Unido até ao final dos anos 50, o Rolls-Royce passou depois 35 anos na posse de um entusiasta americano que vivia em Toledo, Ohio.
O Phantom II foi comprado por Lord Bamford em 2013 e voltou ao seu esquema original de pintura em dois tons. Vencedor regular de prémios de concursos, foi galardoado com a Taça Churchill para o Design Mais Excecional no Salon Privé em 2022.
O terceiro lugar geral no Concours de 2024 foi atribuído ao Isotta Fraschini Tipo 8AS Fleetwood Roadster de 1927 de Nic e Shelley Schorsch. Este carro extremamente significativo foi encomendado novo pelo galã de cinema Rudolph Valentino, com uma carroçaria roadster única, concebida pela LeBaron de Nova Iorque e construída pela Fleetwood Metal Body Company.
Com os seus guarda-lamas longos e abertos e as suas linhas baixas, era um espetáculo digno de um ícone de Hollywood, mas infelizmente Valentino morreu antes de o seu Isotta Fraschini estar concluído. No entanto, foi exibido no Salão Automóvel de Nova Iorque e depois exposto na montra da Isotta Motors, para ser admirado por uma multidão de fãs adoradores de Valentino.
O Salon Privé Concours deste ano, apresentado pela Aviva Private Clients, foi o maior e mais prestigiado até à data, com 72 automóveis inscritos em 14 classes diferentes. Estas variaram entre as sempre populares categorias de Pré-guerra e as celebrações da Bugatti, Rolls-Royce e Ferrari. Os favoritos dos fãs incluíam as Legendary Liveries – que apresentavam esquemas de cores icónicos, como um Silk Cut Jaguar XJR 8/9, um Alitalia Lancia Stratos HF e um Subaru Impreza WRC97 555 – enquanto uma nova classe para 2024 homenageava o 60º aniversário do Ferrari 275.
Todos os participantes se reuniram no belo relvado sul do Palácio de Blenheim, tendo vindo de lugares tão distantes como os EUA, a Tailândia e até a Nova Zelândia. Foram julgados por um painel incomparável de especialistas internacionais, com todas as inscrições a serem adjudicadas pelo International Chief Judge Advisory Group (ICJAG). O Salon Privé é um dos quatro eventos designados pelo ICJAG Plus no mundo e o único a realizar-se no Reino Unido.
- Renault 5 Turbo 3E uma lenda renascida, como modelo de produção - 14 de Dezembro de 2024
- DS N°8: UM CONVITE A VIAJAR EM MODO ELÉTRICO - 13 de Dezembro de 2024
- ŠKODA ELROQ: O PRÓXIMO CAPÍTULO DA MOBILIDADE ELÉTRICA NO POPULAR SEGMENTO DOS SUV COMPACTOS - 12 de Dezembro de 2024