
Uma coleção de alguns dos hipercarros mais exclusivos e aguardados do mundo foi um destaque especial, pois Donington Park acolheu a edição de 2023 do SCD Secret Meet by Supercar Driver no início desta semana. O evento contou com a presença de mais de 500 carros no circuito durante os dois dias, com exibições inspiradoras no paddock e um programa de pista preenchido. Os proprietários demonstraram uma magnífica secção transversal de carros de estrada e de pista, abrangendo mais de seis décadas, terminando com um emocionante tiroteio cronometrado, que testou os condutores em condições de chuva difíceis.
Desde a sua criação, o evento exclusivo para membros tem crescido rapidamente, estabelecendo-se como um ponto de passagem obrigatório para os fãs de automóveis, proprietários e entusiastas. A edição deste ano foi a maior e mais impressionante até à data, com os automóveis privados a juntarem-se aos concessionários e à representação dos fabricantes pela primeira vez. Entre as atracções no paddock, os principais parceiros do evento, a McLaren Automotive, estrearam o novo supercarro 750S como parte do 60º aniversário da marca, enquanto recebiam convidados e realizavam test drives do seu novo desportivo híbrido, o Artura.
À medida que o evento crescia no primeiro dia, a cada chegada aos dois paddocks, mais máquinas exóticas eram colocadas em posição. A uma seleção de carros de Fórmula 1 de equipas como a Benetton, McLaren, Tyrell e Leyton House, juntou-se uma fantástica seleção de máquinas baseadas em GT1 da década de 1990. Exemplares raros do McLaren F1, Mercedes AMG CLK, Maserati MC12, Ferrari F40 e Lamborghini Diablo, bem como o único TVR Cerbera Speed 12, foram exibidos e funcionaram dinamicamente em pista, juntamente com uma seleção verdadeiramente de classe mundial dos mais recentes hipercarros. Estes incluíam a primeira exibição do Koenigsegg CC850, o novo Mercedes AMG One com motor de Fórmula 1, o Gordon Murray T.50, o Aston Martin Valkyrie, tanto exemplares de estrada como de pista AMR, e a primeira corrida pública em pista do Praga Bohema. Este alinhamento foi reunido como parte de um desfile em pista, juntamente com uma coleção de 20 Porsche Carrera GTs, celebrando o 30º aniversário do supercarro V10 que definiu a era. A Lamborghini também teve uma presença significativa em pista e no paddock, uma vez que a marca italiana homenageia seis décadas de produção de supercarros. No paddock, proprietários e expositores mostraram uma extensa gama de modelos do catálogo anterior.
Embora o tempo tenha afetado o elemento de corrida em pista do evento, não diminuiu o ânimo dos participantes. Os pilotos entraram em pista, enquanto os membros, os entusiastas e os meios de comunicação social assistiam atentamente à ação. O hipercarro viu mais de 80 carros percorrerem cuidadosamente o famoso circuito de Donington, antes de as velocidades aumentarem para o Secret Meet Shootout. Apesar das condições complicadas – o arranque foi feito no seco antes de uma forte chuvada – a competitividade continuou a ser evidente, com a variada lista de concorrentes a lutar pela derradeira honra de ser o mais rápido. Em primeiro lugar, em condições inicialmente secas, Ollie Webb, no Rodin F-Zed monolugar, estabeleceu um tempo que acabaria por não ser batido, antes de uma forte chuvada. Depois de uma partida atrasada, o pelotão lutou então, com David McDonald a ser o mais rápido dos corredores molhados, tanto na classe de rodas abertas, ao volante do monolugar da World Series by Renault, como na classe de competição com o Lamborghini Huracan GT3. A classe Roadcar foi então liderada pelo Ford Escort ‘Coswecan’, conduzido por Jamie Clarke.
Comentando o maior e mais bem sucedido evento até à data, o fundador e diretor executivo da Supercar Driver, Adam Thorby, explicou: “Que dois dias verdadeiramente incríveis. O evento tem crescido de ano para ano e tornou-se em algo que nunca esperei ser possível quando iniciámos esta viagem. Os nossos membros, os parceiros e todos os apoiantes ajudaram a reunir uma das mais impressionantes colecções de automóveis de fazer crescer água na boca, e foi quase demasiado para absorver. Cada chegada de um transportador trazia algo ainda mais especial!
“Foram necessários muitos meses de planeamento e coordenação para reunir tudo, e toda a equipa fez um trabalho fantástico. Apesar de sabermos tudo o que era esperado, houve momentos em que não conseguíamos acreditar no que estávamos a ver. Certamente que não teria sido possível sem o apoio dos nossos principais parceiros: First Point Insurance, The Glenturret Whisky, Global Telemetrics, JBR Capital, McLaren Automotive e Pirelli, e estou incrivelmente orgulhoso do alinhamento de carros que juntámos no paddock e com os carros em pista. O tempo nem sequer conseguiu abafar as coisas, e a exibição dos Carrera GTs a liderar um dos alinhamentos de hipercarros mais alucinantes que penso que alguma vez foi reunido, vai ficar comigo durante muito tempo. O elemento competitivo adicional no final do segundo dia também acrescentou algo especial e foi uma óptima maneira de encerrar um evento tão fantástico.
“Vai ser difícil de superar, mas 2024 já está em fase de planeamento, por isso, fiquem atentos a este espaço…”
- Škoda Enyaq em 2024 - 6 de Dezembro de 2023
- Os veículos são agora demasiado complexos para serem reparados pelos próprios condutores - 6 de Dezembro de 2023
- Electrikhana Two de Ken Block - 6 de Dezembro de 2023