A Porsche lança o seu segundo modelo totalmente elétrico: o novo Macan. Com motorizações até 470 kW (639 CV), o SUV oferece E-Performance em qualquer terreno e um elevado nível de funcionalidade diária. Os valores de performance, semelhantes aos de um automóvel desportivo, são acompanhados por um carregamento rápido de até 270 kW e até 613 km de autonomia.
Dez anos depois do lançamento, o Porsche Macan chega à segunda geração, mas agora de forma totalmente elétrica. Com o seu design progressivo e intemporal, a típica performance Porsche, a autonomia e o elevado sentido prático diário, os novos Macan 4 e Macan Turbo pretendem satisfazer os requisitos dos clientes Porsche que optam por um SUV. “Estamos a elevar o Macan a um nível completamente novo – com a excecional E-Performance, o novo Driver Experience e um design impressionante”, afirmou Oliver Blume, Chairman of the Executive Board of Porsche AG, durante a world premiere em Singapura.
“Com o Macan totalmente elétrico, o nosso objetivo é oferecer o modelo mais desportivo do seu segmento”, afirma Jörg Kerner, Vice President Product Line Macan. A Porsche utiliza a mais recente geração de motores elétricos PSM nos eixos dianteiro e traseiro, de forma a alcançar uma excelente eficiência, bem como uma ótima reprodutividade da potência. Os números demonstram uma E-Performance de classe superior: em combinação com o Launch Control, o Macan 4 debita até 300 kW (408 CV) de potência em Overboost, enquanto o Macan Turbo orgulha-se de atingir 470 kW (639 CV). O binário máximo é de 650 e 1.130 Nm, respetivamente. Estes números garantem uma excelente performance: o Macan 4 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo demora apenas 3,3 segundos. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respetivamente.
Nova Premium Platform Electric com arquitetura de 800 Volts
Os motores elétricos do novo Macan são alimentados por uma bateria de iões de lítio, instalada na parte inferior da carroçaria, com uma capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser utilizados ativamente. A bateria de alta voltagem (HV) é um componente central da nova Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 Volts, plataforma essa que a Porsche utiliza pela primeira vez. A potência de carregamento DC é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada dos 10 aos 80 por cento em aproximadamente 21 minutos num posto de carregamento rápido adequado. Nos postos de carregamento de 400 Volts, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento em fases separadas, ou seja, divide a bateria de 800 Volts em duas partes iguais, cada uma com tensão nominal de 400 Volts. Isto permite um carregamento particularmente eficiente, sem um booster de alta voltagem adicional, de até 135 kW. O carregamento AC até 11 kW é possível numa wallbox doméstica.
Durante a condução, podem ser recuperados até 240 kW de energia, através dos motores elétricos. A Integrated Power Box (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, ao mesmo tempo que permite poupar peso e espaço. A inovadora e compacta IPB combina três componentes – o carregador de bordo AC, o conversor de calor de alta voltagem e o conversor DC/DC. A autonomia combinada em ciclo WLTP é de até 613 km no Macan 4 e 591 km no Macan Turbo.
Proporções desportivas e linhas de estilo coupé
Graças às proporções mais vincadas e ao ADN de design da Porsche, os novos modelos Macan possuem um visual mais dinâmico e dominante. “Com o Macan totalmente elétrico, estamos a apresentar o primeiro Porsche que se torna elétrico a partir de uma identidade de produto já estabelecida”, afirma Michael Mauer, Vice President Style Porsche. “O novo Macan é claramente reconhecível pela sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram desenvolvidas e adaptadas da melhor forma aos desafios de um veículo elétrico. Isto reforçou ainda mais a aparência desportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design não deixa dúvidas: o Macan continua a ser o automóvel desportivo do seu segmento, mesmo na forma elétrica”.
A curvatura do capot e os guarda-lamas pronunciados conferem ao SUV de entrada na gama um aspeto dinâmico mesmo quando parado. No que diz respeito a dimensões, o Macan mede 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura. O novo modelo está equipado com jantes de até 22 polegadas e com pneus de maiores dimensões nas jantes traseiras. A distância entre eixos, 86 mm mais longa do que no antecessor (2.893 mm), é compensada por secções dianteira e traseira mais curtas. Os faróis estão divididos em duas partes: as unidades de luz superiores, constituídas pelas luzes diurnas de quatro pontos, realçam a largura do automóvel. Os módulos principais dos faróis com tecnologia LED Matrix, disponíveis como opcional, estão posicionados numa zona inferior. A característica flyline da Porsche forma uma unidade com o óculo traseiro. Em combinação com as portas sem molduras e com as já conhecidas sideblades, o resultado é um design elegante e desportivo. Os guardalamas traseiros, fortemente pronunciados, conferem à traseira um visual musculado. O logótipo Porsche encontra-se agora ao centro da faixa de luz 3D.
Aerodinâmica ativa e passiva para uma maior autonomia
A Porsche combina o seu ADN de design com uma aerodinâmica otimizada. Graças à Porsche Active Aerodynamics (PAA), com elementos ativos e passivos e um coeficiente aerodinâmico de 0,25, o novo Macan é um dos SUV mais aerodinâmicos do mercado – com efeitos positivos na autonomia e consumo de energia. O sistema PAA inclui o spoiler traseiro adaptativo, flaps ativos de arrefecimento nas entradas de ar dianteiras e cobertura flexível na parte inferior da carroçaria completamente selada. As Air curtains por baixo do módulo dos faróis e a extremidade dianteira inclinada otimizam o fluxo de ar. Na traseira, os rebordos laterais e o difusor asseguram a eficiência aerodinâmica.
Duas bagageiras e mais espaço no interior
O novo Macan é um SUV focado na performance, com uma elevada funcionalidade diária, equipamento de alta qualidade e uma configuração espaçosa. A eletrificação permitiu aumentar o espaço de arrumação no Macan. Mediante o modelo e o equipamento instalado, a capacidade da bagageira traseira é de até 540 litros. Para além disso, existe uma segunda bagageira sob o capot com 84 litros de capacidade. Isto equivale a mais 136 litros do que no antecessor. Se os bancos traseiros estiverem completamente rebatidos, a capacidade da bagageira traseira aumenta para 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades práticas do novo Macan.
Mediante o modelo e o equipamento instalado, o condutor e o passageiro dianteiro sentam-se numa posição até 28 mm mais baixa do que no Macan anterior, enquanto os passageiros dos bancos traseiros estão numa posição até 15 mm mais baixa, com mais espaço para pernas. O interior é inconfundivelmente Porsche: a largura do habitáculo é realçada por um painel em Preto. O design da consola central ascendente reforça a impressão da posição mais baixa e focada na performance. Em simultâneo, as janelas de grandes dimensões conferem uma sensação de luz ao habitáculo. Para além da digitalização, existem também elementos de controlo analógicos selecionados – por exemplo, nas saídas de ar e nos comandos do ar condicionado. Uma faixa de luz em LED está integrada no friso do tablier e das portas. A mesma funciona como iluminação ambiente e como luz de comunicação. Mediante a situação, fornece informações ou avisos – por exemplo, no processo de carregamento ou em combinação com os sistemas de assistência ao condutor. O equipamento do novo Macan permite também um elevado grau de personalização.
A Porsche também tem como objetivo a utilização de materiais mais ecológicos nos seus veículos. Uma parte desses materiais é utilizada em peças selecionadas do interior do Macan elétrico.
Driver Experience: grande capacidade computacional e conectividade
O Macan está equipado com a última geração de conceito de visualização com até três ecrãs, onde estão incluídos o painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e o ecrã central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez no modelo, o passageiro dianteiro também pode ver e controlar o sistema de infotainment ou transmitir conteúdos de vídeo enquanto o veículo está em movimento através de um ecrã de 10,9 polegadas disponível como opcional. Também pela primeira vez, o Porsche Driver Experience inclui um head-up display com tecnologia de Realidade Aumentada. Elementos visuais, como setas de navegação, são integrados visualmente no mundo real. A imagem é exibida ao condutor a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de um ecrã de 87 polegadas.
A nova geração do sistema de infotainment tem como base o sistema operativo Android Automotive OS. O Porsche Communication Management (PCM), de série no novo Macan leva a performance computacional a um novo nível. Por exemplo, o assistente de voz “Hey Porsche”, sugere trajetos, incluindo paragens para carregamento, com uma rapidez impressionante. No novo Porsche App Centre, os passageiros podem aceder diretamente a aplicações populares fornecidas por terceiros e instalá-las diretamente no novo Macan.
Primeiro Macan com eixo traseiro direcional e amortecedores de duas válvulas
A Porsche desenvolveu o Macan com um grande foco na dinâmica de condução típica da Porsche e numa sensação de direção característica. “Graças à posição do banco particularmente desportiva e ao baixo centro de gravidade, bem como à sua impressionante dinâmica de condução e precisão de direção, o novo Macan proporciona uma verdadeira sensação de automóvel desportivo”, explica Jörg Kerner, Product Line Vice President.
Tanto o Macan 4 como o Macan Turbo têm tração integral. Os dois motores elétricos são controlados quase em tempo real. O Porsche Traction Management (ePTM), controlado de forma eletrónica, atua cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode reagir a uma derrapagem em 10 milissegundos. Para além disso, a distribuição da tração integral é regulada pelo modo de condução selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio do diferencial traseiro com controlo elétrico, também contribui para a tração, estabilidade de condução e dinâmica lateral do Macan Turbo.
Os modelos Macan com suspensão pneumática – de série no Macan Turbo – estão equipados com o controlo eletrónico do amortecimento do Porsche Active Suspension Management (PASM). Este controlo também pode ser integrado, como opcional, com a suspensão de molas de aço. Agora o PASM também inclui amortecedores com tecnologia de duas válvulas. Graças ao mapa de amortecimento mais alargado, há uma maior diferenciação entre conforto e performance.
Pela primeira vez, o Macan tem como opcional o eixo traseiro direcional, sistema esse que permite um ângulo de viragem de até 5 graus. Permite um círculo de viragem compacto de 11,1 metros, o que facilita as manobras e melhora a agilidade no trânsito das cidades, enquanto garante uma estabilidade excecional durante a condução a velocidades mais elevadas. Já a direção no eixo dianteiro é consistente e precisa, típica da Porsche.
Desde 2014, a Porsche já entregou mais de 800.000 unidades do Macan em todo o mundo. Esta história de sucesso deverá continuar com este sucessor totalmente elétrico, modelo esse que é produzido de forma neutra em carbono na fábrica da Porsche em Leipzig. Os novos modelos já estão disponíveis para encomenda e serão entregues aos primeiros clientes durante o segundo semestre do ano. Os preços em Portugal começam nos 86.793,00€ no Macan 4 e nos 118.846,00€ no Macan Turbo.
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